Avalie o ponto comercial para um novo empreendimento


2888508884_5631940a792Espero que você não seja daqueles que passa uma vida para colocar um empreendimento, pensa, pesquisa, faz o plano de negócio e na hora de implantar o empreendimento, não avalia o ponto comercial e escolhe aquele local esquecido por todos e que as pessoas nem sabem que existe aquela rua. Tudo em nome da economia de recursos financeiros… E aí não nem pergunte qual vai ser final dessa história…

O ponto comercial é um dos fatores que influenciam o sucesso do seu novo empreendimento, não é uma decisão que pode ser deixada para segundo plano ou como sendo a última coisa a ser decidida.

Para que o empreendimento seja viável para ser concretizado em um ponto comercial, é importante analisar dois aspectos explicitados na Teoria do Lugar Central:

  • O novo empreendimento precisa ter um volume mínimo de negócios que viabilize de forma rentável, e
  • E estar localizado em uma área comercial em que os clientes potenciais estejam dispostos a percorrer e/ou seja viável a você chegar até o cliente, de acordo com a natureza do empreendimento.

Para cada tipo de negócio, isto é, para cada natureza do empreendimento existem aspectos importantes para ser analisados com mais detalhes e cuidado.

Se o empreendimento for uma indústria, o que determinará sua localização é a análise de três aspectos: localização da mão de obra especializada, localização e acesso a matéria-prima e a localização dos clientes potenciais. Esses três aspectos se estiverem juntos, seria o ideal, mas muitas vezes isso não acontece, logo faz necessário fazer a análise da viabilidade financeira da implantação do empreendimento, montando os cenários desses aspectos para a tomada de decisão.

Já um empreendimento comercial que depende essencialmente de uma boa exposição do produto e que essas vendas acontecem, muitas vezes, por impulso; os aspectos a serem analisados são outros. Primeiro, o empreendimento no varejo, depende de três tipos de atração: a atração pela necessidade de aquisição do produto, atração gerada pelos empreendimentos vizinhos e pela atração que ocorre por impulso ou por coincidência durante o deslocamento das pessoas. A partir disso, é necessário observar 5 princípios básicos na avaliação do pondo comercial:

1.      Analisar a potencialidade da área: sua área de influência, fluxo de pessoas, o perfil das pessoas que circulam e/ou fazem negócios, volume de negócios que são gerados.

2.      Analisar o acesso: a não existências de barreiras físicas, fluxo de carro versus a capacidade para estacionamento, acesso livre para fluxo de pedestre.

3.      Analisar o crescimento potencial: qual a tendência da localidade  quanto a possíveis mudanças do tráfico do trânsito e dos aspectos de urbanização, população residente e flutuante que venha garantir futuros resultados.

4.      Analisar a atração cumulativa: identificar os negócios similares e/ou compatíveis próximos que tendem a atrair mais negócios.

5.      Análise da Infra-estrutura física: a viabilidade do investimento em reforma para estruturação do ponto comercial.

Enfim, não deixe de fazer essas análises porque a capacidade de geração de negócios é proporcional a boa localização de seu empreendimento*

Conceição Moraes

About these ads

320 comentários em “Avalie o ponto comercial para um novo empreendimento

  1. Sinceramente eu concordo em tudo que está escrito aqui!
    eu tenho um escritório de comunicação visual, num bairro que não é muito conhecido, difícil acesso e pra completar eu não tenho direito a estacionamento ( é um ponto de Taxi ). Hoje eu vejo como é difícil o acesso para os meus clientes me encontrarem! vale apena investir num ponto comercial melhor!

  2. Faz parte do papel do empreendedor “fazer o ponto”, mas os aspectos citados são importantes e minimizam problemas e esforços desnecessários! No caso de Osiel se ele quizer continua com o ponto, ele vai ter que viabilizar manobrista e montar a parceria com estacionamentos próximos para gerar comodidade aos clientes.

  3. Pingback: Avalie o ponto comercial para um novo empreendimento « Mundo Sebrae

  4. ola tenho uma casa mt grande uma garagem enorme c mt espaço e preciso de ganhar grana entao pesquisei por lavanderias e acho q e um mercado mt promissor oq eu preciso para montar uma peque na lavanderia ?

    moro em uma cidade com cerca de 40 mil abitantesss mas tem outras cidades em volta q tb necessitariam dos serviçossss quais maquinas vou precisar de imediato ?

    E gostaria de saber quais serao os lucros em media numa media bem baixa pra eu saber quais os objetivos terei q alcançar para obter lucros gostaria de q me falace qt ao consumo de energia tipo tantas maquinas vao gastar tanto essas coisas quero montar uma pequena lavanderia msm pq a cidade nao comporta ria uma de grande porte pensso q umas 3 maquinas de lavar e uma maquina q lava a seco e uma maquina de grande porte de passar e uma de tirar sugeiras desde ja mt gratoooo!

  5. Hildo,
    Segue algumas informações quanto a sua solicitação:
    Você informando a cidade e estado poderei enviar alguns dados secundários referente ao perfil socio-econômico da sua cidade para você avaliar a potencialidade do mercado.

    Também você poderá consultar o site do IBGE a pesquisa POF (pesquisa sobre orçamento familiar) da sua cidade para conhecer, também o mercado.

    Na biblioteca on-line existe esté perfil http://201.2.114.147/bds/BDS.nsf/B0D7E40A37DE1B5283256F65006CDF6C/$File/NT0003035E.pdf que você poderá consultar.

    No site SBRT (serviço brasileiro de resposta técnica) – possui orientações técnicas e legais que contribuirá quanto as escolhas das máquinas http://www.respostatecnica.org.br/resposta.do

    Unindo todas essas informações, não esqueça de elaborar sua análise financeira da viabilidade desse empreendimento.
    É fundamental para abertura de um empreendimento!

  6. Bom dia Conceição Moraes,
    Estou abrindo um Clinica Veterinaria de Pequenos Animais em Araçatuba SP
    Que dicas vc pode oferecer para minimizar problemas e esforços de minha parte.
    Att
    Renata

    • Olá Renata,

      Primeiro, você precisará definir o mercado: perfil dos clientes, mix de serviços e produtos que serão comercializados, sua abordagem de relacionamento com os clientes (padronizado, serviços personalizados) meios de acesso dos serviços (no ponto de venda, internet, delivery), infra-estrutura para tal… – isso tudo influenciará na definição do ponto comercial.
      É importante você verificar a vigilância sanitária e na prefeitura quais as exigências quanto ao ponto comercial, pois isso poderá até influenciar no investimento em reformas.
      Não deixe de verficar as demais dicas do artigo!

      Alguns links interessantes para você:

      http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/bds.nsf/6E8904AA8DD6C24703256EC5004B4102/$File/NT000741DA.pdf

      http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM918615-7823-SERVICOS+DIFERENCIADOS+PARA+OS+ANIMAIS+DE+ESTIMACAO,00.html

      http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM883746-7823-ESTREIA+HOJE+A+PET+SOUTH+AMERICA,00.html

        • Célia,
          Você poderá procurar no Sebrae mais próximo de você o programa SEBRATEC, se você já possui CNPJ e vez no mínimo o esboço do seu plano de negócio.
          Esse tipo de fabrica precisa de ter químico responsável, licenças ambientais do início ao fim do processo. O programa SEBRAETEC possui algumas soluções contribuirá perfeitamente para você, além de haver subsidio no valor da consultoria.
          Uma opção simplificada, mas que gerará informações para você é pesquisar no seguinte site SBRT –
          http://www.respostatecnica.org.br

  7. Olá Conceição

    Estou com um projeto montar uma fábrica de roupas infantis que seja de griffe criada por mim. Moro em Salvador. Que dica vc me dá para começar?

    Obrigada

  8. Olá estou fazendo pesquisas de pontos comerciais, e até o momento tenho 3 opções, será uma loja de roupas:

    1 – um lugar movimentado, que já está ocupado e a pessoa que aluga o ponto pede 10mil para desocupar (sem mercadorias) e o valor do aluguel é de 2200,00. a pessoa que aluga diz q o faturamento médio hoje, é de 10mil bruto. ele tem duas funcionárias no local.

    2 – é uma rua movimentada também, até perto da primeira opção, porém a loja fica em um mini shopping, que quase não entra ninguem, é um mini shopping pequeno de um andar apenas. O valor do aluguel é 400,00. (nesta caso não precisarei pagar luvas)

    3 – é em uma rua movimentada, porém bem na parte que está a loja já começa a não ser mais movimentada, até pq a rua é uma subida e a loja está na parte de cima. Mas por ser numa rua até boa o valor do aluguel é de 1100,00. (nesta também não preciso de luvas).

    *Todas as lojas ficam no centro da cidade, e o tamanho das três são parecidos.

    Como posso saber qual desses pontos vale + a pena?

    Muito obrigado pela ajuda.
    Thiago Bueno

    • Thiago,
      É importante:
      1- Definir seu público-alvo da sua loja de roupas. Ao definir, checar se eles fazem parte do público que circula nestes pontos comerciais.
      2 – A sua segunda opção, aparentemente demonstra ser a menos viável, pois não significa estar em um mini-shopping ou em uma galeria ter sucesso. Principalmente que tem baixa circulação de pessoas, exceto, se seu produto for para classe A e se as poucas pessoas que circulam são de classe A e que compram. – Precisa observar se tem pessoas circulando com compras.
      3 – A sua opção 03 – Precisa avaliar se existe expectativas ou planos de crescimento na parte de cima do ponto comercial, que poderá gerar atrativos para as pessoas circularem mais. Nas Associações ou CDLs ou no departamento da prefeitura da região, às vezes, tem as informações de tendência do local que poderá ajudar a avaliar.
      4 – A sua opção 01 – aparece ser mais atrativa, entretanto demando um investimento muito alto que precisa ser revisto. Verifique se existe credibilidade ou má fama neste ponto comercial, pois se há, você terá que fazer uma grande reformar para tirar qualquer vínculo com o empreednimento antigo. Também importante verificar se seu fluxo de caixa previsto, na viabilidade deste novo empreendimento, está compatível a esses valores. E algo que você não mencinou se o empreendimento existe atuou em confeccção e se você tem informações comprobatórias deste faturamento que foi informado para você. É importante checar e não ficar com as primeiras informações dadas pelo locador do imóvel. E porque ele está saindo, já que o faturamento diz ser tão bom…
      Espero não ter criado mais dúvidas! Vamor continar a conversar a respeito!

  9. Moraes, obrigado pelas informações.

    Então exatamente, sobre a opção 01, é isso q me deixou com o pé atrás, o rapaz que está passando o ponto ainda está com a loja dele aberta. Ontem pergutando para uma funcionária ela respondeu que a loja vende uns 9mil no máximo hehehe.

    Ele quis mesmo era valorizar.

    Tenho que levar em consideração na opção 01 que além de lucrar preciso recuperar o dinheiro investido né.

    Obrigado pela ajuda,

    • Thiago,
      Você precisa avaliar aceitação dos clientes quanto a imagem deste ponto comercial, conversando com os clientes, fazendo uma pesquisa de campo e solicitar demonstrativo financeiro da empresa e / ou o balanço para verificar este faturamento. Lembre-se! Se a empresa te ver uma imagem negativa você terá que reformá-la por completo, pois se não reformar, você carregará a imagem negativa da antiga administração. – O consumidor tem memória, consciente e incientemente vão está associando o seu empreendimento com o antigo! Para validar de fato a opção 01 você precisa ver esses itens acima e, mais uma vez, verficar seu fluxo de caixa projetado.
      Conceição

      • Bom dia Conceição.
        Poderia me passar seu email, achei vc uma pessoa tão humana dando esses conselhos. Estou querendo abrir um restaurante em Sorocaba e gostaria da sua importante ajuda, duvidas rápidas, nao vou tomar muito seu tempo!!!! QUeria saber se vc sabe qual a porcentagem que um aluguel tem do faturamento, coisas assim…

  10. Conceição

    Sei que o ponto comercial deve ser levado em conta. Mas as exposições que são feitas acerca desse tema geram geralmente em torno de indústrias ou de comércio. E no caso de um ambiente como um bar/pub com um espaço para jogos [de tabuleiro, RPG, card games] e eventos de música. Como avaliar?

    Existe algum tipo de isolamento sonoro para esses ambientes? Leis e regulamentações para instalações dessas empresas?

    • João,
      É verdade!
      No caso de um bar/pub com espaços para jogos e eventos de música…. Você precisa verficar o órgão similar ao DIFAL – divisão de fiscalição de atividades licenciadas que regularizada a variável sonora. O isolamento sonoro possuiem vários tecnologias caras e baratas para tal.
      Agora, como avaliar o ponto comercial, é interessante você definir bem o público que vai frequentar o ambiente e qual será o porte do empreendimento.
      Irá influência na escolha do ponto: locais permitidos pela prefeitura e seu devido órgão fiscalizador; espaço para estacionamento, grau de investimento na reforma do ponto comercial, proximidade ou área que circulem o público-alvo pretendido, fácil acesso, ou colocar próximo do pólo de entreterimento da sua cidade (área onde há concentração de bares e restaurantes) que seu potenciais clientes já circulam. – Tudo isso deverá ser baseado na sua abordagem de relacionamento com os clientes e como eles de fato gostariam de ser atendidos.

  11. Estou interessado em comprar um ponto comercial (lanchonete/ café) em Campinas que existe há 11 anos, localizado em uma avenida muito movimentada, ao lado de centros comerciais, empresas, banco e hospital. Tem também uma casa do pão de queijo próxima.
    Dentro do estabelecimento, os equipamentos e a estrutura estão antigos, necessitando de novas compras e reforma.
    Segundo o proprietário o lucro líquido mensal é de 5 mil reais.
    O valor pedido pelo proprietário é de 100 mil reais.
    Esse valor é justo? Como podemos avaliar o valor justo de um ponto comercial?

    muito obrigada.

    • Thiago,
      A valor de um ponto comercial é visto de duas perpectiva: contábil e econômica.
      Na perpectiva contábil você deverá levar em consideração:
      1 – o valor do imobilizado que você irá comprar (máquinas, equipamentos, móveis etc)
      2 – contas a pagar e passivos existentes na empresa
      3 – avaliar o balanço patrionial da empresa
      Já na perspectiva econômica, você leva em consideração a projeção de ganhos com a carteira de clientes existentes. Quanto a essa visão, você informou que a empresa possui um lucro líquido de R$ 5000,00/mês. Logo fazendo a projeção:
      Período:jan a dez
      Lucro líquido mensal: R$ 5000,00/mês
      taxa de crescimento: 2,80% (perspectiva do crescimento do econômico, segundo http://opiniaoenoticia.com.br/interna.php?id=22506)

      Valor presente líquido: R$ 50.369,49 , significa que o valor da empresa seria esse mais a parte patrimonial.
      Espero que tenha ajudado!
      Não esqueça de averiguar os valores informados pelo empresário que pretende comercializar.

  12. Pingback: Por trás do Ponto de Venda « Mundo Sebrae

  13. estou querendo montar uma loja infantil, existe uma av. bem movimentada proximo a minha casa, mas já teve 2 lojas de roupas infantis que fecharam, não sei o motivo, é um bairro de um bom poder aquisitivo, gostaria de saber um média o custo inicial para abrir uma loja, quero vender roupas com um custo razoavel, mas de roupas boas

  14. Olá Conceição.
    Estou negociando a compra de uma academia de natação, vou fazer um resumo da situação: A academia tem uma dívida de 25 mil reais e um lucro de aproximadamente 2 mil reais mensais. As atuais sócias estão querendo vender o ponto e a empresa, só que meu interesse é comprar só o ponto e abrir uma nova empresa sem nenhum vínculo com a antiga. A situação estrutural da academia está ruim, necessita de uma boa reforma e os equipamentos são bem velhos (avaliação deles por volta de 4 mil). As sócias de inicio não gostaram da minha proposta de 16 mil pelo ponto e ficaram de fazer uma avaliação do ponto para me passar o valor. Acredito que a real intenção delas é que eu pague pelo ponto o valor da dívida para elas saírem sem dever nada e conseguir fechar a empresa. Minha maior dúvida é o seguinte: como se calcula o valor do ponto comercial? Qual seria o valor justo a se pagar por esse ponto?
    Observação sobre o ponto: boa localização,valor do aluguel 2 mil reais por mês, possui aprox 220 m2 e possui estacionamento para 4 carros.

    • Plabo,
      Lucro líquido=R$2.000,00 (verificar se este valor de fato está certo, isto é, solicitar comprovações e se os sócios incluiram o pró-labore nos custos fixos e se é realmnte este valor… ou se é R$ 2mil de faturamento? outra forma de verificar é saber quantos alunos tem na academia e o valor da mensalidade….)
      Patrimônio atual=R$ 4.000,00
      Passivo: R$25.000,00
      Então se projetarmos que seu ganho de janeiro a dezembro fosse de fato os R$ 2.000,00 /mês e se taxa de crescimento de 2,3% (uma das previsões do nosso crescimento econômico)
      O valor do ponto seria:R$ 20.147,80 + o patrimonio = 24.147,80
      Ou verificar de forma conservador a taxa da poupança que é em média 0,5%. O valor seria R$ 23.089,63 + 4000,00 = 27.089,63
      Você tem que avaliar a origem do passivo já que a empresa tem o lucro de 2mil/mês
      Outro detalhe! você precisa levantar quanto será seu investimento em reforma e novos maquinários e verificar quanto será seu retorno do investimento. – Para avaliar a viabilidade e sua real necessidade de investimento e capital de giro!

  15. Conceição , Muito obrigado pelas explicações.
    Para complementar, o lucro líquido por mês fica na casa dos 2 mil e pouco mesmo. Avaliei o número de alunos ativos com o valor das mensalidades e abatendo as contas deu isso mesmo. Com a reforma acredito que o lucro líquido ficará na casa dos 3 mil e pouco.
    Me desculpe a ignorância , mas o q seria “incluir o pró-labore nos custos fixos” ?

    A dívida da academia é com previdencia (uns 11 mil) receita federal (2 mil) iss (3 mil) e banco (8 mil) e uma conta de luz ( mil reais)

    Em relação ao investimento que terei que fazer em maquinário e reforma, estou calculando 15 mil reais.
    Em quanto tempo eu teria que recuperar todo esse dinheiro investido (compra do ponto + reformas) pra esse investimento ser considerado bom?
    Mais uma vez, muito obrigado por suas explicações

    • Pró-labore é a remuneração do dono da empresa (veja meu artigo sobre pró-labore).
      Você verificou por que chegaram acumular toda essa dívida?
      Você vai comprar o ponto e abrir uma nova pessoa jurídica com o seu nome?
      Só para checar o seu cálculo de forma genérica….pois ele pode ser mais detalhado:
      = Faturamento (valor ganho de todas as mensalidades)
      – Impostos
      = Receita Bruta
      – Custos fixos ( aluguel + funcionários + encargos + material de expediente+ material de limpeza + manutenção patrimonial + depreciação do imobilizado + assinaturas de revistas + transporte + vale transporte + segurança + pró-labore + provedor + telefone fixo e móvel + publicidade + água + energia elétrica, etc)
      = Lucro

      Agora o retorno do investimento é calculado: 15 mil divido pelo lucro, aí você saberá quantas tempo você recuperará seu invéstimento.

      Espero que tenho ajudado a você melhor analisar a proposta!
      Lembre-se se o empreendimento tinha uma imagem negativa dos clientes, você terá que fazer uma boa reforma para mudar a referência/ imagem dos clientes para o seu empreendimento, se for o caso!

  16. Muito boa noite Conceição,

    Qual é a porcentagem, valor máximo , que devo destinar ao aluguel do ponto para a minha empresa que tem um faturamento de R$ 12.000,00 ?

    • Mara,
      Só com o valor do faturamento, não dá para definir o percentual destinado para o aluguel. Existe negócios que boa parte dos custos fixos está em alguel e outros é a menor percentual. – Tudo depende da dinâmica financeira da atividade que você está empreendendo

  17. Pretendo investir em uma loja de podologia, o local não fica no centro da cidade, entretanto é o polo comercial do bairro, classe econômica C e B, bom poder aquisitivo, o prédio é novo, o aluguel é de cerca de R$ 600,00, com espaço de aproximadamente 43 m² e não há este tipo de profissional na área, atualmente o atendimento é feito no centro da cidade, há 5 anos.

    Grato pela atenção Roberto Rodrigues, otratado@ig.com.br

    • Olá Roberto,
      Primeiro identifique se os clientes que circulam nas proximidades do ponto comercial, corresponde com os clientes que você quer atingir.
      Se o local é no centro comercial, analise a viabilidades de atuar com horários extendidos, pois, o empreendimento tenderá a atender aos potenciais clientes que circulam neste local, como também profissionais que trabalham na área.
      Sistematize dos tipos de serviços que você pretende oferecer e faça a análise financeira, verificando a viabilidade do empreendimento.
      Espero que tenha lhe ajudado.
      Qualquer coisa, podemos continuar a conversa!

  18. Conceição, boa noite.

    Entre os 5 princípios básicos na avaliação do pondo comercial, você destaca, já no primeiro ponto (Analise da potencialidade da área), o item “análise da área de influência”. Você poderia, por gentileza, me orientar sobre como posso obter este dado em relação ao meu ponto comercial?

    Estamos num bairro com população total de 11.325, distribuida numa área de 78,7 halqueire.

    Qual deve, então, ser a área de influência do meu ponto comercial?

    Muito obrigado

    Davi

    • Davi,
      Para lhe dar uma resposta mais exata precisaria saber qual o ramo de atividade em que você irá atuar em um bairro de 11.325 habitantes em uma de 78,7 halqueire (segundo alqueire paulista, significa 78,7 metros quadrados).
      Além de verificar a classe social dominante neste bairro, se possui grandes investimentos na proximidade que gere atratividade de pessoas e se há uma população flutuante neste bairro.
      Aguardo suas informações

  19. Bom dia eu tenho um ponto comercial e tem uma pessoa interessada em comprar, como eu posso avaliar para seber se estou vendendo bem ou não, tem alguma forma de calculo?

    Obrigado tenha um otimo dia

    Leandro Luiz

    • Leandro,
      Se seu ponto comercial não está em funcionamento e fechado por muito tempo, eu diria… que você procurasse um profissional, corretor, cadastrado no CRECI – conselho regional de corretores de imóveis para realizar a avaliação de seu patrimônio.
      Caso você tenha um negócio em funcionamento, e a pessoa que vai comprar, irá colocar um empreendimento similar, você teria que fazer a análise financeira do empreendimento e inventário do patrimonio da mesma.

  20. ola conceiçao …

    estou montando uma loja de automoveis ,e estou vendo um ponto de esquina onde fica um quarteirao da avenida tendo estacionamentos nos dois lados , e tbm tem uma loja de automoveis na esquina tbm , oq vc acha , aguardo resposta muito grato

    • Quanto está na esquina é interessante! Agora o concorrente, ele comercializa automoveis similar do que você irá vender? Vocês terão o mesmo público? Se sim, há um ponto positivo!
      Outra coisa, o fluxo de carro na área, é de potenciais clientes? Se sim, fortalece a potencialidade do ponto comercial!
      Não esqueça de fazer a viabilidade financeira e toda estratégia visual e de publicidade do negócio, caso seja viável financeiramente!

  21. OLÁ CONCEIÇAO!

    TEMOS UMA OFICINA DE CARROS PESADOS E ESTAMSO QUERENDO ALUGAR OUTRO PONTO MAIOR. ENCONTRAMOS UM LOCAL DE BOA LOCALIZAÇÃO ONDE EXISTE UM GRANDE FLUXO PARA NOSSA DEMANDA MAS TAMBEM EXISTE ALGUNS CONCORRENTES JÁ ESTABELECIDOS A TEMPOS NO LOCAL.
    O DONO DO IMOVEL PENSA NUMA LOCAÇÃO TOTAL DOM TODAS AS FERRAMENTA E EQUIPAMENTOS OU NUM VALOR MAIS BAIXO DE ALUGUEL COM PARTICIPAÇÃO NOS NOSSOS SERVIÇOS. COMO DEVEMOS AGIR NESSA SITUAÇÃO? QUAL A MELHOR FORMA DE FAZER ESTE ACORDO? ATÉ QUANTO DEVE SER ESSA % DE PARTICIPAÇÃO?

    TENHA UM OTIMO DIA!

    NO AGUARDO,

    JANE

    • Jane,
      Ir para próximo da concorrência, muitas vezes, é interessante porque criar uma “atração” maior de clientes para o local e todos ganham. Quanto à locação total ou não, precisa verificar duas coisas: um fazer uma simulação financeira e outra o que você precisa melhorar o visual do empreendimento para não ficar tão semelhante com o empreendimento anterior. Você precisar de fixar sua imagem no empreendimento, por conta da memória dos clientes, principalmente, lembranças negativas que poderão repassar para o seu negocio. Logo, não esqueça de contemplar alguma reforma interna e externa para fixar a imagem do seu empreendimento.
      E já estava me esquecendo!!!!! Vocês irão fechar o outro ponto? Se sim, vocês tem o cadastro do clientes? É próximo do ponto atual? É importante informar os clientes de forma personalizada a mudança de endereço, se for o caso!

  22. Boa Tarde

    Estão me oferecendo um ponto Comercial – Pet Shop 14 anos, em São Paulo. Perto do metro. Pode estar me informando o valor.
    Obs.: existe próximo 9 pet shop com as mesmas caracterisitcas

    Grata

  23. Sou sócio de uma empresa com 26 anos no ramo de tecidos, retalhos, cama, mesa e banho, decoração, etc . . .Há um mês atrás por desacordo comercial entre os sócios, resolvi me desligar da empresa. Possuo 25% das cotas. O prédio com cerca de 180m2 se localiza no centro de Sorocaba em área privilegiada.
    Por quanto deveria vender minha cota na empresa?
    Qual seria um valor RAZOÁVEL?
    Foi realizado um balanço. Segue os valores obtidos:
    Mercadorias= R$ 45.000,00
    Duplicatas a pagar= R$ 11.000,00
    Móveis e equipamentos= R$ 5.500,00
    Lucro líquido mensal= R$ 9.000,00 (dividido entre os sócios)
    Luvas= ????
    Aguardo alguma orientação a respeito.
    Atenciosamente,
    Sandro

  24. Estou cursando o Técnico em Transação Imobiliária e sou formado em Administração de Empresa. Tenho interesse em prestar serviço de consultoria para a locação estratégica de empreendimentos comerciais. Por essa razão, estou colhendo informações imprescindíveis para orientar-me nesse universo de conhecimento, quando tive acesso ao seu interessante artigo.

    Havendo possibilidade, gostaria muito de contar com o seu apoio, na indicação de obras, cursos, sites e tudo mais que facilite a construção dos conhecimentos necessários na prestação do referido serviço.

    Desde já agradeço a sua gentileza e fico aguardando.

    RONAN NANTES

  25. Socorro conceição!!!
    Estou negociando um ponto que custa 46 mil, inicialmente era 50. Já dei uma pequena entrada. O faturamento bruto é de 7 mil. Como posso calcular se o valor pago é justo ou não?
    Obrigada

    • Você precisa saber qual é o lucro deste faturamento bruto, o valor atual dos produtos e equipamentos que você está adquirindo, além de saber as tendencias do bairro: estável, tendencia para valorização ou não.

  26. Olá Conceição!
    Então, o lucro hoje esta em torno de 2 mil, o bairro é Perdizes e ha tendência para valorização sim. Pretendo aumentar meu faturamento, assim como reformar a loja. Mas 46 Mil, é muito !!Na minha avaliação 25 mil é o ideal, para os itens corpóreos, Se tratando de uma loja de objetos de sugunda mão, mas é dificil eu achar um outro espaço como esse… Estou muito insegura. Existe algum cálculo que faça esse balanço custo beneficio? E ainda, o Imóvel não tem planta, comprar um ponto sem planta é burrice?
    Obrigada

  27. Depois de ler todos os comentarios acima. Gostaria de saber se entendi:

    Para calcular o preço de um ponto comercial(bazar) entendi que devo avaliar muitos fatores, mas o principal seria:

    O valor do lucro liquido mensal x 12 meses .

    (Se tiver alguma mercadoria, equipamentos e moveis).

    Avaliar o valor da mercadoria + equipamentos + móveis).

    Final: lucro líquido anual + valor da mercadoria + valor dos bens) = Valor justo do ponto.

    É isto mesmo?

    Seria isto?

    • Ola Maris,
      Seu entendimento esta correto, mas é interessante avaliar o tempo de existência da empresa ou se for uma projeção, considerar um periodo de tempo maior do que 12 meses, isto é 24 a 36 meses (tempo médio de retorno de pequenos negocios no Brasil)
      Conceição e Alexandre

  28. Bom dia Conceição,

    Estou precisando de uns conselhos.

    Estou com um projeto de montar uma doceria. Tenho, por enquanto, apenas uma opção de local.
    Moro em Recife-PE, mais precisamente próximo a Av. Caxangá, se não me engano ainda é a maior Av. da América Latina(Em linha reta). O Ponto que estou querendo fica em frente a saída de carros de um grande Supermercado(Hiperbompreço), do outro lado da Rua.
    A loja é pequena e, pelo que eu sei, R$ 700 é um valor muito alto.(Desculpe não colocar o tamanho certo, mas é pequena.
    Essa rua(Estrada do Barbalho), é a rua onde se encontra o DETRAN-PE(O ponto fica a mais ou menos 800M do DETRAN)
    O ponto fica a mais ou menos 100M da Av. Caxangá, só que a Estrada do Barbalho é mãp única… “ligando” O Bairro à Av. Caxangá.
    A Estrada do Barbalho tem 1 linha de ônibus que vai para o centro da cidade.
    Para entra na Estrada do Barbalho pela caxangá, tem que se fazer um retorno não tão longe no máximo 100M
    (A melhor localização é quando as pessoas estão voltando do trabalho certo? então… para se chegar no Ponto as pessoas seguiriam o caminho normal delas e entraria nesse retorno… comprariam e depois seguiriam para suas casas em pouco tempo)

    Depois dessas caracteristicas… minha pergunta é:

    Doceria em zonas residenciais é bom?

    O fato de estar de frente com a saída de um supermercado ajuda o negócio?

    Até que horário eu ficaria aberto? Até o Supermercado Fechar também?

    Você teria alguma ideia pra me ajudar/???

    • Remilton,
      Você tem conhecer bem a área e conhecer a suposta concorrencia, como por exemplo, utilizando o google mapa encontrei:

      Também é importante conhecer o público que circula no hiperbompreço (precisa frequentar a loja e observar….) e saber o perfil dos residentes entorno e outros tipos de comércio que poderão contribuir seu empreendimento ou afastar clientes.
      E outras questões que você deve ter visto no artigo.
      Outros dados da área:

      http://www.nettool.com.br/bussola20/print_dashboard.aspx

      Espero que ajude a você começar a refletir sobre sua idéia!

  29. Boa tarde Conceição,

    Recebi uma proposta para fazer sociedade em um bar, o ponto não é dos melhores, apesar de ser uma das principais marginais de São Carlos-SP, nada do bar é dele, é tudo alugado, disse que tem um lucro mensal de aproximadamente R$4.000,00. Está pedindo R$10.000,00 pela sociedade de um lugar onde absolutamente nada é dele, acha que está correto esse valor??

    • Carolina,
      Primeiro se “o ponto não é dos melhores”, qual seu interesse…. Apesar disso, existe grande movimentação de clientes? Eles são constantes? Tem crescido o volume de clientes no bar? O que os clientes mais gostam e/ou mais reclamam no bar? – Você precisar de ter essas respostas para contribuir para analisar a imagem do bar.
      Quanto ao valor sugerido na sociedade, você precisa pedir que que justifique e detalhe se este lucro, ele já retirou o seu pró-labore ou não? E qual o valor do patrimonio da empresa se você ser vendida hoje (móveis, equipamentos, etc_? Como está a situação legal e tributária do empreendimento? Como está a relação com os fornecedores?
      Você entrando na sociedade, esse recurso será destinado para que? E quais seriam as regras de convivencia empresarial que vocês teriam?
      Para começo, essas informações ajudaram avaliar melhor.

  30. Boa noite Conceição, estou procurando um ponto para abrir uma escola de informática no Morumbi. Acho casas longe das principais avenidas. Posso abrir uma escola de informática numa casa em área comercial mas longe das grandes avenidas e do centro comercial? Obrigada.

    • Marisa,
      Vamos lá!
      Você precisa analisar, ou melhor, dinifir o mix de cursos que você irá oferecer para avaliar se o público demandante estará presente neste bairro.
      Se for cursos que preparem profissionais para trabalhar com determinado software, eles estão presentes neste bairro?
      Se for cursos tradicionais, os residentes já possuem acesso nas escolas ou até mesmo em casa?
      É primordial a análise da população do bairro x a relacao de cursos que você irá oferecer.
      Principalmente, em São Paulo: se seu público são universitários e profissionais em geral – essas pessoas tendem a procurar algum curso próximo do seu trabalho por conta do trânsito de até chegar em casa….
      Se seu público for estudantes, o ponto comercial próximo da escola ou de casa – torna-se conveniente.
      Fico a disposição para ajudá-la analisar melhor. Caso queira, envie para mim, o endereço (nome da rua e número), público que você pretende trabalhar e os serviços que você pretende oferecer.

  31. Olá! Já fui proprietário de uma oficina mecânica especializada em regulagem de motor, instalada em Vila Velha/ES. Como não conhecia a cidade (sou carioca e acabei conhecendo Vila Velha durante uma viagem a passeio), acabei montando a empresa numa rua com bastante movimento, mas estreita e próxima a uma esquina. Permaneci neste local por 6 anos, e nesse período uma outra empresa também se instalou na mesma rua, a uns 30 metros (prestava serviços de instalação e manutenção em ar condicionado para autos). Meu “novo vizinho” já era conhecido no mercado, possuindo uma loja em Vitória (cidade distante 3 km de Vila Velha). Durante esse tempo não conseguíamos manter um fluxo satisfatório de clientes, mesmo adotando estratégias de propaganda com panfletos, convênios com empresas grandes (Chocolates Garoto, por exemplo), outdoor na esquina da rua…
    Por fim, precisei entregar o imóvel alugado, e agora procuro reabrir a empresa, mas fico na dúvida: seria melhor procurar ponto comercial onde existem vários concorrentes ou aonde existe carência deste tipo de serviço?
    Ainda tenho muitas dúvidas, e estou participando de cursos do sebrae, via internet, para buscar mais informações.
    Agradeço muito se puder me ajudar!

    • Pedro,

      O primeiro aspecto que você precisa analisar é a credibilidade da sua prestação de serviço, qualidade, preço, conhecimento e satisfação do cliente.
      Em serviço só fazer uso de artifícios publicitários não resolve.
      Para onde você for você vai ter ou terá um concorrente – “novo vizinho” que incomodará você. Aí vem a necessidade inicial definir qual sua especiliadade e diferencial que você irá atender. A partir do mix de serviço você cruzará com o perfil de clientes e a localidade mais interessante para o mesmo.

  32. Olá Conceição

    Estou com um ponto de 12 m2 e é da familia, o ponto é na rua de um colégio militar , tem três bancos na quadra de cima e a três quadras uma faculdade, gostaria de abrir uma doceria pois não tem nenhuma na rua, somente um mercadinho na esquina, não sei se o tamanho do salão irá ajudar, e tb tenho dúvida se uma doceria seria a melhor opção.

    Antecipadamente te agradeço

    • Andréa Moura,
      Primeiro identificar quais desses empreendimentos é mais perto do seu ponto comercial: colegio militar, banco ou faculdade; pois esse que será, inicialmente seu potencial clientela. Agora…é claro que o perfil do bairro irá influenciar… é mais residencial…. tem poucas construções….já que você só citou esses empreendimentos.
      Quanto ao banco e a faculdade, essas quadras possuem algumas barreiras de acesso até seu ponto comercial, tais como, grandes avenidas, pontes, viadutos, sentido do trânsito, etc. Para o banco você está atendendo público flutuantes que passa para ir para o banco, serviço de delivery para os funcionários do banco ou até refeições rapidas para os funcionários do banco. E a faculdade, de acordo com seu horário de funcionamento, vai influenciar seu fluxo de cliente, caso não exista lanchonete na própria faculdade e você venha montar um empreendimento que não crie identificação visual com os universitáios.
      Mais considerações, eu precisaria de ter mais detalhes para lhe ajudar!

  33. Estou com um problema e venho pedir ajuda.

    Aluguei um ponto comercial em um shoppinzinho da minha cidade, o ponto eh uma cafeteria que eh do shopping.

    Apos 1 ano de trabalho, cativei muitos clientes e ateh desbanquei algumas cafeterias locais concorrentes. Recebo inumeros elogios pela qualidade de meus produtos (dizem que eh o melhor café da cidade!) e fidelizei inumeros clientes com isso. Clientes que passam pelo meu estabelecimento 2 ou 3 vezes ao dia para consumir meus produtos.

    Agora, penso em sair e preciso avaliar o valor de uma luva, jah que o ponto permanecerá no shopping e continuará como a cafeteria do local e com a clientela garantida.

    Como calcular essa melhoria de clientela e de produtos?! Pode me ajudar de alguma forma por favor?!

    Agradeço desde já e aguardo anciosa um retorno.

    Saudações

    Andreia

    • Andreia,
      Parabéns pelo sucesso!
      Vamos ver se eu entendi sua pergunta: você quer saber a viabilidade da mudança do ponto comercial dentro do mesmo shopping?
      Se sim, você primeiro tem que avaliar se o fluxo de cliente que passa no espaço do outro ponto comercial, coincide com o mesmo perfil de clientes que você atende.
      Se não, mudança total do ponto comercial, você precisa montar uma estratégia de promoção ou de pesquisa direta junto aos atuais clientes para elaborar um banco de dados com o perfil e meios de contato para indicar o novo ponto comercial – É importante avaliar se eles frequentam o outro shopping!!!!
      Não deixa de ser outra possibilidade de se abrir uma filial no outro shopping.

      Na avaliação financeira, você deverá avaliar o histórico do demonstrativo financeiro do atual empreendimento e se a escolha de outro ponto comercial for acertada… tenderá a haver um crescimento de 10% a 30%, isso de forma conservadora. Apartir do histórico você montará a mesma planilha para projetar o seu futuro com essa base de crescimento para verificar sua capacidade de pagamento e de retorno do investimento da mudança.

      Qualquer coisa poderemos continuar a conversar a respeito!

  34. Ola Conceicao,

    Gostaria de saber como posso avaliar um ponto para comercio. O local e em Santa Catarina
    Moro no Texas, gostaria de ter um avaliador professional para me orientar

    Saudacoes

    Norma Westurn

    • Norma,
      A distância você poderá avaliar através de dados secundários e/ou através da contratação de uma consultoria local.
      Quanto aos dados secundários:
      Análise de concorrentes você poderá utilizar o google map neste site de busca poderá preencher com o endereço e depois utilizar a opção a pesquisa sobre determinada tipologia de empreendimento no em torno (quantos tem e quais são).
      Sobre os dados demográficos e potencial de consumo utilizar o site do IBGE .
      Identificar reportagens sobre sobre a localidade: mudança da legislação, presença ou circulação de pessoas que possam representar o perfi do seu público-alvo, entrada de novos investimentos, grau de investimento, festividades, violência, e outras temáticas que sejam pertinentes para o segmento que você pretende trabalhar.
      Caso você queira me informar o endereço, ramo de atividade e perfil do público-alvo que você deseja trabalhar, eu poderei enviar alguns dados secundários advindos do bussola SEBRAE.
      Quanto a contratação de uma consultoria:
      Sugiro que ligue para o Sebrae-SC e/ou 08005700800 para poderá sugerir alguma relação de consultores para tal, além de você utilizar sua rede de relacionamento para indicar um bom profissional.
      Apesar dessas sugestões, a visita e a análise das tendências da localidade deverão fazer parte da sua tomada de decisão.
      Espero que essas dicas tenha lhe ajudado!

  35. Oi! Gostaria de saber quais os cuidados que se deve tomar antes de comprar um negócio já montado (uma pequena loja de roupas de bebê), com relação a dívidas, prefeitura, se é preciso ter um advogado e um contador para dar assessoria etc. Eu preciso ter firma para poder comprar? Nunca fui empresária, estou começando agora um curso aqui no Sebrae mesmo. Muito obrigada.

    • Regina,
      1) Você precisa estudar um pouco sobre o seguimento de roupas de bebê.
      2) Ir no ponto várias vezes para conversar com os clientes para identificar grau de satisfação e insatisfação.
      3) Se já começou a negociação, pedir para você”estagiar” no empreendimento para você conhecer melhor a dinâmicar e checar se o faturamento é o que está sendo indicado pelo atual proprietário
      4) É importante checar com um contador conhecido seu ou no atendimento do Sebrae que possui contadores voluntários para avaliar e identificar as certidões negativas quanto a dívidas ou não de impostos/tributos. – Agora saiba que em algum momento, você precisará de um contador para iniciar sua gestão neste empreendimento.
      5) Se você entrará como sócia ou se você irá comprar o empreendimento e continuar o mesmo CNPJ, é interessante ter uma assessoria advocaticia e contabilista.
      6) Caso o empreendimento tenha um volume de clientes insatisfeito, e o ponto de fato é adequado para o tipo negócio já existente; você precisará fazer uma boa reforma para mudar a imagem do negócio de forma que não o processo de identificação com os pontenciais clientes! Um facha de nova administração, muitas vezes, não surge resultado.
      7) Para comprar, o emprendimento, você irá registrar um novo empreendimento e o antigo emitir uma nota fiscal de venda dos produtos para justificar seu primeiro estoque ou haver a mudança cadastral dos sócios para promover a transferencia para você; mas essa ultima opção só é interessante e a empresa não possua passivo trabalhista e tributário.
      Bem espero que tenha lhe ajudado!

  36. Oi Conceição

    O ponto fica mais próximo do colégio militar que irá funcionar somente em 2010, o bairro é bem residêncial, com muitas construções, quanto a faculdade são três quadras e tem uma avenida entre o ponto comercial e a faculdade, o ônibus que sai do metrô direto para faculdade passa em frente, e o ponto do ônibus que vai para o metrô fica na rua paralela ao ponto comercial. Os bancos ficam na quadra de cima , não tem nenhuma barreira.
    E a uma semana meu vizinho foi mais rápido e abriu uma lanchonete que me fez pensar mais ainda a respeito do que abrir…. Uma doceria, uma papelaria ou uma loja com artigos diversos ….

    Muitissimo obrigada !!!!!

  37. Ola amigo! Parabens pela iniciativa, vou contar um pouco minha historia pra voce entender melhor.
    Começei a um ano a trabalhar com polimento automotivo
    ( polimento de pintura , arabrisa, farois, etc… ).
    No começo minha qualidade era pessima, pois nao tive curso, foi tudo no braço, mas hoje apos 11 meses, ja sou considerado um dos melhores da cidade.
    Trabalho em casa a localizaçao e meio retirada do centro, ( 3 km do centro ) a cidade tem 30 mil habitante, se chama Ararangua-SC, mas tenho nome fantasia, varias placas e outdoor, telefone fixo, cartoes de visita, etc…
    A minha dificuldade é ter um faturamento minimo aceitavel, pois tem meses que atendo quase 40 carros e no mes seguinte nao da 7, isso esta me deixando nas epocas de baixa em crise financeira e psicologica, pois no mes bom, nao dou conta e sou muito elogiado, mas no mes ruim, ninguem nem entra na loja, fica as moscas.
    Como moro junto, pago somente um alugel-agua-luz-telefone-etc…
    Minha duvida é se vale a pena ir para um ponto mais central?
    Para 11 meses o que devo esperar?

    Obrigado!

  38. Boa tarde Conceição

    Estou interessado em comprar uma combi que foi adaptada como uma lanchonete e hot-dog já com todos equipamentos inclusos como chapa fogão geladeira etc irei fazer algumas reformas mas acredito que mais R$2.000,00 no maximo é suficiente. O valor que está pedindo é de R$ 14.000,00 está com documentaçao OK! sou de campinas e minha intenção e coloca-la num ponto fixo e esporadicamente fazedr algum trabalho a noite como festas jogos de futebol e etc. Minha pergunta é o que acha seria um bom negocio? e como proceder para viabilizar um ponto comercial e exercer legalmente esse trabalho? o que devo fazer? na questão de documentação? Como devo proceder caro amigo?
    Obrigado e fico no aguardo!

    • Ricardo,
      Alguns aspectos importantes a serem observadas:
      1) Observar as regras da vigilância sanitária quanto ao manuseio dos alimentos na combi;
      2) Pesquise qual a regra municipal quanto a dinâmica do seu empreendimento, pois cada prefeitura tem sua regra (plano diretor) que trata sobre a atuação de negócios fixos e móveis
      3) De acordo com o local que vc vai colocar o carro, identifique qual o público que circula na rua e os que estão fixos (residentes ou trabalhadores). Esses serão seus potenciais clientes!
      4) Monte e avalie seu cardápio que está coerente com seus potenciais clientes.
      5) Elabore uma previsão de venda e custos para ver se dá para tirar sua remuneração e pagar o investimento realizado
      Comece a obter essas informações indicadas que poderei lhe ajudando…
      Conceição Moraes

  39. Prezada Conceição Moraes bom dia!
    possuo uma loja em esquina em uma avenina com 300mts de area qual sera o melhor negocio para abrir nesse local?existe alguma empresa que faz essa avaliação?

    • Alexandre,
      Não posso dizer de forma aleatória qual o melhor empreendedor abrir.
      Oriento que você:
      1- Avalie o perfil do bairro que se encontra seu ponto de atendimento quanto à quantidade de residências e ou empreendimento, tipos de pessoas que circullam, motivos que circulam no local, paradas de ônibus, paradas de taxi, regras municipais perante o bairro.
      2- Identifique tipos de negócios que vc gosta e que tem tendencia de crescimento
      3 – Elabore um pequeno questionário para para validar as oportunidades de negocios pensadas e com espaço para sugestão – mas sempre perguntando o volume x frequencia de consumo
      4 – Voce me enviando o endereço poderei realizar algumas pesquisas de dados secundários e enviar para seu email.
      Caso você não consiga estruturar estas orientações você poderá contratar uma empresa que tenha experiencia de pesquisa de ponto comercial. Qualquer coisa, ligar para o 08005700800.

  40. Bom dia Conceição Moraes,
    Estou querendo abrir uma distribuidora de bebidas.
    Estou realizando alguns levantamentos sobre Legislação, Viabilidade, Localização, Abertura, para aumentar as chances de sucesso.
    Que dicas vc poderia me dar?

    Att
    Linda

    • Linda,

      Sua abordagem de venda poderá influenciar na escolha do ponto comercial.
      Acompanhe situação setorial de seu empreendimento, um dos site é o da ABAD. Não esquecendo se você vai trabalhar com produtos exclusivos ou não. Para escolha de exclusividade, pesquisa as vantagens, beneficios e aceitação do produto no mercado que vc pretende atuar.
      Faça o levantamento da sua potencialidade de venda e quanto vai precisar investir e custar a transação comercial com o objetivo de analisar a viablidade do seu empreendimento.
      No decorrer de seus levantamentos, poderemos continuar a conversar!

  41. Prezada Conceição.

    bom dia obrigado pelas respostas.

    O endereço e Av. Conselheiro Carrão 549 z leste vl carrão.
    e-mail diretoria@celltech.com.br

    a 50 metros existe um ponto de onibus.

    a 150 metros estao sendo construidos uns 15 predios de Alto padrao e na avenida com aproximadamente 35000 veiculos dia passam creio todos os publicos ABCD,

    Tenho 38 anos trabalhei 15 com vendas de Celular depois reparos que ficaram inviaveis em função da queda dos preços do equipamentos que passaram a ser oferecidos pelas operadoras sem custo visando a venda do serviço apenas.

    Nesse mesmo ponto nos anos de 1994 a 2000 vendiamos mais de 300 aparelhos mes em manutenção o numero chegou a 3000.Em 2001 ate 2005 o negocio foi diminuido até chegar ao ponto da despesas ultrapassarem as receitas obrigado-me com muita dor a encerrar o negocio.

    quando ao ramo de negocio estou disposto a trabalhar em quaquer area e aprender o que for necessario.

    Infelizmente construi um castelo que imaginavar ser solido mas era de areia, e com 38 nao posso errar.

  42. Prezada Conceição,

    Estou estudando a possibilidade de abrir uma comércio de produtos de limpeza e higiene no interior do Ceará (cidade onde nasci). Existe aqui no Ceará uma franquia nesse segmento que não exige roaltyes e suas características são bem flexíveis. O investimento inicial é revertido em produtos. Bem, como o meu capital é pequeno e eles permitem que trabalhemos com outro segmento aproveitando as instalações, pensei em colocar um armarinho já que meu cunhado trabalha no ramo, fornecendo produtos por valores bem acessíveis ou mesmo em consignação. O que acha da idéia? E qual seria o melhor local para abri-la? Estou pensando em colocar em um bairro em franca expansão, numa rua com loja de tecidos e mercadinho. O que acha? Quanto aos produtos de limpeza e higiene pretendo trabalhar com entrega a partir de um determinado valor de compra. O que acha? Desde já parabenizo-a pela iniciativa e agradeço a atenção. Sua ajuda será de grande valia.
    Grande abraço,
    Rosana Freire
    Ceará

    • Rosana,
      Feliz Ano Novo!
      Se você está com pouco capital para investir…é importante você quem vai ser seus clientes pois essa definição irá orientar a definição dos outros produtos e do ponto comercial.
      Quando você falou de uma franquia de produto de limpeza, você poderá estar comercializando para pessoa jurídica da cidade ou da redondeza e para pessoa física, como por exemplo.
      Quanto a franquia, análise suas regras detalhadamente e se está associada na ABF (associação brasileira de fraquina).
      Fico a disposição para continuarmos conversando a respeito!
      E que bom você gostou a iniciativa!
      Conceição

  43. temos uma padaria com faturamento bruto de r$50mil por mes.temos uma pessoa interessada em comprar todo o maquinario e equipamentos mais o ponto comercial e pagar um aluguel do predio.como seria o calculo para saber o valor do ponto comercial?O valor do maquinario apurado é de R$ 30 mil.

    • Carolina,

      Você irá somar o valor de todo patrimonio movel que será comercializado + o Valor presente liquido do empreendimento.
      O valor presente líquido você calcula da seguinte forma:
      = Faturamento (valor ganho de todas as mensalidades)
      – Impostos
      = Receita Bruta
      – Custos fixos ( aluguel + funcionários + encargos + material de expediente+ material de limpeza + manutenção patrimonial + depreciação do imobilizado + assinaturas de revistas + transporte + vale transporte + segurança + pró-labore + provedor + telefone fixo e móvel + publicidade + água + energia elétrica, etc)
      = Lucro
      Faz essa continha mes a mes (ou ano a ano) no excel e procura calcular o valor presente liquido (VPL) colocando a taxa que está sendo considerada no mercado: taxa de crescimento do pib e outras.
      Caso voce tenha dificuldade, eu envio para vc na proxima semana, uma planilha para vc só preencher e ver o valor.
      Aguardo seu retorno!

  44. Bom dia Conceição

    Tenho uma lan house que irá fazer 4 anos agora em Abril. E estou pretendendo vendê-la, inclusive passando o ponto, pois o imóvel é meu no caso não pago aluguel.

    Gostaria de saber como faço para saber o quanto vale a minha empresa?

    Estou fazendo o levantamento do ativo (equipamentos + móveis)

    Após levantar o que tenho de ativo como faço para colocar preço nesse ativo, me falaram que é 60% do valor de um novo é isso mesmo?

    Não tenho nenhuma dívida.

    A minha intenção é esta fechando a empresa e no caso o novo proprietário abre uma nova empresa, pois não quero correr o risco de ter alguma surpresa para frente, pois me informaram que mesmo vendendo a empresa e apenas transferindo a empresa para o nome do novo proprietário ainda terei um vínculo de 2 anos com eles, ou seja, o que eles realizarem de irregularidades com o nome da empresa também acabo tendo responsabilidade.

    Pensei em 2 possibilidades a primeira é em esta passando o ponto com toda a estrutura e ai no caso o novo proprietário paga pelo valor da empresa e no caso continua me pagando aluguel, uma outra é se caso a pessoa quiser comprar os equipamentos para esta montando em outro lugar.

    Nesse caso como faço para separar esses valores e assim saber por quanto vendo a empresa nessas 2 possibilidades

    • Oi Rosana,
      Desculpa o atraso da resposta…estava viajando…mas vamos lá
      Se estar decidida de sair desse empreendimento, você tem que que avaliar todas as possibiliades.
      Voce ja pensou, que é avaliar os bens móveis (maquinas, moveis), o que se esta pagando no mercado + o valor do ponto comercial, principalmente se foi você que formou este mercado neste local. Para avaliar o ponto, você, faz o seguinte:
      = Faturamento (valor ganho de todas as mensalidades)
      – Impostos
      = Receita Bruta
      – Custos fixos ( aluguel + funcionários + encargos + material de expediente+ material de limpeza + manutenção patrimonial + depreciação do imobilizado + assinaturas de revistas + transporte + vale transporte + segurança + pró-labore + provedor + telefone fixo e móvel + publicidade + água + energia elétrica, etc)
      = Lucro
      Faz essa continha mes a mes no excel e procura calcular o valor presente liquido (VPL) colocando a taxa que está sendo considerada no mercado: taxa de crescimento do pib e outras.
      Caso voce tenha dificuldade, eu envio para vc na proxima semana, uma planilha para vc só preencher e ver o valor.
      Aguardo seu retorno!

    • Rosana, lembrei e vc e de todos que estão me acompanhando no blog… Há um projeto que está sendo fomentado só para donos de lan house…chamado RAIOSEBRAE, você pode acompanhar pelo twitter @raiosebrae

  45. Quero abrir uma loja para comercialização de vinhos finos. Estou pensando em montar esse negócio no Shoping da cidade. Pelo motivo principal do horário de funcionamento. No momento nemeu e nem minha esposa podemos abrir mão de nosso trabalho principal. O shoping se localiza em uma área excelente, com facil acesso, amplo estacionamento, apresenta 80 salas comerciais, porém deve ter umas 20 alugadas. Sera que é interessante esse local como um ponto comercial? A diretoria do shoping esta fazeno um trabalho para atrair mais comerciante.

    • Oi Zé,
      Se sua proposta de comercialização de vinhos finos estiver direcionada para classa A e B alta, conhecedora ou não de vinhos, é importante que o espaço tenha adega climatizada, funcionários conhecedores do assunto, você e o gerente tenha algum curso na área e o shopping tenha como público circulante os teus clientes potenciais.
      E se houver espaço, no local, que tenha área para degusta’çao, palestras ou ponto de encontro de apreciadores de bons vinhos, sem falar de estar conveniado com as associações do segmento/revistas…

  46. Estou querendo abrir uma cafeteria ou bomboniere em sp capital, porem nao acho um ponto ideal para a implementacao, pois as ruas de gd movimentacao estao todas ocupadas e se ha algum imovel disponivel para locacao, ele custa muito caro ou\e esta distante da areamovimentada. Escolhi como publico alvo: estudantes, trabalhadores de escritorios ou passantes…como posso abrir este empreendimento driblando esta barreira?

    • Sueli,
      Primeiro, você tem que difinir se será uma cafeteria ou bomboniere. Depois se é para atender o publico mensionado, o ponto terá que ser alta circulação com pessoas com esse perfil. Nào posso deixar de mencionar que hospedes de muitos hoteis poderão ser incluidos, pois em SP já tem hoteis que não oferece o serviço de café da manhã ou jantar, incluso nos seus serviços.
      Caso você vá para uma área de baixa movimentação você terá que elaborar uma boa estratégia de abordagem que contemple atendimento, ambientação, alimentação diferenciada que possa atrair esse público, sabendo que na maioria dos clientes não estarão indo para fazer um lanche rápido, além de um suposto risco. Outra opção é próximo de hoteis com o estilo que comentei.

  47. Ja tentei fazer o plano de negocios para verificar a viabiliadade do negocio, mas fui impedida de termina-lo pois nao tenho acesso a lista de preços dos fornecedores, ja tentei solicita-las, mas recebi a seguinte informação: So passamos as informações a pessoas juridicas. Como ainda nao tenho empresa aberta, como saberei, se o lucro dos produtos vendidos e margem de contribuição valem a pena para se investir no seguimento. Desde ja muito obrigada!

    • Você poderá tentar com amigos ou conhecidos que atuam no ramo de alimentação ou em lojas de grandes atacadistas de alimentação para você ter uma noção de preço. Essa noção ajudará você elaborar a viabilidade e ter uma pequena margem de segurança quanto aos seus custos diretos. E quando você abrir, não vai faltar fornecedores na sua porta….caso o empreendimento seja viavel para o que você quer….

  48. Ola Conceicao

    Obrigada pelas dicas…minha opcao foi a cafeteria. Tenho pouco para capital para investir na montagem do negocio, neste caso como e quem recorro (profissionais ou empreas) para reformar ou decorar o ambiente a fim de propocionar ao publico um ambiente agradavel, nao quero nada sofisticado, mas simples e confortavel. Ha algum site que ajude o empreender a decorar a sua propria empresa? Ja andei por muitas cafeterias e ja tenho uma ideia do que quero, mas minha principal dificuldade esta como fazer e a quem pedir. Obrigada!

    • Você pode pesquisar as empresas de consultoria Junior e vou tentar ver se existe alguma comunidade na internet que dá esse apoio para você.

  49. Olá conceição.

    Estou negociando a compra de um ponto comercial, com potencial de crescimento. Trata-se de um PET SHOP e segundo o proprietário o faturamento líquido mensal gira em torno de R$1400,00.
    Como posso saber qual valor mais justo posso oferecer a ele como proposta? Estimo que em equipamentos (telefones, Canis, televisão, prateleiras, cameras, alarmes e mercadorias )tenha um valor de aproximadamente R$8000,00.

    Ele está pedindo R$30mil.

    Obrigado!

  50. Ola Conceicao

    Estava vendo os comentarios acima e nao entendi a seguinte parte: Para se avaliar um valor ao ponto de venda deve-se:

    O valor do lucro liquido mensal x 12 meses .

    (Se tiver alguma mercadoria, equipamentos e moveis).

    Avaliar o valor da mercadoria + equipamentos + móveis).

    Final: lucro líquido anual + valor da mercadoria + valor dos bens) = Valor justo do ponto.

    Nao entendi quando vc diz que deve-se levar em consideracao o tempo de vida do negocio, 12, 24 ou 36 meses. Isso influencia no valor?

    obrigada

  51. Conceição estava lendo um pouco sobre a questão de localização de ponto comercial e estou iniciando uma pesquisa de mercado de viabilidade de um Pet Shop e clinica veterinária gostaria de saber se você possui algum material como questionário para pesquisa quantitativa nessa linha?

    Agradeço desde já a atenção e parabéns pelo blog.

    • Alexandre Santiago.
      Fico feliz que gostou do meu blog!
      Nao tenho um questionario especifico, mas voce poderá buscar no site do sebrae, a solução “negocio certo”. Essa solucao possui na quinta etapa, toda uma orientacao para elaboracao de uma pesquisa de mercado.
      Também vc deve circular na área nos horarios mais frequentes que as pessoas passeiam com seus animais de estimação. Principalmente, se o ponto comercial for em um bairro residencial. Esse processo observatorio contribuira para conhecer o perfil e estilo dos potenciais clientes que vc poderá atender na sua clinica.
      Utilize também o google map para identificar potenciais concorrentes no em torno.
      Caso, vc queira me enviar o endereço do ponto comercial, poderei levantar dados secundário quanto aos aspectos demográficos.
      Até mais.

  52. Boa tarde Conceição.

    Tenho uma loja de roupas femininas na minha cidade, abri a pouco tempo, e que não esta rendendo como o estudo que realizamos.E infelizmente como ja tinha investido tudo o que tinha e não tinha pra onde recorrer acabei entrando no vermelho no banco.Nossa clientela é classe A,B..
    Tem uma pessoa interessada em ficar com o ponto,mais o valor do investimento foi muito grande e como o que ele quer montar no ponto eh bem diferente do que faço hoje,não sei se sria um bom negocio.
    Sera que mudar pra um plano B.daria certo?como sei lá trabalhar com preços menores e mercadorias mais baratas para atender um outro tipo de publico daria certo?
    To muito confusa,gostaia de um ajuda. sobre como me livrar da minha divida no banco e continuar tocando a minha loja.preciso encontar o ponto de equilibrio eu acho…

    • Mônica,
      Antes de ir para o plano B, é necessário fazer algumas coisas:
      – analisar o ponto comercial para identificar qual o publico vc poderá efetivamente atingir para depois elaborar uma estratégia para tal
      – elaborar o fluxo de caixa da empresa para definir suas metas de vendas e de despesas
      – levantar todas as dividas, negociar prazos e colocar no fluxo de caixa

      Depois dessas analises, verificar a entrada de um socio9a0 para atuar e alavancar a carteira de clientes para empresa.
      Quanto a comercialização, seria o ultimo caso.

  53. Boa noite Conceição.
    Tenho uma loja no ramo de vestuário que está localizada em um calçadão em minha cidade (bem no meio), passam em média 18.000 pessoas/dia no calçadão. Entretanto, meu faturamento ano a ano tem caido. Minha loja é bem montada, temos bons preços e qualidade. Tive uma oferta muito boa para passar o ponto (algo em torno de 6x meu lucro líquido anual). Então teria que mudar minha loja para uma outra rua, paralela ao local atual, mas que não tem o mesmo fluxo de pessoas, mas continua dentro do centro comercial de minha cidade. Minha dúvida: Seria arriscado para meu negócio sair de tal lugar ou poderia ser um bom negócio, ainda que tenha que investir bem mais em propaganda?

    • Luis Felipe,
      A proposta é tentadora, mas a decisão de ir para uma rua com menor circulação, não é interessante!
      Precisa-se avaliar alguns aspectos na empresa, pois você tem tudo para dar certo o empreendimento. Analise:
      (1) Perfil das 18 mil pessoas que circulam x mix de produto oferecido
      (2) Rever estratégias de merchandising: comunicação visual externa e interna, arranjo físico que promova venda por impulso, arrumação da vitrine e sua periodicidade de mudança, etc
      (3) Qualidade no atendimento, perfil dos vendedores x o publico que frequenta
      (4) Capacitação e metas dos vendedores
      (5) Forma de pagamento oferecido para os clientes
      (6) Serviços oferecidos para os clientes
      (7) Situação da loja x a concorrência
      (8) Última reforma realizada na loja
      Primeiro tente avaliar esses aspectos e vamos continuar conversando!

  54. Conceição, o seu blog tem me ajudado de tal maneira nas escolhas que pretendo tomar que eu não poderia deixar de agradece-la. A internet é incrivel, mas só por causa de trabalhos como o seu.

    Muito obrigado!

  55. Olá Conceição!
    Estou pesquisando locais para a abertura de uma loja de roupas femininas que são desenhadas por mim mesma. Meu objetivo é introduzir uma nova marca no mercado. Minha dúvida é: é melhor alugar uma loja, comprar um imóvel comercial ou comprar um ponto comercial?
    Att,

    • Amália,
      Depende do perfil de clientes para quem destina as roupas que vc desenha. Isso vai influenciar o estilo e localização do ponto comercial.
      A decisão menos arriscada é alugar o ponto comercial. A não ser que vc esteja com capital para investir na compra de um espaço e recurso para investir para alacancar seu nome e marca no mercado.
      Tente construir um plano de negócio, começando com definição do mercado.
      Aguardo mais detalhes para melhor lhe ajudar.

  56. Estou pesquisando um local para montar uma loja de artesanato na minha cidade.
    O que devo fazer para ser bem sucedida nesse ramo?

    • Magda,
      Se o que você vai comercializar, é literalmente artesanato! Vamos pensar no público-alvo…
      Se for turistas – o ponto comercial deverá ser nas proximidades onde mais circula os turistas, tais como, aeroporto, hoteis e na sua proximidade, próximo de pontos históricos mais visitados, feirinhas que turistas visitam, áreas comerciais em praias que os turistas se concentram, etc
      Pessoas em geral, só se seu artesanato for na linha de decoração, aí… eu diria que trabalhasse em parceria com lojas de móveis ou nas proximidades dessas lojas que tenham haver com os seus potenciais clientes.

  57. Olá, Conceição!
    Estou querendo me desligar da empresa na qual sou sócia por motivos diversos. Uma das sócias tem interesse em comprar minha parte.
    Por isso, gostaria de saber como fazer para calcular o valor do ponto comercial e também o valor da empresa.
    Algumas informações:
    – somos uma microempresa que atua na área de aulas de dança, yoga há 3 anos.
    – faturamento médio 15mil
    – despesas mensais 9mil – 10mil
    – não temos dívidas
    – clientes: em torno de 60 a 70 alunos

    Somos em 3 sócias e tenho direito à 1/3 da empresa.

    Estou perdida pra conseguir fazer os cálculos mesmo lendo todo o seu site!!!
    Por favor, me dê um help!!!
    Obrigada!

    • Lilian,
      Valorando a empresa pela projeção financeira e através do valor presente líquido o valor da empresa seria R$ 23000,00 + R$ 24.000,00 (valor de equipamento e móveis).
      Cáculo estima um lucro de R$ 3000,00/mês. O detalhe que vc falou que é divido por três sócias o lucro. Precisa-se saber se essa divisão está contemplando o pro-labore ou é por fora! Vou enviar uma planilha para ajudar na simulação.

  58. Complementando as informações anteriores, temos um total de equipamentos, móveis e outros objetos em torno de 24mil.
    O lucro mensal é dividido igualmente entre as 3 sócias.

    Obrigada!

  59. Bom dia, Conceição!
    Parabéns pelo blog, é de grande ajuda para muitos empreendedores.

    Minha situação é a seguinte:

    Estou analisando dois pontos comerciais para montar uma loja de cosmeticos.

    1 – Localizado no calçadão, na parte onde há um pouco menos de movimento (mas tem um bom fluxo), mas com perspectivas de melhora, por falta de oferta de pontos nessa região. Hj tem uma loja de roupas de preço baixo, aparentemente tem movimento na loja, e tem como vizinhos uma loja de calçados e uma loja da Vivo Celular.
    O proprietário quer vender apenas o ponto, pois tem outras lojas e está difícil continuar com todas, mas disse não ter pressa de vender , a não ser que encontre quem pague o valor que ele pede, que é de R$60.000,00. A loja mede aproximadamente 100 m, e o valor do aluguel é de R$ 2700,00.

    2- Ponto comercial fechado com aproximandamente 60m, em rua com bom movimento, porém com sentido de subida bairro-centro mão única para veículos, e fluxo de pedestres tanto subindo para o centro, qto descendo para o bairro. As lojas vizinhas são uma loja de roupa íntima e uma loja de calçados, além de algumas outras de produtos de preço baixo. Tbém fica próxima do terminal de ônibus central.
    O valor do ponto é de R$ 20.000,00, e o aluguel de R$ 1500,00.

    Na cidade tem 2 lojas de cosméticos, sendo do mesmo dono, é forte e tem bom movimento.

    O ponto 1 é o que fica mais próximo de destas lojas, que estão localizadas no calçadão, ambas na parte mais movimentada.

    O ponto 2 fica numa região um pouco mais longe, mas não muito.

    Seria mais viável começar no ponto 2, em virtude de eu ser do comércio, mas não deste ramo, e ainda estaria estruturando a loja, talvez na abertura a loja talvez ainda não estivesse completa, com todas as marcas, e pelo investimento inicial menor.

    Ou seria melhor o ponto 2 por estar localizado no calçadão e com maior visibilidade e maiores chances de crescimento, porem com o risco de sofrer boicote do dono da outra loja de cosméticos junto aos fornecedores?

    E gostaria ainda de sua opinião sobre o ramo de cosméticos. Gosto muito desse ramo, tendo grande afinidade.

    Desde já agradeço imensamente por sua avaliação, se faltar algum dado, só me falar que respondo rapidamente.

    Um grande abraço.

    • Dalva,

      Faça várias visitas aos dois pontos comerciais em horários de baixo e alto movimento para identificar se as pessoas que circulam serão potenciais clientes do se futuro empreendimento.
      Em um primeiro momento, eu diria que o segundo ponto é mas interessante porque: proximidade de parada de ônibus, próximo de outros empreendimentos que atraem público feminino que poderão ser suas potenciais clientes, além de ter um fluxo de pedestres, logo uma via de carro, nao fará tanto peso. – Agora seu empreendimento precisa ter produtos consumidos e com valores que correspondam a esse público presente no em torno.
      O primeiro ponto comercial, você que tem baixo movimento, mas será que o público é diferenciado? Possuem carro? O volume de compra é maior do que os do centro da cidade? Bem estar perto da concorrência, na maioria das vezes, não é ruim, pois geram um ponto de gravitação, isto é atraem clientes que pretendem consumir o produto e que vão para esse local porque sabem que terão mais de uma opção de lojas para encontrar e comprar os itens pretendidos.
      Bem espero que tem contribuído com sua análise.

  60. Boa Tarde Conceição,

    Estive lendo o seu blog pois estou comprando um empreendimento e estou em busca de novas informações pois sou novo nesse mercado, era funcionário e saí da empresa que trabalhava para ter meu próprio empreendimento. Entretanto tenho algumas dúvidas:

    Sobre mim:
    Minha profissão: Técnico de Sup. TI. (Informática)
    Pretensão: Assistência técnica Computadores (WIN) Redes e Notebooks, e conhecer outros empreendimentos (Ex. papelaria)

    Sobre o Empreendimento:
    Alugado, com poucas mercadorias em estoque (apenas o que está está exposto), tamanho do ponto: aprox. 11x4metros, tem uma pequena cozinha, basicamente tem dois balcoes, prateleiras, máquinas de plastificar, encadernar, tem algumas parcerias com Correios, vendas de revistas, máquina de xerox, muito resumidamente: é pequena, situada num Centro de Negóciosl, onde os clientes são outros empreendedores como advogados, escritórios, etc, ou seja, o fluxo de clientes comuns é pequeno.

    O que me chamou a atenção:
    – O ponto em si é bem localizado neste prédio na entrada principal na esquina, são dois blocos grandes de salas.
    – Existem demandas a serem exploradas:
    1 – Montar uma pequena Lan house com duas máquinas pelo menos;
    2 – Recarga de cartuchos e tonner para impressoras

    Mas o principal:
    Além de ter produtos de papelaria para venda, poderia inserir produtos de informática, além de prestar assistência a computadores, notebooks, redes, sistemas operacionais, etc.

    Ou seja, além de fazer o que eu sei que é prestar assistencia técnica em informática, teria a papelaria que poderia me trazer uma experiência de um mercado novo e promissor com a possibilidade de uma pequena lan house além de inserir recarga de cartuchos, etc,

    A minha dúvida é:
    Nunca tive um empreendimento, não conheço bem e estou receoso, de acordo com a dona atual o empreendimento tem um bom faturamento que cobre despesas de aluguel, condomínio, etc. mas mesmo assim sei que terei gastar uma grana inicial para remodelar o lugar do meu jeito.

    O ponto comercial é alugado.

    Gostaria de uma opinião de quem conhece esse ramo, ou mesmo de outros empreendedores que têm experiência em negócios sobre tudo isso.

    Ela não colocou preço ainda, mas deve estar em torno de uns R$ 20.000,00,
    Ela está cobrando R$5.000,00 pelo “PONTO”, mercadorias e bens que se encontram na papelaria, etc.

    * Qual caminho devo tomar para avaliar o valor desse empreendimento?
    * Como poderá ser a transferência para mim, a parte burocrática onde será transferida a propriedade dela pra mim, que cuidados devo ter nessa transição?
    * Como posso conseguir um financiamento para fazer as mudanças que pretendo, como implantar a lan house por ex.

    Existe uma possibilidade disso sair do papel e dar certo?
    Agradeço a todos e aguardo respostas.
    Obrigado pelo espaço Conceição, parabéns pelo blog.

    • Olá João,
      Seu raciocínio quanto a mercado está legal.
      Agora…vamos fazer as contas primeiro, antes de fechar a compra do empreendimento!
      1- Quanto será o investimento de reforma?
      2- Quanto será o investimento para o primeiro estoque de produtos – sua renovação e complemento?
      3- Quanto é de fato o custo fixo e receita na atual situação? – ajudará para validar o valor cobrado pelo ponto, além de ajudar a projeção financeira do empreendimento.
      4- Aproveita e faz uma pesquisa rápida para saber que os empreendimentos destes prédios possuem contratos de assistência técnica e os tipos de máquinas e impressoras. – ajudará para dimensionar a inclusão dos novos serviços.

      Gostaria de ver seu sucesso, neste novos caminhos que você está tomando! Antes de fazer esses levantamentos e aí continuamos a conversar.

      Um abraço

      Conceição

  61. Boa tarde Morais.

    Meu nome é Tatiana e estou estudando para abrir uma franquia de chocolate (Cacau Show ou Cacau Brasil). Vi no site que um dos principais itens de avaliação para o potencial de um ponto comercial é a analise de potencialidade da área (sua área de influência, fluxo de pessoas, o perfil das pessoas que circulam e/ou fazem negócios, volume de negócios que são gerados). Como eu faço para obter essas informações? Eu consigo obter esses dados pessoalmente ou preciso contratar? Minha cidade possui 156 mil habitantes, área de 60 km² e densidade demográfica 2.400 hab/km².

    • Olá Tatiana,
      Essas informações você deverá identificar no locais que considere os melhores pontos comerciais. Nesses pontenciais pontos você deverá observar e buscar dados secundários do seu em torno. Se vc definir alguns endereços, poderei ajudar no levantamento dos dados secundários para sua análise. visite o ponto em diversos horários para identificar se o publico que circula é o publico definido como consumidores dessa franquia de chocolate. Averigue se a franquiador irá lhe ajudar também nessa análise.

  62. Olá Conceição,

    Minha família possui uma loja de materiais esportivos, a qual estará fazendo 1 ano e meio em Julho. Os negócios vão bem e eles pretedem abrir outra unidade. Atualmente não trabalho no ramo, porém vejo que seria promissora esta oportunidade de ter o próprio negócio, ainda mais tendo o suporte de pessoas que já trabalham com isso a mais de 20 anos. Não possuo muito capital, porém contaria com o crédito e suporte da loja principal para começar e fazer o negócio girar. Quanto ao ponto: Temos negociado com uma pessoa que está reformando um ponto, estou tentando me aproveitar da situação e conseguir um valor reduzido, uma vez que compraria ainda na reforma. A previsão de entrega é somente em Outubro, o que nos daria talvez até um “parcelamento”. Gostaria de seus conselhos para esta situação,

    Um abraço,

    Douglas Losacco

  63. Estou com interesse em comprar uma máquina de sorvete expresso italianinho, mas estou com dúvida em relação ao ponto de venda. Como esta máquina é móvel não sei exatamente o que vou pagar por usar áreas públicas como praças( lugares muito movimentados no centro)
    Preciso muito de sua ajuda.
    atenciosamente,
    Daiana

  64. Estou em processo de abertura da minha empresa, uma loja de revenda de roupas. O público específico da loja são pessoas modernas, mais antenadas com o estilo, algo mais diferenciado e exclusivo. Estou com dúvida em relação ao ponto comercial, que é dentro de uma galeria (ouro fino). Estive alguns momentos acompanhando o fluxo que não é aquelas coisas, mas até tem um certo movimento, porém existem algumas lojas vazias já tem algum tempo. Existe uma loja no piso mais concorrido, porém com o aluguel de R$ 3.000,oo e que estou achando muito caro, porém fico na dúvida pois sei que meu público estará lá, mas não na quantidade esperada… Será que com um bom produto, boa qualidade e bons preços consigo criar uma clientela e levá-los para dentro da galeria? Em contra-partida não existem mais lugares pequenos na região…

    • Elder,

      Pelo que voce descreve, esse ponto comercial já demonstra pontos falhos. Não conte que seu empreendimento terá o poder de reverter o fluxo de cliente na galeria.
      A propria galeria com o conjunto de lojas que tem o poder de gerar um fluxo de cliente e esse perfil que precisa ser analisado se corresponde com seu produto.
      Se náo acontece isso, é muito arriscado alugar o ponto comercial.

  65. Preciso de uma empresa que preste serviço de consultoria no estudo de viabilidade de ponto comercial. Na verdade preciso saber qual o melhor bairro pra implantar um negócio em Salvador-BA. Alguém poderia me indicar uma empresa que faça tal serviço? Desde já agradeço qualquer ajuda e desejo sucesso para todos os leitores deste blog. Que Deus abençôe a todos!

    • Tiago,
      Até procurei pesquisar algumas indicações para você, mas não consegui. Você poderá buscar o Sebrae mais proximo para pedir essa indicação ou você uitlizar o software, bussola sebrae que ajudar a realizar levantamentos segundários do em torno do ponto comercial.
      Caso você tenha duvidas de como manuseiar, você poderá enviar para mim o endereço, e ramo que pretende atuar para que eu possa tentar realizar alguns levantamentos para você. envie para meu email mcmoraescosta@yahoo.com.br

  66. Prezada Conceição,
    Parabéns pela sua capacidade de ajudar tantas pessoas. Que Deus sempre te ilumine!
    Preciso de sua sábia orientação:
    Abri um salão de cabelereiros há 9 anos em imóvel alugado de boa localização, mas meu sócio investidor de 40% nunca apareceu no estabelecimento. Há 3 anos, por problemas pessoais,ofereci a um cabelereiro renomado que admnistrasse o mesmo , ganhasse suas comissões rotineiras pelo trabalho realizado com suas clientes e com o lucro total do salão fosse comprando minhas cotas para que eu pudesse me afastar definitivamente do negócio. Nesses 3 anos adquiriu 10% das cotas e com o restante do lucro reinvestiu em maquinário, reformas e melhorias. A infra-estrutura está ótima e agora ele me devolveu a administração. Estou literalmente desesperada. Não tenho tempo porque tenho emprego em outro ramo. O que devo fazer? Ninguém que conheço quer entrar na sociedade. Estou sem saída . Devo passar o ponto? Qual a melhor maneira de vender a empresa sem perder os 15 profissionais liberais comissionados que trabalham lá e são os responsáveis pelo faturamento? Existe um corretor sigiloso? Pensei em sair oferecendo 10% para vários profissionais da área pela região. Me ajude por favor . Muito obrigada. Claudia

    • Claudia,
      Primeiro, não teria que colocar uma pessoa gerenciando e voce monitorando os resultados? É importante escolher uma pessoa que tenha habilidades para gerenciar equipe para evitar problemas com os profissionais que pretende manter.
      Caso queira vender, elabore o demonstrativo financeiro da empresa e veja quanto em media é o lucro da empresa para ajudar nas negociacoes.
      Sei que é uma decisão dificil, mas você precisa tomar antes que seu empreendimento se deteriore!
      Avalie seus ganhos e o tempo que vc possui para tal.

  67. Cara Conceição,

    Não conheço o ramo de alimentação e tenho muitas dúvidas, achei o seu site excelente pois foram sanadas algumas delas.
    Estou em estudo para abrir um restaurante em um prédio comercial, o ponto é no looby do ediifício o espaço existe somente na planta ainda preciso mobila-lo. A questão principal é sobre o valor desse ponto comercial, pois como avaliar esse ponto sem ao menos ter faturamento, maquinário e etc (Nunca houve comércio nesse local). Preciso saber como chegar a um valor, pois o ponto é de uns dos investidores que não sabe o valor exato e se é como cobrar o valor do ponto nessas condições. O espaço é da construtora do prédio. Agradeço Antecipadamente.

    • Conceição,
      Gostaria de orientações: Meu filho é atleta de mountain bike e conhecedor do ramo de bicicletaria quanto a peças e parte mecânica, também tem muitos amigos ciclistas aqui na cidade. Minha dúvida é quanto ao investimento que ele tem de 15 mil para comprar as ferramentas, e sobrará 10.000, para compra de mercadorias, será uma oficina com reposição de peças, ele terá uma despesa mensal de 1800, entre aluguel e demais despesas ja contabilizadas, estou muito preocupada com este empreendimento, o dinheiro é de meu pai que está nos oferecendo para pagamentos futuros. Já pesquisei a respeito dos concorrentes que ele terá, mas cheguei a conclusão de falta de atualização no meio.Preciso muito de sua opinião, quanto a este negócio, o ponto comercial
      é novo, em local até bem situado, uma loja com boa aparência, mas o valor de outros pontos variam entre 600,00 e o proprietário deste imóvel quer 750, mensais o que você nos aconselha?

  68. Boa tarde Conceição,

    Estou negociando a abertura de uma autoescola e aluguei um ponto onde é uma casa em cima onde vou morar e um salão grande embaixo e o prédio fica localizado perto do centro e perto do prédio tem um mercado de porte médio, padaria, açougue e tem uma autoescola que fica na rua de cima do prédio é paralela. Será q é um ponto bom??? Vou pagar R$ 1500,00 de aluguel pelo prédio todo, será que é muito??Me ajude por favor. A cidade tem uns 35.000 ,il habitantes e tem 3 autoescolas.

  69. BOA NOITE CONCEIÇÃO,

    ESTOU COM UMA GRANDE DUVIDA, ME AJUDE.
    TENHO UM COMERCIO HA 15 ANOS DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO,EM UMA CIDADE QUE ESTÁ ‘agora’ EM GRANDE DESENVOLVIMENTO E EVIDÊNCIA. POR ESSE MOTIVO TIVE ALGUMAS PROPOSTAS EM ALUGAR MEU PONTO COMERCIAL. POIS ELE ESTA BEM LOCALIZADO, PRÓXIMO A BANCOS, SUPERMERCADO,PONTO DE ÔNIBUS E TREM, ESTACIONAMENTO PUBLICO,FÁRMACIA, HOSPITAIS, CLINICAS,CASA LOTÉRICA,ETC.É UMA AVENIDA DE MÃO DUPLA. A PROPOSTA É INTERESSANTE O VALOR DO ALUGUEL É BOM. NÃO QUERO FECHAR MEU COMERCIO, ESTOU VENDO OUTRO PONTO COMERCIAL COM O VALOR BEM MAIS BAIXO QUE MEU PONTO. ME PREOCUPO EM PERDER MEUS CLIENTES POIS SOU REFERENCIA NESTE PONTO. ENCONTREI UM PONTO NA MESMA AVENIDA , É MENOR TEM APROXIMADAMENTE 5X30, E OUTRO PONTO É EM UMA RUA DE MÃO ÚNICA, MAIS PRÓXIMO TAMBÉM TEM 2 MERCADINHOS POPULAR, POSTO DA RECEITA FEDERAL, UM MERCADO PUBLICO COM ESTACINAMENTO, E O PONTO MEDE 20X40,TEM ESTACINAMENTO PRÓPRIO
    COISA QUE O MEU NAO TEM, E NEM TEM COMO FAZER. POR ESSE MOTIVO, FICA COMPLICADO P CARREGAR OS CAMINHÕES E DESCARREGAR MERCADORIAS, ALGUNS FORNECEDORES NÃO QUEREM MAIS DESCARREGAR, POR NÃO TER UMA AREA DE CARGA E DESCARGA DE MERCADORIAS, ENTÃO ELES SÃO MULTADOS, FICANDO INVIÁVEL PARA A EMPRESA, ALGUMAS DELAS NEM QUEREM FAZER ENTREGA NA MINHA LOJA. POIS ELAS ALEGAM QUE A MULTA É MAIOR QUE O LUCRO . TAMBEM ISSO É UNICO PROBLEMA QUE MEU PONTO TEM.
    ALGUMAS PESSOAS FALAM QUE É ARRISCADO EU SAÍ DESSE PONTO, POIS NESSA AVENIDA SOU O UNICO ARMAZEM DE CONSTRUÇAO, E AS PESSOAS JÁ TEM ESSA REFERENCIA , OUTRAS DIZEM QUE PRA ONDE EU FOR OS CLIENTES VÃO ATRÁS, PORQUE SOU CONHECIDA POR TER UM PREÇO BAIXO NO BAIRRO.
    O QUE DEVO FAZER?
    FICAR NO PONTO MENOR , MAS SENDO NA MESMA AVENIDA?
    IR PARA O PONTO MAIOR EM UMA RUA COM OUTROS CONCORRENTES DO MESMO RAMO?
    OU FICAR ONDE ESTOU E REFORMAR A LOJA.?

    AGUARDO SUA RESPOSTA.

    ALESSANDRA
    CABO DE SANTO AGOSTINHO. PE

    • Alessandra,
      Procurei refletir sobre sua situação e me veio outros questionamentos para tentar ajudá-la na sua decisão.
      • Analisar o perfil de seus clientes quanto a:
      oLocalização – onde moram e ou local das obras realizadas
      oMeio de transporte que utilizam
      oPrincipais reclamações que fazem sua a empresa
      Considerações: a localização dos clientes poderá indicar o endereço mais conveniente para sua localização. Quanto ao meio de transporte, essa informação irá lhe apoiar para discernir se sua localização inibe ou contribui o acesso de seus clientes, já que você falou que existe nas proximidades estacionamento.

      •Motivações de compras
      oPara pequenos consertos
      oConstruções planejadas
      oReformas planejadas
      Considerações: se boa parte das compras forem para pequenos reparos, o ponto comercial atual ou o ponto que fica na mesma rua, tem impacto!
      Se boa parte das compras for de construções e reformas planejadas, a localização atual não terá impacto. Você poderá fazer uma abordagem de entrega na obra.

      •Qual a tendência quanto ao planejamento municipal para o em torno do ponto comercial? Haverá mudanças no trânsito? Tem ou terá regras de horário para descarregar ou carregar caminhões?

      •O atual ponto tem espaço para reforma e minimizar os atuais problemas vivenciados? Qual viabilidade de reforma e retorno desse investimento?

      •Como você visualiza o futuro da sua empresa? Qual dos pontos comerciais poderá conciliar o bom atendimento com a clientela de hoje e a que você pretende atingir com potenciais melhorias da empresa?

      Considerações: Caso você conclua sair do atual ponto comercial, é interessante você fazer uma promoção para cadastrar os contatos de todos os clientes e promover um cartão de fidelidade com desconto para as primeiras compras no novo endereço. Enfim, podermos aprofundar algumas estratégias, caso essa seja sua decisão.

      Fico a disposição para continuarmos a conversar sobre a situação.

  70. Ola Conceição, meu nome é Cristina, comprei um ponto no valor de 25.000,00 bem no começo do ano em um centro comercial em Osasco, em seguida tive uma crise renal tive que fazer uma cirurgia de emergência, continuei meus tratamentos mas meus medicos me informaram que meu problema não foi resolvido tenho que fazer outra cirurgia mais invasiva e terei de passar alguns meses de molho, quero passar o ponto de minha loja.
    Seria correto passar pelo mesmo preço que comprei com mobiliario, sem estoque?
    Como passar o ponto mais rapido,estou com anuncio na internet já quase 2 meses, me ligam varias pessoas interessadas mais nada certo só perguntam.
    Estou com a loja aberta meu faturamento é de 10.000,00 -12.0000,00 mensais, não tenho funcionária, pago aluguel de 1300,00 + 400,00 de condominio.

    • Cristina,
      É importante você decidir o foco da sua venda, como por exemplo, vender exclusivamente o ponto comercial ou vender a proposta de negócio implantado.
      Se for comercializar só o ponto comercial, você precisar apresentar todas as vantagens na estrutura e do em torno do ponto, tais como: estacionamento, pontos de taxi, paradas de ônibus, fluxos de pessoas que circulam e seu respectivo perfil, principais empreendimentos vizinhos e outras questões que você considere relevante.
      Se você for comercializar o negócio implantado, você precisar estruturar o plano de negócio que possa melhor apresentar o negócio e realizar uma projeção financeira.

      Quanto ao valor que você mencionou que comprou o ponto precisar ser considerado, a alta dos preçosno segmento imobiliario e o contexto do estado da estrutura do imovel e o ambiente que vieram contribuiram para valorizar ou desvalorizar.
      Quanto ao valor de faturamento da empresa, será necessário complementar as informacoes para realizaros calculos para valorar a empresa, quanto negócio e carteira de cliente construida.
      Exemplo:
      Faturamento:12.000,00
      Imposto: – ______
      Comissão: – ______
      Custo direto de comercialização: -_______
      = margem de constribuição
      custo fixo: – (1700,00 + material de expediente, telefone, segurança, prolabore, etc)
      = Lucro

      Não esquecendo de analisar, quais os sites você está anunciando na internet e as palavras-cheve utilizadas para facilitar as pessoas lhe encontrarem na internet.

      Espero que tenha respondido seu questionamento e fico a sua disposição para continuarmos conversando.

  71. Boa Tarde! Estou com uma imensa dúvida. É “legal” a venda do pnto comercial? Exemplo: A pessoa quer vender o ponto por r$200.000,00 (alega este valor por estar no mercado há 15 anos) sendo q de mercadoria ela só tem r$15.000,00. Ademais, irá me cobrar o aluguel do prédio por r$2.000,00 mensais. Tal procedimento está correto? E se ela me pedir o prédio de novo? Perco tudo o que investí??? Obrigada! Aguardo!

    • Tatiane,
      O valor de negócio é calculado contemplando vários aspectos: imobilizado (móveis, equipamentos, utensilios, etc) , estoque e o que esses 15 anos de empresa firmou no mercado quanto a projeção financeira em um demonstrativo financeiro.
      Precisa-se ter a ideia mensal ou anual atual e previsao futura do faturamento para avaliar se de fato vale R$ 200.000,00.
      Qualquer dúvida ou mais informação que você tiver poderemos dar continuidade e poderei passar para seu email uma planilha para realizar essse cáculo.
      Conceição

  72. Boa Noite Conceição,
    estou comprando uma loja de roupas infantis, é a atual proprietária está me pedindo o valor de R$ 75.000,00. Porém não sei se o valor é justo. O ponto comercial é muito bom, um dos melhores quarteirões do meu bairro – mais movimentado. Tem duas vagas de estacionamento em frente da loja. Porém o layout da loja não é dos melhores (nem vitrine tem, embora exista espaço para tal) e o faturamento mensal está baixo: em torno de R$ 7.000,00 (motivo da venda do ponto, a atual proprietária diz não ter tempo para se dedicar ao negócio já que tem outro empreendimento). E realmente acredito que se eu fizer um bom trabalho realmente aumento este faturamento. A questão é que terei que investir dinheiro para modernizar a loja. A o aluguel é de R$ 1.800,00. Você pode me ajudar? Obrigada. Roberta.

    • Roberta,
      Contabilize o valor do estoque e dos móveis que você irá ficar. Agora, Se a empresa fatura R$ 7000,00, acredito que o resultado financeiro da empresa seja negativo. Verifique o histórico deste ponto comercial se já funcionou empreendimento do mesmo segmento ou não, pois esta resposta poderá pesar no valor do suposto ponto comercial.
      Para chegar no consenso de R$ 75000,00 é justo, faz necessário elaborar uma projeção financeira do que você irá modernizar e alavancar financeiramente a empresa. Esse calculo poderá contribuir para validar esse valor. Se você for fazer esse cálculo, responda para mim, que enviarei uma planilha para ajuda-la a fazer esse calculo, entretanto, precisar projetar e somar com os bens já existentes que você irar adquirir nessa compra.
      Reflita!

      Conceição

  73. olá Conceição,

    Eu quero montar um salão de beleza, o que acontece e o seguinte:
    eu tenho uma amiga, que ela ja tem um ponto, porem e uma loja de roupas e ela me sugeriu uma sociedade, só que, ela julga que o ponto dela vale R$10.000,00 só que, ela não tem faturamento nenhum ela esta quase falida mais a localização do ponto e muito boa de ótimo movimento e existem vários salões de beleza e todos estão sempre cheios, por isso me interessei na proposta dela, no caso, ela daria o ponto e eu entraria com os moveis, só que,os moveis não chegariam na quantia dos dez mil reais. Dai ela falou que ficaria 60% ela 40% eu, só que, não estou de acordo, já que a loja dela não tem faturamento nenhum e a gente vai abrir outro tipo de negocio(no caso um salão de beleza) e teríamos que reformar o ponto todo…
    o que voce acha????

    • Cielly,
      Primeiro, vocês irão iniciar uma atividade completamente diferente. Então vocês deverão começar a negociação do zero, isto é, montar uma proposta de sociedade que seja bom para as duas. O percentual das cotas deverá corresponder com o valor investido para implantação da empresa, além que esse valor irá compor o capital social da empresa.
      Quanto ao valor do ponto comercial, você precisa questionar como foi calculado este valor e se ela tem propriedade oficial deste ponto comercial.
      Ats
      Conceição

  74. olá, tive uma proposta , de um ponto de restaurante, a proprietaria está lá ha mais ou menos 2 anos. ela quer passar o ponto(o predio é alugado1,050,00), deixaria 14 jogos de cadeiras/mesas de madeira, uma chapa de lanche, 1 fritadeira, e duas prateleiras. e nada mais. ela quer o valor de 15.000,00. ela servia almoço, marmitex. acontece que a minha intençao se eu assumisse o negócio, seeria abrir uma lanchonete, trabalhando das 4 da tarde até as 11 da noite, pq em frente tem uma faculdade. seria esse meu alvo de publico,ela tb servia café da tarde nessa faculdade, que segundo ela com o lucro desse café, ela pagava o aluguel., acontece que ela quer passar o ponto e quer continuar com essse serviço do café da tarde, já que ela está indo pra outro local, onde ela irá trabalhar com buffet de festas. mas quer continuar servindo o café da faculdade. é certo isso, ela passar o ponto e continuar com uma parte da clientela do negócio? e o valor pedido, está dentro dos parametros? muito obrigada.

    • Paloma,
      Se o ponto é tão bom, porque esta pessoa está repassando o negócio?
      Mas vamos lá. É importante fazer duas contas:
      (1) qual o valor de mercado dos itens usados que vão ser deixados, tais como, cadeira, mesa, pratileiras, fritadeira, etc. Você irá fazer uso desses itens?
      (2)vamos fazer a projeção financeira quanto a: faturamento, custo direto, imposto, comissão de venda, custo fixo,lucro – essas informações ajudará a valorar o ponto comercial.
      Vou enviar uma planilha para você por email. Preencha a planilha e fico a disposição para tirar suas dúvidas.
      Ats
      Conceição

  75. Olá Conceição, tudo bem ? parabéns pelo blog !! SUCESSO

    segue a minha duvida, estou pensando em passar o ponto do meu comercio.
    trata-se de um mercado com aprox. 250 metros quadrados, a 10 anos no mercado, dentro de um condominio fechado e o concorrente mais proxima a + de 10 km……acredito que um valor justo seria 400.000 e um aluguel de 5.000 mes…
    me ajude, estou certo desses numeros…..não estou pensando nas maquinas e nem em estoque que tb não passa dos 10.000,00 pois não trabalho com estoque somente oque tem nas prateleiras…por esse e outros motivos estou fazendo um preço fechado……
    e referente a documentação tem algo para me passar !!

    muito obrigado,
    abraços !!
    Ricardo

  76. Bom dia Conceição, antes de mais nada, parabéns pelo blog. Muito esclarecedor.
    Tenho uma dúvida, se puder ajudar.
    Tenho uma loja de 500m2 na rua mais movimentada de minha cidade, próxima à rede bancária, lotéricas, mercado e correios. A venda mensal gira em torno de 40.000 numa media anual. Possuo no momento uma dívida de 50.000 entre fisco e fornecedores.
    No entanto, recebi recentemente uma proposta de uma rede de médio porte para a compra de meu ponto comercial, possivelmente com “porta fechada”.
    Como posso ter uma ideia do valor de meu ponto para não aceitar uma oferta muito baixa?

    Grato pela atenção,
    Osmar.

    • Osmar,

      Para ajudar no seu entendimento para valorar sua empresa, gostaria que lesse o seguinte artigo http://casosecausos.com/2011/10/10/685/. Esse artigo detalhe as informações para você chegar no valor.
      Eu não posso estipular um valor sem ter mais informações para tentar calcular. Precisarei de saber as informações indicadas no artigo indicado, ressaltando os custos da mercadoria vendida, despesas operacionais, efeito da sazonalidade, se vai ser vendido só o ponto comercial e ou o imóvel.
      Enviei para seu email um planilha para contribuir nessas informações.
      Aguardo mais informações para poder lhe ajudar.
      Conceição

  77. Boa noite Conceição
    Estou querendo comprar um pet shop/clinica veterinaria já estabelecida há 4 anos
    em ótimo ponto comercial.Como faço para saber se o valor que está sendo pedido é certo.Os proprietários dizem que o faturamento gira em torno de R$ 35.000,00 por mes,e o lucro liquido é de R$ 8.000,00.A casa precisa de algumas reformas.
    O motivo da venda é mudança para o interior.Estão pedindo R$ 180.000,00 e eu estou oferecendo R$ 130.000,00,mas ainda acho muito pela fraca estrutura.Voce poderia me ajudar nessa avaliação??Muito Obrigado.Doraci

    • Doraci,

      Acho estranho essa empresa ter um lucro líquido de R$ 8.000,00, tendo essas condições precárias que você comentou. Peça balanço e o demonstrativo financeiro ao contador e solicite o relatório do histórico de venda ou extrato de vendas em cartão de crédito para tentar lidar pistas da veracidade dessas informações.
      Conceição.

  78. Cara Conceição, gostaria imensamente de sua preciosa ajuda, vou receber uma loja de volta, acabou o contrato, então pedi o imóvel, é bem localizado, de esquina, estou pensando em salão de beleza, no entanto não quero trabalhar no ramo, só administrar, acha que devo ter um(a) sócio(a), ou só contratar profissionais? Ainda, tem boas franquias nesse ramo?

    • Cida,
      Você já pesquisou o entorno do ponto comercial para confirmar se abrir um salão de beleza é uma boa oportunidade?
      Quando você diz que não quer trabalhar no ramo… é algo para refletir os pontos favoráveis e desfavoráveis dessa decisão, pois como você vai administrar e delegar poderes de algo sem ter domínio sobre o assunto? Na ausência de um profissional chave no seu salão, como você vai resolver de imediato para não parar as atividades? Qual o tempo disponível que você terá para administrar esse empreendimento?
      Ter um ou mais sócio vai depender de como se dará essa sociedade e o papel deles na empresa, além do processo de remuneração. Leia um pouco mais sobre a questão de trabalhar em sociedade por este artigo do meu blog http://casosecausos.com/2010/05/11/saiba-escolher-seu-socio/
      Quanto a franquia você poderá pesquisar sobre o segmento de beleza no seguinte link: http://www.portaldofranchising.com.br/site/content/guiadefranquias/index.asp?codSeg=20&seoUrl=guia-de-franquia-beleza,-saude-e-produtos-naturais
      A nossa conversa não terminou por aqui… vamos aprofundar quando você refletir sobre as questões acima!

  79. tenho uma bicicletari vendemos 2000 mes gotaria de uma consutoria do sebrae pos pletiamos cpnstruir uma loja mais comfotavel demos credito da caixa estamos em duvida?

  80. Olá gostaria que se possível vc pudesse esclarecer uma dúvida:
    Estou interessado em abrir uma bombonier porem, estão pedindo 23 mil no ponto que ja se encontra fechado, é correto pedir o valor do ponto qd qual se encontra fechado? não há mercadoria e nem movéis, somente o salão.
    obrigado e aguardo retorno.

    • Aparecida,
      O valor que estão pedindo contempla o que? É imóvel? É simplesmente o “ponto comercial”?
      Aguardo mais informações para que eu possa lhe ajudar!
      Conceição

  81. Muito obrigada pela atenção, é simplesmente o ponto comercial, mas se encontra fechado e sem mercadorias, digamos que esteja vazio ainda existe venda de ponto?

    • Já que é somente o “ponto comercial”. Precisamos refletir e analisar o valor por duas linhas:
      (1) Precificar o ponto a partir de sua projeção financeira, se poderá gerar um lucro que venha atingir o valor pedido. Você já vez sua projeção de vendas, custos e lucro da futura empresa? Se sim, você poderá enviar essas informações que poderei ajudar a calcular.
      (2) Quanto tempo esse empreendimento está fechado? Faz pouco tempo? Quando o empreendimento antigo estava aberto, qual o lucro liquido médio era gerado? A partir desse valor se poderá avaliar se o preço é justo ou não.
      Espero que tenha ajudado, pois um ponto comercial fechado por muito tempo perde sensívelmente seu poder de cobrar o valor do ponto, reduzindo o direito de se cobrar o preço justo de aluguel de ponto comercial.

  82. Olá gostaria de uma orientação,reformei um salão que pertence ao meu sogro,antes havia um bar no local e eu montei um salão de beleza há 3 anos,fiz a reforma sozinha e não foi descontado nenhum valor no aluguel mensal durante esses anos.
    1- Gastei 25 mil com reforma,mercadorias e moveis.
    2-pago 500,00 de aluguel mensal.
    3-Pago 400,00 de despesas gerais( luz,água e telefone)
    4- Faturamento liquido de 3.000,00
    Gostaria de saber se nessa situação posso vender o ponto ?
    Desde já obrigada.

    • Rosilene,
      Para se chegar a um valor mais coerente precisamos checar as seguintes informações:
      = Faturamento (valor ganho de todos os serviços realizados)
      – custo direto com cada cliente na prestação de serviço
      – comissão (caso se pague aos profissionais que trabalham no salão)
      – Impostos
      = Receita Bruta
      – Custos fixos ( aluguel + funcionários + encargos + material de expediente+ material de limpeza + manutenção patrimonial + depreciação do imobilizado + assinaturas de revistas + transporte + vale transporte + segurança + pró-labore + internet + telefone fixo e móvel + publicidade + água + energia elétrica, etc)
      = Lucro

      As informações que você passou, diz:
      Faturamento = R$ ???,00
      (-) Imposto = 0,00
      (-) comissão = 0,00
      (-) custo direto = 0,00 (acredito que você deve ter…)
      = Receita bruta
      (-)Custo fixo = 400,00 (sugiro que revise para incluir os itens acima)
      = Lucro = 3000,00 (Você já retirou seu pro-labore?)

      E quais as variações que existe no decorrer de 12 meses. O valor de R$ 3000,00 é constante?
      Verifique essas informações que avançaremos no valor!
      Aguardo notícias!

      • Olá,trabalho sozinha no salão,fica em frente a minha casa,
        aluguel = 500,00
        fixo = 400,00( água+energia elétrica+telefone fixo+material de limpeza)
        o valor restante tem a variação de 3,400 até 3,600,00

        3,000,00 fica comigo todo mês
        a variação entre os 400,00 e os 600,00 uso para repor material,não faço estoque.
        desde já obrigada.

        • Rosilene,
          Se os R$ 3000,00 fica 100% com você como sua remuneração. Podemos considerar que não existe lucro. Você só “empata as contas”, logo, o valor da empresa é o valor que você venderia os móveis e equipamentos da empresa. Como lhe mostrei anteriormente:
          As informações que você passou, diz:
          Faturamento = R$ ???,00
          (-) Imposto = 0,00
          (-) comissão = 0,00
          (-) custo direto = 0,00 (acredito que você deve ter…)
          = Receita bruta
          (-)Custo fixo = 400,00 (sugiro que revise para incluir os itens acima)
          = Lucro = 3000,00 (Você já retirou seu pro-labore?)
          Com as novas informações:
          As informações que você passou, diz:
          Faturamento = R$ ???,00
          (-) Imposto = 0,00
          (-) comissão = 0,00
          (-) custo direto = 400,00 a 600,00 (material gasto para gerar o faturamento do salão)
          = Receita bruta
          (-)Custo fixo = 400,00+500,00+3000,00=3900,00 (alguel+fixo+sua remuneração)
          = Lucro = 0,00 (nem lucro e nem prejuízo)

  83. Olá,gostaria de sua ajuda.Quero abrir um academia de musculação em meu bairro. Achei um ponto comercial que considero legal, por conta da localização, tamanho e preço, cerca de R$ 900,00.
    Tenho que comprar ainda os demais acessórios que ficarão em torno R$ 50.000,00.
    Pretendo financiar esse valor.
    As mensalidades ficarão em cerca de R$ 50,00. Inicialmente acredito qu teremos no mínimo uns 40 alunos logo no primeiro mês.
    E consigo injetar mais R$ 1.000,00 por mes, independente das matriculas.

    • Tiago,
      Para completar sua análise sobre precisa pesquisa e projetar mais informações da área financeira, tais como:

      – Definir quais os custos que você tem por cada aluno: carteira de identificação, ficha do aluno, avaliação física, brindes, etc.
      – Projetar os custos fixos da empresa: luz, telefone, internet, maquineta de cartão de credito, material de limpeza, funcionários (recepcionista/apoio administrativo), auxiliar de serviços gerais, profissionais de educação física, segurança) material de expediente, manutenção predial, depreciação, detedização periódica, serviços contábeis, etc.

      Pelos valores que voçê passou:
      Faturamento: 40×50 = 2000
      (-) custo fixo por cada aluno= _______
      (-) impostos = _______
      (-) comissão = _______
      = Receita Bruta (ou margem de contribuicao)
      (-) Custos fixos (900+…+..)= _______
      = Lucro = ?????

      Tente levantar mais informações que você tenha uma reserva de R$1000,00 para ajudar a compor nos pagamentos até a empresa começar a se pagar.
      Aguardo notícias suas!!!

  84. boa noite Conceiçao,tenho uma proposta de compra de um ponto comercial ,loja 100m2 com aluguel renovado agora 5 anos ,ramo de materiais de construçao e ferragens., valor 1.200,00 .Trabalho no ramo ,com experiençia de 15 anos em toda area gerencial , vendas e rotina administrativa .Este estabelecimento está no mercado há mais de vinte anos ,dois sócios idosos ,que nao possuem mais tanto vigor e alem de nao precisarem tanto do negocio para seu sustento.Sao pessoas de boa indole ,empresa sem pendencias nenhuma .Possuem apenas dois funcionarios ,me informaram que o faturamento gira em 35.000,00 e diz que o lucro liquido 30 – 35% ,estao pedindo 180.000,00 .Bom estoque ,loja bem estruturada,acho que existe grande possibilidade de crescimento ,te pergunto valor é justo? obrigado aguardo ajuda . MARCOS UNIS DA COSTA
    marcosronizaunis@yahoo.com.br

    • Marcos,
      É importante você verificar a qualidade e o valor financeiro do estoque da loja. Quanto a estimativa do lucro líquido, é líquido mesmooooo ou falta fazer a retirada do pro-labore?
      A valorização da empresa poderemos contar com a dinâmica financeira já contanstante da empresa somado com o estoque e móveis/equipamento. Quanto a dinâmica financeira (valor econômico), estou enviando uma planilha com a simulação com a informação indicada por você.
      Não deixe de simular a sua gestão neste empresa e também o investimento que você precisará de fazer para reformá-la e complementar o estoque para que possa ter um maior dinamismo na empresa, já que você falou que a abordagem da empresa está passiva por conta da realidade dos atuais donos.
      Fico a disposição para maiores esclarecimentos.

  85. OLA Conceição EU TOCO UM HOTEL NA CIDADE DE IBAITI .O HOTEL FICA EM UM LOCAL MUITO BOM BEIRA DE RODOVIA E DE FACIL ACESSO E MEDA UMA RENDA DE UNS 7.500 CONTANDO UM MES PELO OUTRO . LEMBRANDO QUE PAGO 3,5 PO CENTO DO ALUGUEL MAS DESPESAS. AGORA TENHO UM NOVO PROGETO PARA COMEÇAR NA CIDADE E PRECISO AVALIAR COMO VOU VENDER ESTE PONTO DE HOTEL ELE JA TEM UMA CRIENTELA MUITO BOA POS JA FUNCIONA A TRES ANOS VC PODERIA ME AJUDAR A CALCULAR O VALOR DO PONTO?MUITO OBRIGADO E ATE..

    • Marcio,
      Poderei lhe ajudar, mas gostaria que você detalhasse melhor os valores e qual a variação que existe de um mês para o outro.
      Exemplo:
      Faturamento:
      (-) custo por hospede (café da manhã, lavanderia)
      (-) impostos = _________
      (-) comissão = _______
      = Receita Bruta (ou margem de contribuicao)
      (-) Custos fixos (aluguel, manutenção, limpeza, sua remuneração, material de expediente, funcionário+…+..)= _______
      = Lucro = ?????

      Aguardo notícias!

  86. Oi Conceição,
    tudo bom, gostei muito das suas explicações mostradas por vc, aki.
    Por favor, vc pode me ajudar, tenho a proposta de construir pontos comerciais de 15m² p/ aluguel (investimento da construção $100.000,00).
    Mas minha dúvida é oque devo considerar na escolha do imovel no médio prazo (5 a 10 anos):
    _um local no centro (avenida principal) com varias lojas/supermercados/bancos/transito/pessoas/varios concorrentes (imovel de $350.000,00);
    _um local proximo ao centro com poucas lojas/mercadinhos/escolas/posto de saúde/poucos concorrentes (imovel $260.000,00);
    _um local bairro com transito e pessoas do bairro/ algumas poucas loja/padaria/bazar/cabelereiros/bares (investimeno $180.000,00);

    Muito obrigado!

    • Lucino,
      Um dos grandes problemas que acontecem é na construções de centros comerciais que são construídos aleatoriamente. Quanto as opções que você apresentou é importante:
      – observar o planejamento urbano e tendências nesses locais;
      – nesses áreas o que sempre é demando e está faltando;
      – quantos pontos comerciais que poderá construir para analisar a viabilidade financeira;
      – qual valor de aluguel você poderá cobrar;etc.

      A partir dessas reflexões, você poderá decidir quanto ao local que poderá ter mais retorno financeiro, informações para elaborar potencial mix de lojas que poderá viabilizar o ambiente comercial.

  87. Olá! Estou interessado em alugar um imóvel comercial para montar uma loja de artigos de festa. O imóvel é excelente e já avaliei o perfil dos potenciais clientes, comercio local , etc. Resumindo, o lugar é excelente para oque pretendo fazer, porém o aluguel é bastante alto: R$16000,00 + R$1500,00 IPTU por mes.
    Minha dúvida é: Quantos por cento do faturamento mensal posso comprometer com o aluguel? Espero que possa me ajudar. Obrigado

    • Eduardo,
      Não ficou claro para mim, a descrição dos valores. O aluguel mensal é de R$ 16 mil reais e o IPTU é de R$ 1.500,00?
      Independente dos valores você precisa elaborar uma projeção de venda, consequentemente do faturamento desse empreendimento. A partir desse calculo se poderá simular possíveis cenários e capacidade de pagamento.
      Quando o aluguel é alto, valor médio da localidade, sem grandes especulações, tendem a ter um potencial de venda, mas precisar checar se o segmento que se vai atuar comporta para realidade.
      ok?

  88. Olá Conceição, adorei o seu blog !que bom acharmos pessoas com disponibilidade para ajudar aos outros !
    Sempre tive um sonho de abrir uma loja de roupas infantis, Meus pais tinham um armarinho no interior de Minas e tenho tb experiências com roupas pois trabalhei por mais de 10 anos em confecção e já trabalhei como sacoleira.
    Pois bem hoje, passando pela rua vi que um pet shop vai passar o ponto.
    – Fica quase numa esquina, onde os carros são obrigados a virar nela por causa do fluxo. Tem como parar o carro na mesma rua.
    – Tem uma faixa de pedestre em frente a loja.
    – Na mesma calçada tem um Banco Bradesco.
    – Do outro lado da rua tem um supermercado que se eu estiver no caixa eu consigo ver a loja.
    – Perto tb tem duas lojas que vendem roupas infantis, porém uma com numeração até 3 anos e outros com muito pouca opção.
    – Perto do supermercado tem lojas de calçados infantis

    , enfim…. Na minha humilde e leiga opinião tem aspectos positivos, porém a loja é bem pequena mesmo. Não tem nem como colocar um provador de roupas.
    Seria mesmo uma loja compacta. Daquelas para início de carreira, rsrsrssr. Acho que ela dever ter em torno de 20 m2,
    só com um banheirinho e um mezanino para estoque com uma escada colada a parede.

    Diante disso, você acha que vale a pena montar uma loja de roupas num ponto tão pequeno ? Levando em conta que roupa infantil não demanda tanto espaço, mas fica sem conforto para crianças que estejam com os pais, né !
    O bairro é de classe b e c e tenho vontade de trabalhar com roupas de malha ( Malwee – Brandili, etc…. ) mais populares, mas de qualidade.
    Outra pergunta, mesmo sendo tão pequena eu tenho vontade de colocar uma vitrine e fechar a loja com blindex para colocar ar condicionado pois tenho medo das roupas se sujarem devido ao grande movimento de carros. Isso inibi um pouco a entrada dos clientes ou é só eles se acostumarem ?
    Tenho no máximo 50.000,00 para investir e ainda não sei quanto o dono da loja quer no ponto. Estou aguardando o contato dele. Mas se eu puder já te as noções acima fica mais fácil para eu negociar ou não.

    muito obrigada!
    Vanderléia

    • Vanderléia,
      Pelo que você está me falando, área possui bastante movimento? Um fluxo de pessoas passando pela frente do ponto a pé e de carro? Se sim, ótimo! O segmento de vestuário se consegue vender muito por impulso e na melhor do que ter um fluxo de pessoas pela frente da empresa.
      Quanto ao espaço de 20m2, será necessário fazer estudar bem para distribuir o espaço e colocar um provador.
      Já a questão do ar condicionado, veja se é possível colocar um cortina de vento do que uma porta de vidro. Dessa forma não precisa você fechar a porta.
      Precisa ser um ambiente bastante claro e alegre para chamar atenção.
      Quando você tiver as informações do valor do aluguel. Complete com as demais informações da rotina da empresa para analisar a viabilidade.
      Outro grande detalhe são os produtos que você pretende vender, veja os preços que você vai conseguir e seus potenciais clientes (classe B e C) terão capacidade de pagamento e se irão gostar dos produtos! Eles dão a palavra final!
      ok?

      • Oi Conceição, td bem ?!

        Fiz um segundo cometário sobre a presença de escolas a 2 quadras da loja.
        A loja de pet shop em questão tb é inquilina e passa o ponto a princípio por 35.000,00. Mas expliquei que o preço deveria cair pois eu mudaria totalmente de ramo ( reoupa infantil ), portanto não aproveitando nem seu estoque, nem móveis e nem clientela. Ele tb tem condições de remanejar seus bens pois ele tem mais 3 lojas de pet shop . Neste caso estou com receios. Ele ficou de repassar o valor. Mas qual a sua opinião em relação a isto.
        No caso de mudança de ramo, tenho que pagar o ponto comercial ?
        Se tiver, como se recalcula este ponto uma vez que terei que refazer toda a loja, que aliás precisa de reforma boa, pois não está bem conservada por este inquilino, como portas, parte elétrica, etc…
        O atual inquilino tem a obrigação de informar ao proprietário do imóvel sobre este valor e o mesmo tem direito a uma parte ?
        Por sua vez, se ele disser que não abre mão do atual valor, eu tenho como recorrer ao proprietário do imóvel ?

        outra pergunta que acho importante. Em que momento do fechamento do negócio se dá o pagamento do valor do ponto e se isso tem que constar em contrato.

        por favor, preciso muito de sua ajuda ?

        • Vanderléia,
          Se a pessoa do pet shop não flexibilizar o valor. Sugiro que solicite informações contábeis e financeira para valorar a suposta carteira de cliente que fundamenta o valor cobrado. Por exemplo, qual o lucro líquido da empresa? E se ele tem como comprovar isso para você?
          Ok?
          Vamos continuar conversando!

        • Oi Conceição, obrigada pela sua ajuda !
          O valor do ponto caiu para 2000,00 com possibilidade de cair para 15..000,00
          Neste caso você poderia faze uma projeção financeira para mim e me dizer também como calcular qual seria o meu capital de giro ?

          Ele me disse que o faturamento líquido dele gira em torno de 3.500,00 no Pet Shop.( Nuca vou saber ao certo se é isso mesmo ) Neste caso, para roupa infantil fico totalmente sem parâmetro.
          São os dados que tenho no momento.

          50.000,00 – Capital
          15.000,00 – Ponto comercial
          7.000,00 – Valor estimado de móveis – Não fiz orçamento ainda.
          3.000,00 – Valor estimado de reforma, pintura, etc… Vou tentar abater no preço do aluguel, pelo emnos uma parte.
          1.500,00 – Abertura de firma – valor estimado
          10.000,00 – estoque – valor estimado – talvez seja pouco
          ? – Capital de giro

          Despesas fixas
          400,00 – Contador
          1.114,00 – Aluguel
          272,00 — Água
          74,00 – IPTU
          60,00 – Luz
          200,00 – Segurança da Rua ( intragável, não é ?! )
          750,00 – Funcionário ( gostaria de sua opinião, pois não tenho como não ter uma func. pois tenho 2 filhos pequenos e não tenho com quem deixá-los. Neste caso eu poderia sair da loja para fazer compras para a loja e ainda ter um tempinho com eles. Claro, considerando muito empenho na loja.
          Os valores dos funcionários daqui da área giram em torno desse valor.

          Não queria perder esta oportunidade, mas tenho o pé no chão e não queria fazer de um sonho um pesadelo, ou na melhor das hipóteses uma grande insônia.

          Agradeço muito.
          Abs.
          Vanderléia

        • Qual o mix da confecção infantil que você irá trabalhar?
          envie para meu email os custos de compra e da embalagem que você irá utilizar. e qual sua previsão de vendas.
          Aproveite encaminhe o email para que eu possa enviar para você dados do em torno do ponto.
          escreva para o email mcmoraescosta@yahoo.com.br
          com essas informações dá para tentar fazer uma simulação.
          Qual ao valor do ponto tem que baixar mesmo.

        • Estou enviando uma planilha para você terminar de preencher e simular sua previsao de venda e o retorno do investimento. ok?

  89. Oi Conceição, esqueci de dizer que na mesma rua desta loja, porém bem mais a frente, a 2 quadras, tem duas escolas, uma creche escola e outra de ensino fundamental, as quais estudam meus filhos e tenho bastante contato com a direção e de certa forma marco presença tb pois sou eu que levo meus filhos.
    Seria uma oportunidade de fazer um marketing.

    Beijos e obrigada
    Vanderléia

    • Vanderléia,
      Esses pontos comerciais no em torno poderão ser favoráveis para seu potencial empreendimento. Basta montar uma estratégia / abordagem para captar potenciais clientes e construir relacionamentos com eles.
      Ok? Boa Sorte

  90. Montei uma loja de variedades para o lar e bijouterias em uma conhecida avenida na zona leste de são paulo a 6 meses.
    Esta minha loja fica em um ponto não muito bom de fluxo de pessoas, apesar de ter 2 bancos em frente, posto de gasolina e algumas lojas.
    Medi a frequência de entrada de clientes na loja, e percebi que entram na minha loja entre 35-40 pessoas dia.
    Tenho uma divida fixa de R$5000,00 mês faturo em média 300 reais dia.
    Gostaria de saber se para uma loja igual a minha que necessita, em tese, de pessoas “a pé” se este fluxo de pessoas que adentram a minha a loja é o suficiente, ou se eu tenho que procurar um local mais movimentado, ou se estou errando em alguma coisa na loja.

    • Rodrigo,

      Acho interessante você rever:
      – quantos desses 30 a 40 pessoas entram na empresa e efetuam compras, e se não porque?
      – como está a qualidade de atendimento e a utilização das técnicas de vendas?
      – seu portifólio de produtos corresponde para os clientes que frequentam o em torno do ponto comercial?
      – qual a estratégia de divulgação que você tem trabalhado?
      – como se encontra a arrumação da loja que possa contribuir para alavancar as vendas? veja mais sobre arrumação de loja no seguinte link http://www.slideshare.net/mcmoraescosta/merchandising-8646983

      Fora esses aspectos de abordagem de mercado reveja os aspectos financeiros para identificar seu ponto de equilíbrio.

      Fico a disposição para continuarmos a refletir sobre o assunto.

      Conceição

  91. Olá, gostaria de saber se em uma cidade de 33 mil habitantes que ja possue 4 lan houses e 3 escolas de informaticas, se compensa abrir uma lan house que estou vendo isto com a empresa Nocaute Solution , você acha que dará lucro?

    • Romario,
      Você precisa conhecer os serviços realizados nesses empreendimentos:
      nas lan houses:
      – velocidade de acesso
      – qualidade de atendimento
      – serviços oferecidos de apoio ao acesso a internet e outros
      – preço praticado
      – comercialização de produtos
      – grau de relacionamento com a comunidade local e sua reputação

      Quanto a escola de informática:
      – quais os cursos oferecidos
      – preços praticados
      – regras de acesso fora o período de aula

      Realidade de acesso a provedores de internet na cidade e a presença das escolas tradicionais a internet.

      Essas informações contribuirão para aprofundar a análise de mercado e você prever sua prestação de serviços, volume de acesso e custos fixos da estrutura proposta. – Significa construir um plano de negócio para decisões baseadas em informações.

      Qualquer dúvidas, poderemos continuar a conversar.
      Conceição

      e escolas quanto a velocidade de acesso, re

  92. Olá boa tarde Conceição.
    Desde já, gostaria de parabenizar pelo blog, muito explicativo e muito ultil á sociedade! Bom minha duvida è a seguinte:
    Eu, juntamente com minha esposa, estamos prestes a abrir uma loja de moda feminina e infantil. já vimos inclusive o ponto. Ponto este será necessário algumas adaptações para melhor funcionamento, alem do mais ele está realmente um pouco deteriorado.Inclusive o dono já acenou que a reforma é de seu interesse.
    Minha duvida é? como procedo quanto a este investimento, como devo abater este valor investido no ponto dele?
    Devo abater no valor do aluguel mensalmente através de um contrato??? E a segunta pergunta é quanto a planilha para calculo de projeção financeira e pró labore. teria como vc m mandar por i mail modelo p/ mim estudar a respeito Gostaria de estudar a viabilidade do négocio, quanto tenho q faturar p/ compensar aluguel etc. Será uma loja de pequeno porte. irei investir aproximadamente 7,000,00R$, só em infro estrutura investirei acho que uns 1,500,00R$, e o aluguel tá em torno de 350,00R$. a Localização é boa. é uma rua bem movimentada proximo a varios pontos comerciais de outros seguimentos, inclusive tem um supermercado de médio porte proximo que é muito frequentado, ao meu ver tornando a rua bastante movimentada.

    Agradeço a atenção e dedicação e a paciencia para conosco!!!
    karciocardoso@hotmail.com

    • Karcio,
      Segue algumas orientações:
      1- construir um plano de negócio, um dos modelos que você poderá utilizar é: http://201.2.114.147/bds/BDS.nsf/797332C6209B4B1283257368006FF4BA/$File/NT000361B2.pdf
      2- o público que circula no em torno do ponto comercial corresponde com os potenciais clientes que você pretende trabalhar na sua futura loja? Se sim, esse ponto poderá demonstrar atrativo.
      3- Quanto a reforma precisa ser bastante negociado com o proprietário:
      3.1. reformas de melhoria predial, independente de sua atividade
      3.2. reformas relacionadas com sua atividade especifica
      3.3. o quanto dessas reformas que o proprietário vai concordar em contribuir?
      3.4. se houver esse concordância, faça um contrato, a partir de mais de um orçamento apresentado e procure de todas as comprovações legais para que no final da obra possa ser apresentado.
      Comece a fazer essas analises e caso tenha dúvidas com o plano de negócio, é só falar!

  93. Oi conceiçao, olha tenho uma lanchonete bem localisada ponto estrategico bom estacionamento, centro etc. mas so abro a noite o movimento tambem e bom, mas o aluguel do predio e caro, alguma sugestao p melhor aproveitar o local? des de ja grato.

    • Oda Henri,

      Para te ajudar melhor eu precisaria saber qual o perfil da vizinhança, sabendo do perfil da vizinhança se pode fazer algumas ações direcionadas para explorar melhor o mercado.
      Agora algumas dicas que serve para todas as lanchonetes é:
      – Oferecer serviço wifi free para os clientes que estão consumindo
      – Realizar a geolocalização da sua empresa ver neste artigohttp://casosecausos.com/2012/04/02/sua-empresa-esta-geolocalizada/
      – Fazer uma pesquisa com os clientes sobre o grau de satisfação e captar sugestões
      – Dinamizar a semana ou um determinado período com ações promocionais, tais como dia do clone, Mês…..(temática)
      – Avaliar o grau de higienização da lanchonete internamente, na fachada e na calçada
      – Avaliar a aparência do fadamento dos funcionários
      – Verificar a possibilidade de pequenas reformas ou pintura ou mudança de alguma decoração para transmitir melhoria e renovação.

      Espero que ajude… aguardo seu retorno!

  94. ola conceiçao,estou querendo abrir uma lanchonete mas esta dificio achar uma ponto,achei um restaurante e lanchonete em um lugar bem movintado e a dona que vender, mas estou em duvida pq meu enterrese e montar uma lanchonte,e outra a uns 150metros frente tem um rabibes e mas 50 pra frente tem uma lachonte prensado o que vc acha?

    • Allan,

      Tudo depende os demais espaços que compoem essa realidade entre as supostas concorrentes! Dependendo do fluxo de pessoas existentes no local, dos tipos de negocios ou residencias do em torno, poderá ser um bom local. Também não se pode deixar de se pensar estratégicamente é o estilo da lanchonete que você pretende montar nesse local!
      Ok?
      Se quizer detalhar melhor ou enviar um email com o endereço, tentarei analisar melhor o local e ajudá-lo com mais informações!
      Conceição

  95. Olá Conceição! Tenho uma loja de produtos orgânicos e para dietas especiais, bem localizada em bairro nobre de Campinas de classe AB. Tenho movimento de 40.000,00 mes com 20% de lucro líquido. Estou no mercado há 7 anos, clientela fidelizada com possibilidade de crescimento e expansão em outros segmentos relacionados a esse mercado. Estou precisando vender o ponto comercial com a marca já desenvolvida. Nesse caso a marca já tem patente e é registrada, possibilitando futuras franquias. Isso pode favorecer no preço da venda? Como calcular esse valor?

    • Gina,

      Vou buscar calcular o valor a partir do valor financeiro que você informou, mas você precisa listar todos os móveis e equipamentos e checar o preço de mercado para somar no valor da empresa.
      Quanto a marca terá peso se por pesquisa comprove que ela tem uma imagem positiva no mercado e se você conquistou uma carteira de cliente que só compra a você por conta da credibilidade de sua marca.
      Ok?
      Qualquer dúvida, vamos continuar conversando!
      Conceição

  96. Boa tarde Conceição, estou montando um plano de negócio para iniciar uma loja de ferragens/parafusos e fixadores, e estou encontrando um pouco de dificuldade em definir o ponto comercial que melhor se encaixe em minha área, tenho em vistas dois pontos.

    Ponto A, é um local onde não tenho concorrentes considerados ”grandes”, é um bairro conhecido na cidade, que esta em crescente, pois estão se estabelecendo bancos, supermercados, etc, esta se tornando um bairro independente, que tem praticamente tudo oque se precisa, o aluguel é em torno de 1200,00. Podemos considerar que no momento tem um médio fluxo de pessoas e veículos, é um bairro que pode crescer a cada dia pois tem espaço físico para isso.

    Ponto B, é um local que tem um fluxo grande de veículos e médio fluxo de pedestres, o estabelecimento ou seja a sala comercial, já esta praticamente montada pois la já teve uma ferragens por cerca de 15 anos, segundo o proprietário ele esta fechando o comercio pois esta se aposentando, neste local não tenho concorrentes considerados ”grandes”, o bairro não tem mais espaço físico para crescer.

    Atenciosamente Thômas.

    • Thomas,
      Primeiro, você precisa definir sua abordagem de venda e perfil de clientes que se pretende trabalhar.
      A localização, em um modo geral, você precisa escolher um local que tenha vizinhos que tenha sinergia com seu produto, isto é, vizinhos que venham contribuir realizar uma venda casada, além das pessoas que circulam no em torno são potenciais clientes.
      O ponto B, parece ser uma sala comercial, se você for representar e vender só para pessoa jurídica, ele poderá ser viável.
      O ponto A, demonstra mais próximo a pessoa física.
      As ferragens que você pretende vender é mais interligado a serralharia e marcenaria? Qual o público mais ligado a esses produtos?
      As máquinas estão interligadas a que profissionais? Esses profissionais circulam mais aonde?

      Espero que ajude, apesar de lhe gerar mais questionamentos.
      Conceição

  97. Olá Conceição, boa tarde!
    Gostei muito das suas explicações, são muito esclarecedoras.
    Eu gostaria de conversar com você sobre o meu negócio. É possível te explicar por telefone? Que número posso ligar para falar.
    Fico no aguardo.
    Grata, Mônica

  98. Olá Conceição!
    Amei a sua iniciativa de auxiliar com tanta clareza os novos empreendedores! Parabéns!
    Estou abrindo meu primeiro negócio, em Florianópolis. Neste momento, estou a procura do ponto comercial. É uma chocolateria gourmet, produtos realmente sofisticados, artesanais e frescos. Haverá também o serviço de café e de uma refeição exclusiva, a piadina.
    Encontrei uma oportunidade numa rua interessante, que atravessa desde o centrão da cidade e vai até a região residencial. O ponto está na área principalmente residencial, porém, divide o comércio com uma grande e famosa pizzaria e com lojas femininas.
    Atualmente, funciona um café, ali há menos de 3 anos. Estáo passando o negócio de portas fechadas, com apenas parte dos equipamentos e móveis interessantes para mim. Ainda estamos negociando valores e tal. E ainda nao abordei a possibilidade de comprar apenas o ponto.
    Tenho muitas dúvidas se o ponto é mesmo bom para o meu negócio, pois o meu produto principal é o chocolate, vendendo muito como presentes. Como você pode me ajudar a avaliar esta situação? Eles estão neste ponto há12 anos, mas por 10 anos eles tinham uma revistaria. Se diziam muito satisfeitos, mas a internet os obrigou a mudar de ramo. O poder aquisitivo local é alto.
    Por favor, me oriente em como avaliar se é ou não um bom ponto para o que pretendo. Faço todas as planilhas que você pedir!
    Obrigada mesmo!
    Aguardo você!

    • Liana,
      Pelo tipo de negócio que você pretende abrir, realmente precisa ser localizado ou de grande circulação de classe A. Dentro de um shopping ou em um bairro que esse perfil de cliente circule.

      Você indicou uma famosa pizzaria e lojas femininas no em torno, mas o público que circula nestes ambientes estão relacionados com o seu? Qual o horário de movimento desses empreendimentos nesta localidade? Qual será o horário que você pretende funcionar? É um ambiente legal que dê para funcionar aos sábados e aos domingos?

      Como você percebe essa cafeteira…. eles possuem um mau atendimento, produtos incoerentes para o público que circula ou estar super coerente, mas é mau gerenciado e por isso estão querendo fechar?

      Qual a tendência deste bairro? especificamente do em torno desse potencial ponto comercial?

      Tem espaço para estacionamento? Qual a posição do sol: a frente da loja fica para o poente ou o nascente?

      Essas questões nos passará uma idéia preliminar da potencialidade do ponto comercial.

      Você já pensou neste itens que eu citei?

      Ats

      Conceição

      • Oi Conceição
        Obrigada pela atenção!
        A cafeteria está na posição leste, o sol cruza por cima e não há problema com o sol. As pessoas caminham nos dois lados da calçada.
        O público das lojas é o mesmo que o da cafeteria, todos funcionam de 8h as 19h. Aos sábados, apenas a cafeteria não abre, as lojas ficam até 12h e 30min. Domingo é fechado. Já a pizzaria famosa abre diariamente, a partir das 19h. Além do publico local, eles ainda atraem os turistas, pois já estão na rota dos hotéis, que os indicam.
        Percebo que o casal dono da cafeteria está muito cansado, pois eles fazem tudo no estabelecimento. A gestão é bem simples, sem muitos registros ou cadastro de clientes. Me disse que vende 600 a 700 reais por dia. Estão ali há muitos anos, conhecem todos pessoalmente. O dono quer vender o negocio fechado, para investir em outra coisa, perto de onde mora. Negociamos e, por enquanto, consegui cem mil pelo ponto, sem o mobiliário. Em pesquisas q realizei, o ponto na região está em torno de 45 mil. O aluguel está em 3 mil, condomínio de 250 reais. Exigirá reforma de adequação, pois além do café tenho a chocolateria, preciso d disposição dos produtos a venda.
        Tenho outra opção de ponto. Este se localiza no melhor endereço da capital, onde moram as famílias tradicionais, com altíssimo poder aquisitivo. Nao há valor de ponto, pois esta vazio. Já existiu uma loja de roupas femininas e, por ultimo, loja de utensílios gourmet. Ficou apenas 1 ano funcionando, nao deu nada certo. A opinião geral é de que ele fechou muito a loja. Este dono tentou passar o ponto por 100 mil mas nao conseguiu e entregou o imóvel. O aluguel era de 5mil e pouco e agora o dono quer 7200 reais. Altíssimo! Tudo por conta do endereço da rua! É um ponto de esquina, visibilidade perfeita, loja elevada e toda de vidro. Frente para as duas ruas. Neste comercio há um salão de beleza, que esta há 3 anos e se tornou o salão do momento. Ao lado, há uma loja de carros importados, a principal do ramo na cidade. Do outro lado, um centro de saúde pequeno, com academia e atendimento fisioetapico. Conversando com os donos destes estabelecimentos, TODOS disseram que o ponto é maravilhoso mas que esta muuuuuuito caro. Dizem que o publico é muito bom, fiel, bairristas. Muita gente vai ver este ponto mas ninguém consegue locar, até porque exige fiador e com este valor de aluguel, já viu, né?
        Outro detalhe interessante é que estes comerciantes dizem que a carência da região é exatamente de alimentação. Conversei com 2 moradores e todos apostam bem em um café ali. Mais uma informação: a academia está deixando o ponto, pois o aluguel dobrou de valor, nessa renovação de contrato após 5 anos. Vão para a rua de trás, pois já possuem a clientela. A dona da academia também aposta num café ali. O ponto tem 75m2, divididos em térreo e mezanino. A área térrea é de 40m2 mais ou menos, com possibilidade de por um deck externo.
        Bom, estou com estas duas possibilidades e uma grande duvida: nao pagar o ponto e assumir um aluguel alto OU pagar um ponto de até 60 mil (quanto quero pagar naquele primeiro) e ter um aluguel mais baixo?
        Socorrrroooooo! Rs
        No momento, nao tenho referencia de quanto gastarei em reformas. Você sabe dizer a media do que se deve gastar para repaginar um local? A infra-estrutura dos dois esta boa.

        Obrigada e aguardo você!
        Liliane

        • Liana,

          Pelo que você me conta, passa a idéia de grande especulação imobiliária.
          Tente negociar o valor do aluguel e a possibilidade de retardar a compra do ponto para reduzir os riscos.
          Quanto ao público ser de classe social alta e tradicionais, é interessante você ter uma decoração e uma abordagem de atendimento que aborde a cultura tradicionalista da localidade.
          Você falou que os sábados a cafeteria está fechada, sugiro que observe que com o desenvolvimento do negócio, possa abrir a possibilidade de oferecer café da manhã aos sábados.
          Não se desespere! Pegue um plano de negócio e comece a estruturar as idéias e faça a projeção de vendas para verificar o quanto você poderá ganhar e ter de despesas. Faça cotação de profissionais para a reforma para se ter uma noção desse investimento.
          Você precisa fazer essas contas e definir o mix de produtos e serviços que você vai oferecer! Você se sentirá mais aliviada e vai gerar consciência do investimento necessário para contretização do seu sonho!

          Conceição

  99. Olá td Bem ?
    Há um ano e 6 meses aluguei uma loja para segmento de telefonia, fiz uma reforma completa, coloquei porta de vidro enfim arrumei a loja toda, gastando até o que não podia , agora não estou precisando da loja mais devido eu ter conseguido uma outra top de linha completa, sendo na mesma rua.. agora oque faço? devido não ter lojas mais no bairro para locação, e ser um dos pontos comerciais mais valorizados no bairro, tenho direito de pedir uma luva ou ponto para cobrar a desocupação ? obs: o valor do aluguel é de 1400,00 e a loja está vazia . Aguardo uma orientação

    • Danubia,

      é interessante você verificar os tipos de contratos de locação de pontos comerciais e junto com um advogado incluir as questões que você está querendo de forma legal.

      Bom São João!

      Conceição

  100. Tudo bem, Conceição?
    Vendo roupas femininas, as mesmas que as boutiques de minha cidade vendem, mas a um preço mais acessível, mas não tenho loja, vendo na casa das clientes.
    Tenho uma casa em um bairro residencial nobre, e pretendendo transformar essa casa em um ponto comercial onde quero abrir uma boutique, onde venderá roupas femininas para classe média e agregarei alguma marca consolidada para atrair clientes.
    A casa é localizada vizinho a casa de esquina de uma avenida movimentada, a visibilidade da futura loja é muito boa, tem facilidade de estacionamento, o fluxo de carro é bom, porém o de pedestre, não. Mas o público que pretendo atingir está passando nos carros. Aqui na cidade( uma cidade de 300 mil habitantes) usa-se um serviço personalizado de enviar as roupas à casa das clientes para que elas escolham em casa as roupas que pretendem comprar (mesmo sem a loja eu já faço esse tipo de venda), e a loja seria um ponto de apoio, para que potenciais clientes conheçam a loja e possam tornar-se clientes.
    A minha dúvida é se faço essa reforma na casa e abro a loja, ou se continuo vendendo sem ponto comercial, e com uma cartela de clientes relativamente limitada?

    Desde já, obrigada!

    • Fátima,
      Se você pretende abrir a loja e parar de vender nas casas das pessoas, provavelmente você perderá uma quantidade boa de clientes, pois sua clientela hoje, também está comprando a conveniência gerada pelo seu serviço.
      A loja você precisará conquistar um novo grupo de clientes.
      Pelas informações que você passou, parece ser um ponto legal. O que você precisará trabalhar será o visual da loja para se destacar com bom gosto e conseguir atrair os clientes que estão passando de carro. Já que o local não tem um fluxo de passantes.
      Se você já decidiu escolher sua abordagem de venda ou trabalhar com as duas, é importante elaborar uma estratégia de vendas para cada uma, principalmente o do ponto comercial que precisará de publicidade!
      De acordo com a evolução de suas idéias poderemos ir conversando!
      Conceição

  101. Boa Tarde Conceição, tudo bem?
    Estou interessada em comprar um ponto de uma perfumaria, encontrei uma que está em funcionamento há 3 meses, sem muito investimento e não possui estoque , somente produtos nas gôndolas. Também não está informatizada e não possui sistemas de segurança, porém o local possui passagem de pessoas e comércios de interesse feminino, o espaço do salão não é muito grande mas é recém construído . O proprietário pede $51,000,00 para passar o ponto e o aluguel me assustou um pouco é de $2,600,00. Como a loja é nova ainda não alavancou as vendas , seu lucro maior foi de $4,000,00. Por favor Conceição estou em dúvida se devo comprar esta perfumaria, você acha que o valor é justo visto o que relatei? E o aluguel vale à pena ? Grata desde já , parabéns pelos esclarecimentos e ajuda !

    • Elaine,
      Você já fez alguma projeção financeira para esse negócio, incluindo sua nova administração?
      O valor de R$ 4mil é faturamento ou lucro. Lucro significa o faturamento menos: preco de aquisição da mercadoria, embalagem, imposto, comissão de vendedores, custo fixo (água, luz, telefone, internet, mantutenção, prolabore…etc..), é o que literalmente sobra!
      Essas perguntas que estou lhe fazendo é para ajudar a analisar se o valor de R$ 51 mil está coerente e se sua nova administração comportará pagar R$ 2600,00 de aluguel.
      Aguardo mais informações!
      Conceição

  102. Vou montar uma loja com material Escolar e produtos de limpezas. Isto por ser em bairro, qual será o tamanho do meu sucesso?

  103. Comprei uma escola de ingles já em funcionamento mudei a razão social e estou com um problema, pois o antigo proprietário tem contrato com os alunos e o valor da mensalidade está defazada, Posso reajustar o valor, mesmo que os alunos possuem esse contrato de 1 ano?

    • Tania,
      Tudo vai depender do contrato que os alunos assinaram. Você mudou a razão social, mas o contrato está em nome de que pessoa jurídica? Quais as consequencias da quebra de contrato e de quem é a responsabilidade?
      Após essa análise, consulte o direito do consumidor e de acordo com as respostas que você venha encontrar, marque uma reunião com os alunos e dialogue sobre a questão.
      É claro que não deixe de realizar um estudo financeiro da realidade da escola para você pode fundamentar esse suposto aumento de mensalidade que você almeja.
      Conceição

    • Tania,
      Tudo vai depender do contrato que os alunos assinaram. Você mudou a razão social, mas o contrato está em nome de que pessoa jurídica? Quais as consequencias da quebra de contrato e de quem é a responsabilidade?
      Após essa análise, consulte o direito do consumidor e de acordo com as respostas que você venha encontrar, marque uma reunião com os alunos e dialogue sobre a questão.
      É claro que não deixe de realizar um estudo financeiro da realidade da escola para você pode fundamentar esse suposto aumento de mensalidade que você almeja.

  104. Boa tarde Conceição Moraes,
    eu estou montando uma loja de artigos evangélicos, ( roupas, biblias cds, dvds,livros….) minha duvida é em relação a localização da loja, pois minha cidade apesar de ter aproximadamente 120.000 habitantes só tem uma loja com as mesmas caracteristicas,e a localização dela tem um fluxo ate que razoavel de pessoas mesmo sendo no centro da cidade, e o local que tenho em vista apesar de também ser no centro não é a rua muito movimentada, o que vc me aconselha fazer, será que devo arriscar ou mudar de local apesar de também não ter outras opções?
    Desde já muito obrigado pela atenção

    • Rodrigo,
      Primeiro faça duas coisas: liste todos os itens que você pretende vender e converse com seus potenciais clientes sobre o que eles mais buscam e o que sentem falta em sua concorrência.
      Depois pense sua abordagem de venda e de que forma você poderá gerar conveniência ao seu cliente.
      A partir disso, comece a fazer as contas de quanto vai ser seu investimento, o preço de venda de seus produtos e serviços e os custos fixos que você terá.
      A localização da loja vai depender da sua abordagem de venda que você definirá.
      Comece a refletir e poderemos continuar a conversar.
      Conceição

  105. Olá Conceição! Gostaria de uma orientação para abrir uma pequena papelaria. Moro em Limeira, interior de São Paulo. Tenho visto vários locais para alugar em torno de $ 2.500,00 por mês. Gostaria muito de alugar um quiosque num shopping, mas o valor é de $6.000,00 , fico preocupada de não conseguir pagar esse valor mensal. Como devo proceder para abrir meu próprio negócio? Quais produtos dariam mais certo? Será que consigo manter as despesas da loja desde o começo? Ou tenho que ter reserva financeira? Aguardo um retorno e muito obrigada pela sua atenção.

    • Solange,
      Primeiro você tem que definir a abordagem da papelaria e seu mix de produto. Essas informações serão fundamentais para a escolha do ponto comercial. Ex:
      Se você for comercializar os produtos básicos, precisara ser próximo ambientes educacionais (escola, faculdade, cursinhos…) e ou empresariais. Em ambos é interessante montar parcerias e ter sistema de entrega. Seu ganho financeiro será pelo volume de vendas, pois a margem dos produtos tendem a ser pequena.
      Se você for comercializar produtos mais sofisticados e artigos use presentes correlacionado, o espaço no shopping poderá ser bom desde que você observe as lojas do em torno e o fluxo de pessoas nesta área do shopping. Seu ganho financeiro será pelo o volume e pela venda de alguns itens que tenham uma margem maior.

      Enfim, faça uma simulação de vendas de financeira para visualizar suas necessidades de capital de reserva e da própria viabilidade do empreendimento.

      Não alugue sem planejar!

      Conceição

      • Olá Conceição! Em primeiro lugar agradeço sua atenção. Vou planejar melhor minhas idéias e pesquisar sobre esse ramo de papelaria, mesmo porque só poderei iniciar em dezembro.Qualquer dúvida entrarei em contato novamente. Muito obrigada.Solange.

        • Solange,
          Ok! Lembre-se que de acordo com abordagem escolhida na papelaria, o período melhor para as vendas (alta sazonalidade) é entre os meses de novembro a março.
          Bom planejamento!
          Conceição

  106. Boa noite Conceição, tenho um comércio que fatura em média 5.000,00 mensais desde que o aluguel do estabelecimento foi ajustado para 480,00. Você considera um valor justo cobrado pelo meu locador?

    • Leandro,
      Você terá que ler o contrato de alguel assinado por vocês. Todo o contrato tem um clausula que indica as regras de reajustes de aluguel. A partir dessas informações você poderá negociar o reajuste com o lacador, além de questionar qual a base ou o indicador que gerou o aumento.
      Conceição

  107. Olá Conceição. Tenho uma pequena loja de material de construção e variedades em um municipio próximo a Teresina – PI. O problema é que moro em Teresina e não tenho condições de ir diariamente para esta cidade. Diante das dificuldades, decidi trazer o ponto para Teresina. Estou buscando um ponto num bairro de classe média baixa cuja região cresce muito, tem um grande fluxo de pessoas e avalio que pode dar certo. Considerando que já temos algum material remanescente da loja anterior, quero ampliar e colocar à venda material grosso para construção. Como vc vê o mercado neste ramo e o que você me aconselharia?

    • Ivana,

      Para o perfil de cliente que você pretende atuar, o ponto comercial deve ser mesmo em áreas em expansão que esteja um verdadeiro canteiro de obras de casa popular ou Condominio residencial. Se não for nessa linha o ponto tem que em alguma localidade de fácil acesso e que gere conveniência para os clientes.
      O mix de produto deverá estar de acordo com o publico do em torno escolhido, além de item para pequenos reparos. Se vc tiver espaço poderá trabalhar com areia, cimento…. Estude bem o publico do seu em torno para você acertar nos produtos que venha vender.
      É importante neste ramo ter convênios com financeiras para reformas de casas, ter um atendimento especializado e proporcionar conveniência para os clientes, como por exemplo, entrega a domicilio.
      Conceição

  108. Olá! Conceição Moraes, tenho uma loja de calçados e acessórios em são caetano do sul, o ponto é muito bom.. tem um fluxo de cliente movimentado, mas infelismente , tenho que cuidar do meu esposo, pois ele sofreu um acidente e precisa de cuidados, o que eu devo fazer pra passar o ponto?

    desde já lhe agradeço

    • Priscila,
      De imediato torço por melhoras para seu esposo!
      Agora se a decisão é vender o empreendimento você precisar primeiro fazer as contas de quanto sua empresa vale.
      Essa avaliação será necessária ser feita nos aspectos econômicos e contábeis para que possa chegar a conclusão de seu valor. A partir disso você poderá abrir para negociações com outras empresas que pretendem ampliar o mercado no segmento ou empreendedores que estão montando negócios.
      Os aspectos econômicos você precisa realizar o histórico do demonstrativo financeiro para que se possa projetar e calcular o valor. O demonstrativo financeiro será:
      Faturamento
      -custo da mercadoria vendida
      -imposto
      -comissão
      =receita bruta
      -custo fixo
      =lucro
      Essas informações caso você queira apoio para concluir os cálculos, peço que envie por email para poder concluir o atendimento, respeitando o sigilo de sua empresa – email: mcmoraescosta@yahoo.com.br

      Os aspectos contábeis será você realizar o inventário do estoque e quanto ele está valendo no mercado e toda sua estrutura física quanto a móveis e equipamentos, também, quanto é que está valendo.

      Fico a disposição para lhe apoiar.

      Conceição

  109. Boa tarde,um fluxo de 5 a 7 pessoas por minutos e consideravel para ,um SEBO (LOJA DE LIVROS USADOS)aluguel 800,00 ,uma calcada que fica entre :prefeitura paço municipal,rodoviaria e entrada do centro,passa muita linha de onibus,sem luva,ja tenho ,material e estantes.vale a pena investir?

    leandro

    • Leandro,
      A oportunidade de trabalhar com Sebo é realmente agora para se fazer divulgação e negociar livros escolares no próximo ano. A princípio o ponto demonstra um fluxo interessante, entretanto você precisa verificar se o perfil que circula no em torno corresponde com sua proposta de produtos que você pretende comercializar.
      Faça as contas de quanto você precisa vender para manter a estrutura (aluguel, luz telefone, divulgação, etc.) e retirar seu prolabore.
      Conceição

  110. Oi Conceiceição gostaria de saber se eu como uma pessoa anonima nunca tiver nada a não ser vontade de ser uma empreendedora mas não conseguia ter nenhuma ideia. Mas acabo de ter um tic tac rapido e veio a mente um salão de manicures e pedicures ou uma franquia. minha cidade é de mais ou menos 35.000 abitantes em rondonia. que conselhos me daria?

    • Cisia,

      O segredo do seu sucesso sera seu planejamento e sua atitude empreendedora: analisar riscos, transformar as tendências em oportunidades, saber se relacionar com as pessoas em geral, ter visão de futuro para seu empreendimento com metas determinadas, etc. – Nao existe formula magica!
      Quanto a franquia, analise no site http://www.abf.com.br para verificar detalhes de alguma franquia corresponda com suas idéias, depois pesquisa a credibilidade da franquia e analise financeiramente.
      Conceição

  111. Conceição Moraes,

    Tenho dois pontos comerciais ambos vizinhos, aqui em Fortaleza, e o valor para a venda de cada um em 200 a 250 mil. Só que os dois estão alugados respectivamente por R$:1.500(esse está com a metade do terreno) e o outro por R$:2.000(e esse com o terreno todo, duas frentes). Ambos irão vencer o contrato agora e gostaria de saber qual a porcentagem ideal para o aumento dos aluguéis ou posso colocar o valor que bem quiser, claro, usando o bom-senso.

    Grato desde já.

    • Diego,
      Oficialmente o aumento poderá ser realizado a partir o indicador mensionado no contrato de aluguel. Com essa referência você poderá negociar amigavelmente um outro valor, sabendo que legalmente o que vale é o que está escrito na clausula de ajuste contratual.
      Agora reflita sobre o terreno que está ocioso se você poderá fazer alguma ação e rever o cenário local quanto a dinâmica imobiliária do local para no futuro você poder alavancar negócios que possam gerar uma maior renda, caso o cenário seja favorável. Se o cenário não seja favorável, deixa como tá….

      Conceição

  112. boa tarde Conceição,

    Primeiramente parabéns pelo empenho e dedicação com que responde aos causos.

    Meu caso é o seguinte:

    — Possuo uma loja de decoração, presente e multi coisas em um salão de aprox. 180 mts quad., em uma rua movimentada de carros, e comercialmente famosa, mas com dificuldade de estacionamento e fluxo de pedestres relativamente baixo.

    — O faturamento é em torno de R$ 30.000,00 mês bruto, com lucro líquido em torno de 15%

    — Público alvo: classe B/C e alguns clientes da A.

    — A clientela da loja é em torno de 80% fidelizados e algo em torno de 20% na compra de impulso e coincidência.

    O dono do prédio irá vende-lô e terei que sair, então segue as dúvidas:

    — Estamos interessados em outro salão comercial do mesmo tamanho nas proximidades (200 mts), só que em uma rua comercialmente parada, com possibilidade de estacionamento, mas fluxo de pedestres muito baixo.

    Será que é vantagem ficar com este novo salão, ou partir para um local de mais movimento de carros e pedestre?- só que com o nosso orçamento poderemos pegar um salão da metade do tamanho, assim teremos que reduzir o número de itens.

    Esse salão novo pode cair em esquecimento dos já 80% clientes fidelizados, já que não ficará em evidência?

    Com esse faturamento dá para se arriscar um pouco e pegar um salão em torno de R$ 5.000,00, mas em um ambiente novo, praticamente saindo do zero?

    Meu aluguel é em torno de R$ 1500,00 hoje e passará a ser em torno de R$ 2200,00 no novo salão

    Em contra-partida iremos fazer folhetos e jornais para divulgar a nova loja.

    Estamos no caminho certo Conceição?

    Desde já obrigado

    Marcelo

    • Marcelo,
      Acredito que você possa fazer uma ação promocional para obter o cadastro dos seus clientes. Esse cadastro servirá para você comunicar o novo ponto comercial, como também identificar o bairro ou localidade onde eles mais se concentram.
      Fazer de imediato para uma rua de baixa circulação, poderá ser um risco. A não ser que essa rua que você mencionou tenha volume de carros circulando, lojas no entorno que fomente clientes para você. Ter só a facilidade de estacionamento não basta, principalmente que você falou que a maioria de seu público é classe B/C que utiliza o meio de transporte público, moto, bicicleta e alguns, carro. Com isso, para se trabalhar com artigos de decoração precisa está em um local que promova a visibilidade da empresa por conta da venda por impulso.
      Reflita melhor sobre o ponto comercial que você achou e continue procurando outras opcões. E quanto ao tamanho da loja, eu diria que nada melhor como serviço de um arquiteto para projetar o arranjo físico da loja com o objetivo de otimizar o espaço.

      Essas são minhas primeiras conclusões sobre o que você comentou para mim.

      Vamos continuar conversando.

      Conceição

  113. Oi Conceição,
    Estou pensando em colocar um negocio no ramo de serviços (estática de crianças) tendo como publico alvo as classes B e C. Que perguntas eu poderia usar em uma pesquisa de mercado que me oriente na localizacao ideal para o meu negocio?

    • Janaina,
      Você poderia explicar melhor sobre o ramo de serviço que você pretende colocar?
      E sua abordagem de atendimento será no seu espaço físico na sua maioria das vezes?
      essas perguntas contribuirá para minha compreensão e poder lhe orientar melhor.

    • Janaina,
      O local interessante é onde tenha concentração de crianças ou espaços que promovam a conveniência para os país, tais como, próximo de escolas, supermercados, salão de beleza dos pais. O ambiente é interessante ter uma decoração própria para criança.
      Conceição

  114. Olá Conceição, estou querendo abrir um escritório para nossa empresa em São Paulo, não temos como arriscar e por isso podemos investir de acordo com a necessidde. Busco algo na Avenida Paulista. Bem, já encontrei opções que estão variando de 8 a 12 mil reais por mês. Estes escritórios estão vazios, gostaria de saber quanto devo considerar por pessoa para mobiliar este escritório. Nossa empresa é do ramo de estruturas metálica e basicamente precisamos de computadores e uma requintada sala de reuniões. O escritório é de caráter unicamente comercial. Quanto ao contrato, vc saberia me dizer as necessidades, uma vez que nossa empresa não é brasileira e não temos pessoa jurídica registrada no Brasil. O condomínio, IPTU, água, luz e depesas gerais está em torno de 2 mil reais mensal. Portanto estou considerando uma média de 12 mil reais mensais, teria eu outras despesas que não estou considerando?
    Muito obrigado pela atenção e parabéns pelo seu trabalho!
    Daniel

    • Daniel,
      Você me fez várias perguntas, vou tentar responder e algumas questões vão demandar mais detalhes.
      Vamos lá:
      “… saber quanto devo considerar por pessoa para mobiliar este escritório…”: o investimento de infra-estrutura de mobília e equipamento vai depender da rotina que vai ser realizada pelo apoio administrativo e comercial da empresa, observando arquivos, copa, ambiente de reunião, recepção, além da imagem que você venha querer transmitir para seu cliente.

      “…Quanto ao contrato, vc saberia me dizer as necessidades, uma vez que nossa empresa não é brasileira…”: todo e qualquer contrato precisa de um representante(s). Se o contrato for no âmbito comercial, precisará ter dados formais de pessoa jurídica e pessoa física (representante legal). É interessante refletir se você está na fase de implantação da empresa e fechando os primeiros contratos de atuação, você poderá fazer uso de business center ou cooworking existentes em São Paulo, até a definição legal da empresa no Brasil.

      “…O condomínio, IPTU, água, luz e depesas gerais está em torno de 2 mil reais mensal. Portanto estou considerando uma média de 12 mil reais mensais, teria eu outras despesas que não estou considerando?…”: Nos custos fixos deve-se também observar: salários e encargos, depreciação, material de consumo (água mineral, café, descartáveis, etc), material de expediente e limpeza, provedor de internet, telefone fixo e móvel, transporte/combustível, assinatura de periódicos, sistema de segurança, renovação de licenças de funcionamento e outras despesas peculiares a sua atividade.

      Espero tenha contribuído!
      Boas Festas!
      Conceição

      • Conceicão,

        Muito obrigado pelas respostas. É realmente gratificante ver sua contribuição de forma tão espontânea e com tanto requinte!

        Bem, irei procurar os business centers ou coworking que você cita, bem como rever os custos mensais fixos os quais vc sabiamente exemplificou.

        Aproveito para lhe desejar ótimas festas e que 2013 seja um ano com ainda mais conquistas!

        Cordiais saudações,
        Daniel

  115. Bom dia,Conceição!
    Primeiramente quero parabenizar pelo seu blog!
    Bom minha situação é a seguinte:
    Tenho quatro quiosque que vendo açaí (localizado dentro de posto de gasolina) ha dois anos o dono de um posto me ofereceu para abrir a loja de conveniência pois ele tinha comprado um posto e não queria tocar a loja, não tive que pagar nada para abrir era só montar a loja (reformei a loja toda gastei em torno de 40,000 mil entre moveis, pisos vidros,geladeiras etc.)peguei esse dinheiro emprestado.
    resumindo achei que daria conta de administrar os cinco mas me dei mal pois eu ajuntava o dinheiro de todas virou uma bagunça e a três meses resolvi vender a loja para dar assistência devida aos quiosques, comprei um programa de automoção pra minha loja para me ajudar a contabilizar o que entra e o que sai e descobri que meu lucro do mês e em torno de 800 reais.
    vendo ou passo o ponto? e por quanto ?
    faturamento:8000,00 em media ,custos fixos: 2500 (funcionaria+telefone+internet+contador+aluguel )
    imposto: em torno de 100,00 referente notas fiscais
    o posto esta localizado na esquina de dua conhecidas e movimentada avenidas em São Paulo esta atras de um terminal de ônibus e na frente de uma grande empresa,na frente do posto é parada de ônibus (fretado) de uma firma de telecomunicações ou seja muita gente circulando das 6:00 as 22:00 se segunda a sábado.
    Ha uns quatro meses atras eu trabalhava com cartão sodexo vendia uns 12000 de faturamento só parei porque não tinha capital de giro suficiente.(todas as firmas ao redor do posto os funcionário tem sodexo ate os motoristas e cobradores que trabalham no terminal usam sodexo)acho q isso influencia alguma coisa.
    por favor me ajude! desde já agradeço.

    • Tita,

      Resumindo o que você me contou:
      Possui 04 quiosque
      Investimento de 40 mil, advindo de terceiros para 01 loja de conveniência, não houve retorno do investimento e repassou a loja. – consequência: descapitalizou? mas sobrou algum recurso depois do repasse da loja de conveniência?

      Reforçou o investimento nos quiosques: automação
      Demonstrou que:
      Faturamento = 8.000
      Custo direto = ? (do produto=acaí+ ingredientes+embalagem….)
      Imposto = – 100
      Custos Fixos = – 2.500
      Lucro = 800

      Caiu o faturamento de 12 mil para 8mil, por conta da forma de pagamento – ticket sodexo
      Ponto positive: ponto comercial de grande circulação de trabalhadores

      As informações demonstram que você precisa rever os cálculos que você tem trabalhado, quanto você tem tirado para pagar suas contas pessoais (pro labore).
      Qual a real necessidade de capital de giro para voltar a trabalhar com sodexo, pela perda de 4mil reais. um empréstimo direcionado, poderá ajudar?
      Qual a possibilidade de você incluir algum outro item complementar para aumentar as vendas diante do fluxo de pessoas, como por exemplo, credito de celular, chip, salgados, sucos, refrigerantes, doces…. – itens que você deve observar que os clientes procuram e você não está oferecendo e pode oferecer.
      Analisar os fornecedores dos seus produtos que possa reduzir sem perder a qualidade.

      Comece fazer essas analises, e vamos conversando para chegarmos em algumas alternativas para melhorar o desempenho da empresa.

      Aguardo sua resposta!

      Conceição

      • Bom dia.
        Conceição.
        Eu continuo com a loja ainda mas quero vender pois já faz 1 ano que estou com ela e pelas minhas contas o meu lucro é entorno de 700,00
        a minha contadora me envia too o mês o meu pro labore no valor de 622,00 mas nunca fiz essa conta pra saber se é isso mesmo, por pura falta de tempo e de cabeça rsrs [poi não é fácil fazer a contabilidade de uma loja com vários itens] no mês passado fiz um balanço e cheguei a conclusão que: é muito trabalho pra ganhar 700,00 reais por mês vc não acha?
        Na verdade minha loja tem bastante variedades sei que posso incrementar muito mais pois os meus clientes já me pediram alguns produtos mas não tenho dinheiro para isso,eu ate pensei em pegar um emprestimo mas tenho medo de me enrola mais ainda pois devo ainda o empréstimo que peguei do banco pra montar a loja.
        Com relação ao preço dos produtos, eu que compro a maioria dos produtos saio atras de promoção rsrs e por incrível que pareça meu ganho em cada produto é 100%.
        Por outro lado devido a loja estou deixando de dar a devida atenção para os quiosques pois não tenho problemas com elas,me dão um otimo retorno e menos gastos e dor de cabeça,
        Resumindo vendo ou não vendo?

        O que vc faria no meu lugar?

  116. bom dia, Conceição.
    A loja eu não vendi estou trabalhando nela,em relação ao meu pro labore segundo a minha contadora é 622,00 mas o mês passado fiz um balaço e cheguei a seguinte conclusão: será que vale a pena todo esse trabalho pra no final o mes eu ganhar em torno de 700,00?
    Minha loja tem bastante variedade mas sei que posso incrementar muito mais pois meus clientes já pediram alguns produtos mas não tenho dinheiro pra isso e tenho medo de pegar dinheiro emprestado e me enrola mais ainda pois devo um empréstimo pro banco para abri a loja, em relação as mercadorias, a maioria eu que saio pra comprar, ou seja, correndo atras de promoção , buscando o menor preço, consigo tirar 100% de lucro em cada mercadoria.
    Por outro lado por causa da correria da loja estou deixando de dar a devida assistência pros quiosques que por sinal me da um ótimo retorno e menos custos e dor de cabeça rsrs.
    Resumindo vendo ou não vendo a loja?
    O que vc faria em meu lugar?
    Agradeço a sua atenção e aguardo contato.

    • Tita,

      Tem muitas variavéis que influenciam sua gestão e sua decisão pessoal:

      Gestão:
      – arrumação de loja, atendimento, mix de produto, abordagem de venda e construção de relacionamento com o cliente – tudo isso poderá promover aumento das vendas!

      Decisão pessoal:
      – grau de satisfação pessoal com o que está fazendo e o quanto a empresa literalmente pode remunerar – o que você realmente quer para vocÊm,o que você precisa no momento, o que você pode fazer no momento!

      Essas questões são pontos para serem ponderados na sua decisão que você me pede quando diz: “Resumindo vendo ou não vendo a loja?… O que vc faria em meu lugar?”

      Estou enviando uma planilha para seu emal pessoal sobre o quanto valeria sua empresa se você vendesse, segundo as informações passadas. Esse valor se refere ao valor econômico da empresa que se deve somar com o estoque e móveis/equipamento.

      Continuo a disposição para continuar a conversar a respeito!

      Conceição

  117. Bom dia Conceição,

    Estou negociando a compra de um estacionamento em sp capital, onde o fat. Bruto é 10.000,00, valor muito próximo as despesas, ou seja, o dono não esta tirando quase nada de lucro, porém ele tem em torno de 40 mensalidade que geram este faturamento e o ponto é bem localizado. Ele esta pedindo 60.000,00 para vender, como saber se este valor é coerente? Muito obrigado adorei o site!! Abraços.

    • Leonardo,
      Apesar de ele dizer que não tira quase nada… você tem o valor dos custos fixos mensais que ele tem no estacionamento, como por exemplo, luz, telefone, salário de funcionários, material de expedientes (formularios para controle dos carros, caneta, tinta de impressora,etc) aluguel, contador, prolabore, iptu, álvara de funcionamento, etc.
      Estou perguntando isso porque é do lucro que estima o valor do negócio na perspectiva econômica. Com isso poderemos checar se o valore de 60 mil é um valor justo.
      conceição

      • Ola Conceição,
        muito obrigado pelo retorno!
        hoje ele esta tendo um lucro liquido, de aprox. 1.000,00 descontando todas as despesas. COmo é feito o calculo desta perspectiva economica de avaliação do ponto?
        Mais uma vez obrigado,
        Leonardo

        • Leonardo,
          É quando você valoriza a empresa pela sua projeção de lucro que poderá gerar.
          Segue um material para seu email.
          Conceição

  118. Boa tarde, Gostaria de uma ajuda com custos, Estou com um bom dinheiro de uma venda de carro, com ele quer abrir uma loja de roupas femininas que no meu bairro não tem uma de qualidade só venda de coisas de feiras e caras! bem quero investir deixar uma loja em um ponto de esquina bem legal, com vitrine, balcao moderno, baquinha coloridas, outdoor iluminado, fazer propaganda no bairro e na entreda do mesmo, Bem o ponto é na principal avenida e todo sabado tem uma feira em frente. estou com medo de investir e me dar mau, então ai entra sua ajuda!!!!
    o aluguel do ponto: 500,00
    maquinas de cartao: 150,00
    funcionaria: 1.200,00 custo total
    contador: 150,00
    agua: incuida no aluguel
    luz: 100,00
    despesas de empresa: ?
    fornecedores: me dão 30/60 dias no cheque
    lucro por peça: 50%

    quantas o meu lucro por mes? quantas peças tenho que vender para conseguir tirar os custos totais e um salario para mim de pelo menos 2.500,00?? vale a pena eu investir os meus 25.000,00?

    grata

    Ana

    • Ana,
      Para realizar o cálculo de viabilidade do empreendimento precisamos de mais algumas informações. Mas vamos lá.

      Custo fixo que você apresentou:
      aluguel do ponto: 500,00
      maquinas de cartao: 150,00
      funcionaria: 1.200,00 (já está incluido os encargos sociais?)
      contador: 150,00
      agua: 0,00
      luz: 100,00
      Prolabore: 2500,00
      Material de expediente:_____
      Manutenção predial:______
      Material de limpeza:_______
      Telefone e internet:_______
      Transporte:______
      Depreciação:_______
      Despesas de divulgação:_______
      Outras depesas:_______
      Custo fixo Total: 4600 +______

      Precisamos confirmar se o lucro da peça de fato será de 50%. Analise colocando as informações na seguinte fórmula:
      Preço de venda (valor que vc vai vender a peça) = custo direto (valor de aquisição+embalagem+frete) + imposto (preço de venda x ___%) + comissão de vendas(preço de vendax__%) + taxa de cartão de crédito (3% a 5%, dependedo do seu contrato) + margem (o suposto lucro por peça)
      Na formula acima eu procurei colocar uma breve explicação para cada item. então quando você preencher já colocando o preço que você pretende vender, você achará sua margem. Caso tenha dúvidas envie para mim as informações que ajudarei a calcular.

      Para se ter uma idéia do faturamento mínimo da empresa ou seja o lucro zero, Calculamos o ponto de equilibrio: custo fixo dividido pela margem média que se obtem na venda dos produtos.

      Tomando como hipótese que seu custo fixo seja 4600 e sua margem 50%: 4600/0,50 = R$ 8700,00 que você precisa vender para pagar as contas de superar esse valor para ter lucro e retorno do investimento.

      Espero que eu tenha ajudado a você começar a refletir sobre a análise da viabilidade de empreendimento.

      Conceição

  119. Olá conceição, estou querendo alugar um ponto para vender tapioca ,que é uma das culinárias mais apreciadas aqui do Nordeste. No entanto tenho muitas dúvidas sobre em que tipo de localização devo me estabelecer, no impulso acabei comprando um carrinho de tapioca, mas não quero mais vender nas ruas ,pois é muito sofrido. Então comecei a procurar e pesquisar alguns pontos comerciais,não está fácil! O último que encontrei fica em um bairro muito residencial que custa R$ 400,00 o aluguel . M e dá umas dicas ,pois quero muito trabalhar com comida que é o que eu realmente gosto de fazer e ainda colocar minha mãe para trabalhar comigo e tirá-la da depressão.
    Desde já agradeço a atenção!

    • Josimara,
      Caso você queira continuar com o carrinho, você pode procurar locais próximos a empresas que tenham grande circulação ou fazer parcerias com delicatesses ou padarias que não tem esse serviço e você poderá oferecer na área externa.
      Quanto a ir para um ponto comercial, você precisará ampliar o mix de produto que irá oferecer e sabores de tapioca, como por exemplo, oferecer, café, sucos, refrigerentes, bolos regionais. Avalie o quanto você precisará de vender para pagar a estrutura do ponto comercial.
      Vamos conversando quando você for decidindo.
      Conceição

  120. Muito obrigada Conceição, vou fazer isso mesmo! Vou procurar fazer parceria com algum desses que vc citou, até porque no momento não estou com muitas condições de investir em um ponto agora.
    Você me deu uma injeção de ânimo hoje,pois já estava pensando em vender meu carrinho.
    Muito obrigada pela sua atenção! Em breve nos falamos para contar as novidades.

  121. Ola,
    Muito interessante e de grande ajuda os comentários aqui lido.
    Gostaria também de tirar uma duvida.Estou me preparando para abrir uma loja de aluguel de fantasias e trajes para festa.Notei que em minha cidade estas lojas geralmente ficam em bairro.Mais estou muito insegura pelo ponto comercial.
    Pois gostaria de pagar um aluguel baixo pois sei que vai levar algum tempo para o negócio girar.Mais as salas mais em conta são muito pequenas a minha vontade é de alugar uma casa e transformar em uma loja.O que acha? Pode me dar alguma dica?

    • Rosana,
      Para escolha do ponto tem muito haver com o público que você pretende atuar.
      Quanto a opção de alugar uma casa e fazer reformas, é importante quantificar quanto vai sair este investimento para avaliar se vale a pena iniciar com um investimento tão alto. Uma vez que você precisará investir na compra de seu primeiro estoque de roupas para festas. Você já dimensionou esse investimento? E quanto de trajes você precisará alugar para bancar a estrutura e o investimento de reformas?
      Ou se existe limite de recurso, começar em investir em um estoque legal com um local que não precise investir muito em reforma?
      Gostaria que refletisse e avaliasse financeiramente, antes de tomar qualquer decisão!
      Conceição

  122. Olá Conceição eu disse que voltaria para contar as novidades, e voltei! Aluguei um ponto em uma rua bastante movimentada ,que fica em um bairo em que o comércio é bastante forte. E como tinha te contado, quero abrir um ponto de tapioca recheada, e no começo só penso em focar nas tapiocas e claro colocar refrigerentes e sucos como acompanhamento. Estou muito animada e confiante, e até meu marido entrou no clima e resolveu me dar uma maozinha na pintura,na compra de algumas mesas e cadeiras para o ponto,mas é claro tudo com muito pé no chão. O aluguel ficou em R$ 380,00 com água incluída ,sei que vou ter que ralar muito pra que dê tudo certo ,mas tenho muita fé em Deus e nesse novo negócio ,pois é o sonho da minha vida ,trabalhar para mim mesma e conquistar minha independencia. Em breve nos falamos, e estou sempre pronta para ler e colocar em prática seus valiosos conselhos. bjs!

    • Josimara,
      Monte DE uma forma prática e simples de atender o cliente para ter AGILIDADE, pois as pessoas que circulam no comércio querem ser atendidos com rapidez. Monte seu cardápio com várias opções não ultrapasse de 5 a 6 opções, porque poderá atrapalhar na armazenagem de ingredientes e na rapidez do atendimento. Mesmo com simplicidade, apriche na aparência que demonstre um ambiente legal e que prima pela higienização!
      Controle quantas tapiocas e bebidas você vende por dia e as despesas fixas.
      Depois conversaremos sobre melhorias e ações promocionais que você poderá realizar para dinamizar a tapiocaria.
      Um abraço
      Conceição

  123. Olá Conceição,
    Meu nome é José Neto, sou de Natal-RN.
    Estou iniciando um projeto para abrir uma casa de bolos caseiros aqui na minha cidade. Essa semana fiz uma oficina de pesquisa de mercado no Sebrae e no início de maio farei também no Sebrae o plano de negócio. Minha dúvida principal é uma, aqui já existe essas casas de bolo e em boa quantidade. Será que dessa forma ainda assim é viável abrir uma nova loja?
    Aguardo.
    José Neto

    • José Neto,

      Reflita:
      – Qual sua abordagem de venda e da concorrência? São as mesmas ou você vai atuar de forma diferente?
      – O mercado que a concorrência atua, deixa brechas, deixando de atender uma parcela da população quanto a perfil socio-econômico e localização geográfica?
      – Seu preço, mix de produto, tamanho dos bolos, embalagem, será diferente, similar ou igual a concorrência?
      – E o que os clientes querem e não encontram no que já está sendo oferecido pela concorrência?
      – Com a definição de sua estratégia de mercado, a viabilidade econômica deu positiva (em um cenário altamente conservador, pessimista e otimista)?

      A resposta da sua pergunta estará a partir das reflexões acima?

      Fico a disposição para aprofundamos qualquer questão!

      Conceição

  124. Obrigado Conceição pelo seu primeiro comentário.
    Como disse fiz essa semana uma oficina de mercado no sebrae, porém a partir de amanhã irei pra campo para fazer de fato a pesquisa de mercado junto dos clientes, fornecedores e concorrência.
    Em breve tirarei minhas conclusões e compartilho com você.
    Obrigado.

    • José Neto,
      Na sua pesquisa de mercado, não esqueça de observar qual o mercado que a concorrência não está atendendo e o porquê? (Se quiser ler mais sobre essa perspectiva, você poderá aprofunda na leitura sobre a estratégia do oceano azul)
      Observe as reclamações dos clientes e procure identificar o porquê a concorrência não consegue atender.
      Os demais será sua receita x seu processo de produção x custos e despesas que você terá, comparando com a concorrência.
      Aguardo suas conclusões no próxima etapa que será vivenciada!
      Conceição

  125. Oi Conceição, há duas semanas comecei as vendas na tapiocaria, ficou muito legal o ambiente. Comecei com seis recheios e já aumentei para dez. As vendas cada dia que passa aumenta um pouquinho ,acho normal ,pois ainda estamos funcionando a pouco tempo, pelo menos quem prova sempre volta , e estou muito animada e pretendo colocar outros tipos de lanches, pois algumas pessoas já entraram procurando por pizzas brotinho e bolos. Aos pouquinhos vou aumentando a variação de lanches. E outra coisa que notei é que as vendas das tapiocas começam a partir das 17:00h da tarde, no começo eu chegava as 13:00h e ficava horas e horas sem vender nada, e a partir de hoje vou abrir as17:00h.
    É isso Conceição ,estou levando meus projetos adiante ,se vc tiver algo alguma dica a mais será muito bem vinda como sempre!
    Grande abraço
    Josimara

    • JOsimara,
      Parabéns!
      O cardápio que você está trabalhando, muitas pessoas, tem o hábito de consumir de tardizinha para noite. Se você for querer gerar movimento as 12h ou 13h, o cardápio de lanche precisa ser algum tipo de lanche que as pessoas de sua cidade tem o hábito de comer na hora do almoço, isto é, qual o lanche mais escolhido pelas pessoas para substituir o almoço. A partir daí escolha o melhor que você consegue desenvolver e ter alguns sabores.
      Um abraço
      Conceição

  126. Olá Conceição!!

    Estou aqui na pesquisa para abertura da loja de bolos porém surgiu uma questão. Aqui em Natal existem algumas lojas neste segmento e dentre elas há duas marcas que são franquias locais. Na minha pesquisa com a concorrência tive a oportunidade de conversar com franqueados e franqueadores. Depois dessas conversas fiquei tentado a adquirir uma franquia tendo em vista que não tenho experiencia no segmento e percebi que a produção não é tão simples. Qual a sua opinião sobre franquias?
    Suas palavras sem dúvidas são muito importantes!!

    • José Neto
      A questão da franquia é você analisar o custo x benefícios: que você vai ter que investir e pagar mensalmente x o apoio que vão lhe dar para a implantação e no dia a dia a operacionalização da empresa. Essa é a grande questão, fora a política de abertura de novos empreendimentos na sua área.
      Quanto a questão de você nãoter experiência, é prudente a reflexão! Quem trabalha em indústria (fabricação de bolos) precisa de ter conhecimento do processo produtivo, além do mercado para promover a venda dos produtos. Veja cursos de culinária sobre o assunto, também, pois poderá ser uma alternativa para você.
      Conceição

  127. Oi Conceição.
    Achei interessante a forma como me foi apresentada a questão da franquia. No caso ele montará toda a loja, treinará os funcionários e durante um mês a loja ficará sobre a responsabilidade dele. Só depois de funcionando é que entrarei no negócio. Detalhe, na minha loja não terá produção, Bolos, tortas e kits festas serão fabricados na fábrica dele e ele me passa para revenda. A vantagem que vejo é que não terei funcionários de produção e não precisarei comprar o maquinário. Minha despesa fixa será de dois funcionários, água, luz e alguma despesa extra. Não terei dor de cabeça com produção. Sei que com a produção própria talvez o lucro seria um pouco maior porém não sei como seria.
    Vou colocar em papel todos os pontos positivos e negativos das duas situações.

      • Sim fica na mesma cidade e bem próximo. Eles tem uma logística de entrega boa, já observei isso. Eles fazem o estudo do ponto comercial, inclusive são eles que definem o ponto. Já é uma marca forte na cidade. A questão é que se eu tivesse a produção própria o meu lucro em cada produto aumentaria, claro que os meus gastos e o trabalho também. Um detalhe, fico livre para comercializar na loja outros produtos para agregar valores, como uma conveniência.
        Será heim??? rsrsrs

  128. Sim, um detalhe que não falei. Fico livre para comercializar na loja outros produtos para agregar valores, como uma conveniência.

  129. Obrigada Conceição, vou sempre lembrar que no começo da Tapiocaria ,e até mesmo antes de se tornar uma Tapiocaria eu tive ótimos conselhos de uma pessoa que eu nem conheço pessoalmente ,mas que me deu muita força. Muito mais força do que pessoas que estão próximas a mim e que deram de ombros para o meu projeto.
    Obrigada de coração!!!
    JOSIMARA.

  130. Ola Conceição…
    estou procurando um ponto comercial para entrar no ramo de academias, estou focando minhas buscas em Sao Paulo, proximos dos bairros de moema, campo belo, brooklin entre outros… porem estou com dificiuldade de como saber se os pontos que eu encontrei sao permitidos a construção da estrutura para o funcionamento de uma academia, como zoneamento e leis… o que devo ficar “esperto” na procura de um ponto e quais as burocracias que devo me preocupar logo de inicio!? obrigado pelas informações ja passadas em topicos mais antigos…
    Fernando Vieira

    • Fernando,
      Primeiro defina sua proposta que você irá oferecer na academia, porque essa informação poderá lhe indicar o tamanho necessário para sua atuação e quanto tempo de permanencia do aluno na academia que poderá influenciar no tamanho, necessidade de estacionamento e outras questões correlatas.
      Quanto aos aspectos legais, você precisa identicar o departamento/subprefeitura que administra esses bairros para saber qual a regra municipal para o respectivo bairro que você está escolhendo.
      Análise de o espaço vai precisar de grandes reformas para se adaptar a legislação local ou não. Isso importante quanto custo x benefício.
      Geralmente as instituições para legalizar o empreendimento será a prefeitura (regras para o bairro, barulho aceitável, acessibilidade), licença do corpo dos bombeiros, vigilância sanitária que terá exigências de acordo com as atividades a serem executadas na academia.
      Não esqueça que cada bairro e ponto comercial que terá uma característica no seu em torno que poderá influenciar na sua forma de atuar.
      Espero que tenha contribuído.
      Conceição

  131. Conceição,
    Primeiramente gostaria de parabenizar pela grande ajuda que a vi dando aos novos empreendedores. Bom, como sou um deles, em breve precisarei da sua ajuda.
    Abraços

  132. Olá Conceição! Parabéns pelos comentários, é muito bom podermos compartilhar dúvidas com alguém que trata os assuntos de forma tão esclarecedora. Estou abrindo uma loja de artigos para decoração e presentes, a loja será anexa a um salão de beleza de renome na cidade, aonde transitam em média 50 mulheres por dia, inclusive a loja terá um acesso por dentro do salão, bem na sala de espera. Porém a localização dela será em uma rua bem movimentada, porém com fluxo de veículos não muito de pedestres e não terei espaço para uma vitrine. Gostaria de saber sua avaliação sobre esse empreendimento. O aluguel eu achei muito bom, um salário mínimo, a sala tem 16m². Obrigada!

    • Joseane,

      Primeiramente, o mix de produto que você vai trabalhar precisa corresponder com o perfil das clientes que frequentam o salão.
      Você falou que a rua é bastante movimentada mais veiculos do que pedestre, é isso? Se sim, o ponto comercial e ou no em torno possui espaço para estacionar?
      A arquitetura da sala da visibilidade para rua e vice e versa, independente de não um espaço específico para vitrine? Como por exemplo parte de algumas paredes que dá para rua é de vidro? Se sim você pode montar um lay out , isto é, a arrrumação da loja possa ser a própria vitrine para quem passa.
      Não esqueça que seu nome comercial precisa ser letras de fácil leitura, pois as pessoas que estão dirigindo não possuem muito tempo para identificar o que tem no seu em torno.
      Quanto ao valor do aluguel, será bom se você somando com os demais custos fixos que você terá e a sua projeção de vendas dê para pagar e sobrar para seu prolabore e lucro da empresa.
      Boa Sorte!
      Conceição

  133. bom dia Sra. Conceicao,

    Meu nome e Felipe, sou oftalmologista veterinario e tenho uma clinica e petshop a qual estou decidido vender. Tenho duvidas relacionado ao valor de ponto, como e a quem oferecer.

    Ofereco um service pioneiro e especializado na cidade de Santos ha 7 anos. Tento agenciar outras especialidades que nao acompanharam a qualidade da oftalmologia portanto mantive somente a dermatologia e o pet shop/banho e tosa que tbm optei por sublocar ha 15 dias.

    Estou decidido em vender o estabelecimento nao sei em qual format (Clinica, empresa, empresa com aparelhos). A verdade e que me sinto amarrado ao estabelecimento impedindo que eu conquiste novos mercados com o meu trabalho que e o que me gera prazer e lucratividade exercendo cirurgia. Ao mesmo tempo nao e possivle deixar outra pessoa para exercer meu trabalho pois ninguem faz. Enfim, estou passando por uma fase de filtro e desenraizamento.

    Tenho um custo fixo hoje de 7000 com impostos + funcionarios+aluguel+luz/agua+outros em media. Minha receita tributada liquida media e de 20000. Fiz um investimento de 70000 em reforma na casa que e alugada e estou ha 7 anos. Possuo materias moveis no valor de 20000 e aparelhagem no valor de 100000 em media.

    A proprietaria da minha casa faleceu ha 1 ano e nao sei os planos dos 3 filhos.

    Enfim, estou me sentindo muito limitado e engessado tanto no trabalho quanto na cidade e financeiramente para um produto tao especializado. Pretendo ampliar meus servicos abrindo parcerias com outros oftalmologistas em Santos e capitais que nao fazem cirurgias de catarata, glaucoma e retina, que exerco, sem os custos fixos tao grandes alem de retomar meu doutorado e trabalhar em 2015 nos EUA onde ha 7 anos venho plantando lacos e contatos para exercer nova residencia em oftalmologia.

    A capacidade para o banho e tosa e de 50 animais por dia/ bem grande e bem planejado se bem explorado. Sou medico, nao admnistrador de banhista e tosadores e muito exigente com meu trabalho e com os que a mim estao ligados. Portanto o estresse que essa cobranca me traz nao vale o lucro monetario e empreendedor nesse segmento. No pet optei por abrir uma boutique com produtos diferenciados tambem mas que pouco sao vendidos pois as pessoas na minha cidade querem o comum e alem disso ja gastam um diferencial com o service clinic que normalmente vem indicado de outro colega.

    Apos esse longo discurso, Minhas duvidas sao:

    Qual seria o valor aproximado de Venda da clinica?
    Qual seria o valor aproximado de venda da empresa?
    Qual seria o valor aproximado de venda da emprasa fechada com os aparelhos?
    Qual seria o valor aproximado de venda do ponto sozinho sem os materiais e instrumentos?
    Como devo abordar o advogado da administradora e cuidados que devo tomar referente a eles? Lembrando tenho direitro a renovatoria, desconheco a possibilidade de assumer esse direito quem comprar a clinica.
    E se eventualmente os filhos desejarem vender a casa como devo proceder refernte ao ponto? Falta ainda 17 meses para o fim do contrato mas ja estou me precavendo.

    No mais muito obrigado,

    Desculpe pelo transtorno,

    Felipe.

    • Felipe, Vamos conversar por parte para ajudar e tirar suas dúvidas.
      Pelo que você escreveu sua aspiração de desenvolvimento de sua carreira é maior mais gratificante do que empreender. Cada um tem que buscar seus sonhos e planeja-los!
      Quanto sua atual situação de transição:
      – Quando você me diz que tem de lucro liquido R$ 20 mil reais, você tem certeza? √ocê tirou todas as despesas da empresas e inclusive seu prolabore (sua remuneração como dono do negócio). Para se calcular o valor econômica da sua empresa e da potencialidade do negócio quanto a carteira de cliente construída.
      – Leia o contrato de locação e venda do negócio/ponto comercial: leia o contrato quanto as clausulas de rescisão ou repasse para um novo inquilino. Identificar se na proximidade tem outro ponto comercial, caso os herdeiros não queira alugar o ponto comercial quando vc queira entregar/repassar o empreendimento. O plano B de um ponto comercial na proximidade será para não perder o valor da carteira de cliente construída.
      – O valor do empreendimento será: “valor presente liquido” advindo do lucro líquido + equipamento + móveis + estoque. Cada parte irá compor os valores de sua pergunta para lhe permitir flexibilidade na sua negociação. Quanto ao valor presente liquido poderei ajudar a calcular quando tivermos certeza do valor real do seu lucro liquido mensal.
      – Você falou que investiu R$ 70 mil mas uma vez que o empreendimento já existe por 7 anos, acho que você já obteve o retorno desse investimento. A certeza dessa afirmação será confirmada pelo lucro liquido adquirido durante o período dos 7 anos.

      Aguardo retorno para continuarmos a construção de sua decisão.
      Será um prazer lhe ajudar, não é um transtorno. ok?

      Conceição

  134. Boa noite,
    Estou negociando a compra de um ponto no interior de São Paulo, mas descobri após consulta no cnpj, que existem várias dividas no cnpj, dividas com fornecedores, cheques sem fundo…Estou comprando apenas o ponto, terei o meu cnpj, farei um novo contrato de locação com o proprietário, mesmo assim, corro o risco de assumir as dividas do atual dono do estabelecimento?

    • Natalia,

      Se a empresa fechou mas ainda deixou endereço comercial esse ponto que você vai assumir, significa que poderá haver problemas no processo de legalização de sua empresa pois não poderá funcionar duas empresas no mesmo endereço. Ou se buscar instrumentos legais que a empresa não existe no local.
      Outro aspecto importante é verificar como anda o pagamento de água e luz do endereço, se tem dívida e se já retiraram do nome dos antigos usuários.
      Havendo toda essa separação e comprovação legal entre sua empresa que vai atuar neste endereço e a antiga, você não terá problemas.
      Conceição

  135. Olá Conceição, tudo bem?
    Estou montando um negócio de Lavagem Ecológica Automotiva (Lavagem a seco) e para tal tenho dois modelo de negócio, que são:
    1º – Abrir em um Ponto comercial (fixo) onde poderei atender as demandas de clientes PF (pessoa física), porém com um custo fixo (aluguel) que consumira uma boa parte do meu faturamento mensal, ou,
    2º – Ao contrário do modelo anterior, onde terei um ponto fixo, estabelecer parcerias com empresas (pessoa jurídica) à fim de atender esta empresa e ter uma carteira de clientes “pré fidelizados”, porém perdendo toda a parte de clientes PF, uma vez que, com as parcerias, teremos de dar exclusividade para nossos parceiros.
    Minha dúvida está em qual modelo de negócio me enquadrar, e por este motivo, faço contato para ter uma noção em cima do primeiro modelo,onde adotaria (alugaria) um ponto comercial para exercer as atividades do meu negócio.
    A área escolhida possui um grande fluxo de veículos, o que viabilizaria o negócio, porém me preocupa o custo fixo com o aluguel.
    Se puder me dar alguma orientação, serei grato.

    Atenciosamente,

    • Elton,

      PRecisa-se ver a simulação financeira custos operacionais dos modelos de negócios para verificar quanto de faturamento será necessário para cobri-los, inclusive seu prolabore; como também:

      primeiro: o ponto possui grande fluxo de carro, mas possui pontos comerciais que levem as pessoas utilizarem o tempo de espera da lavagem ou é um bairro residencial?
      segundo: montar parcerias com empresas, você já possui contato com algumas empresas para até testar seu negócio com baixo investimento e depois crescendo?

      Após essa analise de viabilidade, qual o investimento para iniciar em ambos modelos de negócios?

      vamos continuar a conversar!

      Conceição

  136. ola boa noite estou querendo muda de ponto so que o aluguel do mesno he 1.500;00 quanto vou ter que fatura por mes ??? obg. iordan natal rn

    • Iordan,
      O faturamento vai depender da margem que você ganha na sua transação comercial. Também é importante você analisar e elaborar uma estratégia para divulgar para seus clientes a mudança de endereço para seus clientes, pois se não houver essa comunicação poderá prejudicá-lo.
      Conceição

  137. Oi! Trabalho em um salao de beleza há 7 anos, classe B e surgiu uma oportunidade de comprar um salão que existe há 30 anos, em um bairro próximo onde estou, porém nao tem estacionamento e a rua não tem condições de colocar um manobrista, mas tem algumas opções de estacionamento nas proximidades, o ponto é de bastante circulação de pessoas. Ainda nao conversei com o proprietário, o que eu devo saber desse ponto para nao entrar numa furada?

    • Valquiria, Analise a questão do estacionamento. Nos dias de hoje é importantíssimo! Se a empresa tem 30 anos, qual seu histórico quanto a evolução do empreendimento e a realidade do seu em torno. A realidade do em torno e principalmente o habito das pessoas vão ser decisivo se teste ponto comercial possui potencialidade ou não .
      CONCEIÇÃO

      • Obrigada por sua resposta, bom eu trabalho em uma casa, salao, que deve estar avaliada em uns 4 milhões, estacionamento para 30 carros, mas conseguir algo parecido, inviável para mim, hoje o aluguel está o fim de tão caro ainda mas que estou em região nobre de São Paulo, na verdade sou conformada em ser empregada, ganho um salário bom, tenho dois assistentes, mas as vezes me vem uma certa vontade de fazer tudo do meu jeito, ganhar um pouco mais, enfim… Nao tenho coragem de expor minha clientela em salao sem segurança por aí, esse de qual eu falo a localização é muito boa o problema é o estacionamento, ele funciona há 30 anos, aos trancos e barrancos a proprietária nao leva nenhum jeito p administrar e os móveis estão velhos, decoração feia, brega…, porém o aluguel não é caro, seria uma chance mediante as minhas possibilidades. Qual profissional que eu poderia pedir ajuda na questão burocrática para me auxiliar quanto a avaliação do ponto, na questão burocrática, se tem algum processo, dívidas….

        • Valquiria,
          Pelo que você conta que o perfil de clientes que você atende demonstra ser bastante diferenciado. Você sabe quantos dos clientes que preferem ser atendidos por você e qual o seu meio de transporte para chegar no atual salão?
          Esse indicativo ajudará para sinalizar quantos clientes vão querer lhe seguir, mesmo que você tenha a postura ética de não ficar fazendo divulgação e estimulando os clientes irem para um novo salão.
          Como você também contou a realidade da estrutura do antigo salão, é importante verificar quanto vai ser o investimento para reforma e novos móveis, equipamentos e utensílios que você precisará comprar para abrir com sua proposta de trabalho. Atualmente, existe uma clientela nesse antigo salão e por quanto eles pagam pelos serviços oferecidos? Você irá ajustar ou cobrar o mesmo valor? Você já parou para fazer os cálculos de serviços que serão oferecidos?
          Não tome uma decisão precipitada, mas faça os cálculos porque servirå para agora ou para o momento oportuno!

          Conceição

        • Obrigada, mas pensando bem eu nao vou a lugar algum, rs… Eu não serei feliz sabendo o transtorno que será p minhas clientes deixarem o carro em estacionamento e vir andando p o salao, dias de chuva, imagine só… Muito obrigada pelas palavras e até outra hora. Valeu!!!!

  138. Boa noite Conceição.
    Montei uma loja de locação artigos para festas e já tem um mês fica em um shopping no centro da cidade, o fluxo de gente é muito grande por causa do terminal central comecei errado não sondei o movimento do shopping, no andar térreo tem muitos eletrônicos e duas lojas de roupas e no 1ºandar que fica a minha loja tem uma costureira, um que conserta eletrônicos, uma loja de roupas de vestidos para madrinhas e debutantes, um salão de cabelereiro de segunda,e de cada 2 mulheres 30 são homes que passam por lá só para usar o banheiro e são mau encarados de da medo, a costureira também vai sair pelo mesmo motivo.
    Nesse tempo ninguém foi a minha loja para locar,mandaram para mim clientes mau intencionados apareceram bastante!
    Gastei R$ 7.000,00
    Aluguel R$ 1.300,00
    fantasias R$ 5,700
    41 fantasias
    E nem sei como colocar o preço justo na mercadoria estou alugando pelo mesmo preço que o da concorrência.
    Estou indo para um bairro nobre só que lá não tem esse fluxo de gente todo não, bairro nobre .
    Será que terei que parar?
    Obrigada.

    • Neusa,
      Avalie esse bairro que você está se mudando. OS produtos que você tem são adequados para as pessoas que circulam e compram nesse futuro bairro?
      Quanto a formação de preço, preciso saber se é a formação de preço para alugar ou se é para vender? A partir desses informações poderei lhe ajudar.
      Conceição

  139. Oi , estou querendo abri um banho e tosa somente , em minha residencia ,, moro no Piauí e na cidade tem 40 mil habitantes ..Qual dica vc me da ?

    • Kelly,
      Pesquise os pets mais presente na sua cidade para se especializar no tipo de tosa e o zelo quanto a sanidade animal. Ao realizar em casa, precisa montar a estrutura necessária para manter a higiene e não haver transmissão de doenças entre os animais.
      Verifique a legislação local quanto a vigilância sanitária para funcionamento e caso o investimento seja alto, voce poderá começar como delivery.
      CONCEIÇÃO

      • Bem , aqui nao tem nenhuma Pet ..tive a ideia porque tenho duas poodle e sempre tenho q leva-las p a capital daqui . Vejo necessidade de ter uma por aqui .. Eu pesquisei e o custo p abri uma é baixo , posso ate alugar se nao puder em minha casa ..Só q tenho q ir p fora fazer o curso de tosadora ..esse é o mais dificil p mim , nao vou desistir ..Deus é fiel e confio nele e amo animais .. Obrigada

        • Kelly,
          Se sua decisão é empreender neste segmento. Comece a elaborar o valor que você irá gasar para montar, tais como, tesouras, pentes, escovas, secador, reforma para área de banho e tosa, espaço de espera dos animais.
          Comece a identificar qual o custo direto que está relacionado a banho e tosa, como por exemplo: tempo de banho e para secar (água e luz), shampoo, lacinho, etc. Pense em que você poder associar com o banho e tosa, geralmente as pessoas gostam e roupinhas, brinquedinhos, biscoitos, etc.
          Faça o levantamento para que seu investimento seja certeiro!
          Conceição

  140. Boa noite, Conceição.
    Obrigada pela ajuda.
    Bem , minha loja é de fantasia vou vender e locar ; quanto ao local o fluxo de pessoas são diferentes e agora elas poderão ver minhas fantasias, no Shopping as pessoas que lá circulam não tem o costume de ultrajar fantasias isso inclui o poder aquisitivo.
    O local é no centro tem muito fluxo de carros e diversos pedestres diversificados.
    Não sei como colocar o preço justo!
    Gastei R$ 7.000,00
    Aluguel R$ 1.300,00
    fantasias R$ 5,700
    41 fantasias
    Obrigada, que Jesus te abençoe por nos doar um pouco de você!

    • Neusa, as pessoas que circulam tem o perfil e poder aquisitivo para as fantasias que você pretende alugar ou vender?
      O preço de venda é formado da seguinte forma:
      PV=custo direto + imposto + comissão de venda + margem de contribuição

      O custo direto é o valor que você comprou + frete + embalagem
      Imposto= percentual que vc pagara
      Margem de contribuição é o que efetivamente vc vai ganhar para ajudar a pagar os custos fixos e obter o lucro.

      Comece a refletir sobre essa formula. Irei enviar uma planilha para você.
      Os valores que você citou refere-se ao investimento feito e um item do custo fixo que o aluguel.

      Conceicao

  141. Boa tarde Conceição,

    Tenho uma pequena escola de inglês em um bairro de classe média baixa em São Paulo, onde dou aulas para grupos de 3 ou 4 alunos. Na escola tenho somente uma sala de aula e uma grande área de espera que é sub-utilizada. Há também um cozinha que praticamente não uso.

    Infelizmente o aluguel atual é responsável por cerca de 55% dos meus custos totais e sinto que esse montante é um absurdo. Estou buscando um outro ponto e até encontrei um que reduziria esse valor para 35% dos meus custos, porém, a área de espera será bem menor e ficarei sem a cozinha.

    Esse novo ponto, em uma rua bastante movimentada, é bem próximo do atual, e sinto que provavelmente atrairia um público que não frequenta a rua onde minha escola está atualmente. Não creio que os alunos atuais serão prejudicados com a mudança mas, pode haver a percepção de que minha escola está “decrescendo”.

    Tenho dúvidas sobre a mudança por conta de tal percepção. Você teria alguma sugestão ou insight para me oferecer?

    Maria Ribeiro

    • Maria Ribeiro,

      Primeiro verifique com os atuais alunos se teria problemas com a mudança de endereço e se eles teriam sugestões de melhoria da sua prestação de serviço.
      Você está reduzindo de 55% para 35%, segundo os seus cálculos. Quanto sua imagem poderá ser preservada de acordo com novos investimentos que você terá que fazer neste ambiente quanto: decoração, a definição dos espaços (sala, biblioteca, espaço de integração, etc.) e a divulgação para o novo espaço.
      No seu antigo espaço, você trabalhou bem a divulgação: no bairro e nas redes sociais? Você tem página no facebook para interagir com os alunos e interessados? Existe muita reclamação para quanto ao espaço de potenciais alunos e dos alunos existentes? O que limita seu crescimento de alunos?
      Independente da sua escolha reforce sua imagem na geolocalizção no google, foursquare e ter uma funpage. Para a turma jovens é importantíssimo!

      Conceição

  142. Conceição. Achei bastante interessante, seus comentários ref. os Enigmáticos Pontos Comerciais. Faço análise tecnica para encontrar o vlr mais aproximado de um Ponto Coml, mas como em 95% dos casos, de um determinado ramo de atividade, para outro. Portanto difere muito nos quisitos de análise, principalmente
    na parte Contábil. Porque trata-se de uma nova estrutura que ocuparará o imovel.
    Com isso eu necessito muito dos quisitos satélites, que envolve o local do PONTO.
    Te pergunto se estou certo em minha metodologia, quando descubro os valores
    numéricos em análise, desde o aluguel até a situação sazonal da Economia
    do Pais no que se refere ao consumo, carga tributária, poliítica e etc. Que me diz.

    • Antonio,
      Quanto o ramo de atividade, vai deferenciar quanto a importância de estar presente em pontos comerciais que são mais especulados financeiramente porque está no centro do consumo do mercado consumidor.
      A valoração do ponto comercial como imóvel, geralmente recomendo as pessoas procurarem corretores especializados com as devidas credenciais.
      Já na valoração do ponto comercial. na perspectiva de negócio – geralmente procuro calcular com o fluxo de caixa descontado, utilizando uma taxa conservadora, tendo como referencia o crescimento do pais através do PIB. A carga tributaria e a sazonalidade de consumo da atividade economica do ponto comercial vao fazer parte dos calculos. E aí nao tem desculpas, toda empresa precisa gerar lucro, independente do cenario adverso!
      Espero que eu tenha respondido a suas reflexões!
      Conceição

  143. Oiiiii tudo bem Conceição?

    Deixa eu tentar esclarecer uma dúvida… Quando eu levo em consideração o ponto para abrir uma loja de hot dog e açaí o que eu devo analisar?

    • Cleber,

      Esse tipo de produto alimentício que você pretende oferecer, eles atendem a lanches rápidos. Então é interessante estar em lugares de grande circulação de pessoa porque poderá ter a abordagem para pessoas que estejam circulando na localidade ou um espaço para point da garotada.
      Você precisa avaliar qual a abordagem que você pretende trabalhar para refinar os critérios de escolha do ponto comercial ou o quiosque que você venha colocar.

      Conceição

  144. Estou querendo abrir um negocio na minha cidade, e queria fazer uma pesquisa pra saber se o negocio é viável, e se terá retorno, qual empresa posso contratar para fazer esse serviço?

    • Thiago,
      Existe várias empresas de consultoria que são especialista em pesquisa. Você, por exemplo, poderá buscar o Sebrae e solicitar a lista de credenciados para tal.
      Agora antes de tudo, é importante você mesmo fazer algumas pesquisas, tais como:
      Pela internet:
      – pelo google mapa você poderá identificar potenciais concorrentes ou parceiros e o bairro onde estão concentrados.
      – pelo IBGE, tem uma pesquisa com a sigla chamada POF, você poderá identificar a capacidade de consumo de acordo com a renda familiar. Contribuirá para você conhecer a capacidade de pagamento
      – nos sites setoriais, sindicatos e fornecedores poderão gerar informações ‘úteis.
      Em campo, isto é, na rua:
      é importante visitar os concorrentes e conversar com potenciais clientes, além de observar o mix de produto, sistema de atendimento, marcas mais vendidas, e outras coisas importantes para sua atividade.
      Só depois disse que você vai refletir, quais as informações que você precisará através de uma pesquisa paga. Sabendo direcionar e sabendo as respostas que você procura, a contratação vai valer pena.
      Conceição

  145. Boa tarde Conceição Moraesu

    Eu tenho uma lanchonete e gostaria de passar o ponto por motivos de saude, fiz uma cirurgia no joelho e faço fisio, e nao tenho tempo de abri a lanchonete mais, e pra completar minha esposa ta pra ganhar bebe, como eu faço para paçar o meu ponto comercial fica no pq santo antonio

  146. Olá Conceição!! Meu esposo tem uma locadora já tem uns 20 anos. E andei pensando em abrir uma filial na rua em que moramos, seria na nossa garagem que é bem grande e como já tenho moveis de locadora e outras coisas guardadas… Só que a rua fica em um bairro residencial e não é muito movimentada no momento, talvez por ser uma ladeira. Na esquina tem uma pista que é caminho para vários bairros e por isso passam muitos carros durante o dia todo, principalmente de pessoas indo e vindo do trabalho já que muitos fazem esse caminho para ir ao grande polo de empresas que existe na cidade. O local tem uma vista linda da cidade. E fica em um bairro muito bem valorizado. Vc pode me falar alguma coisa a respeito de lojas afastadas do centro da cidade?

    • Sabrina,
      Geralmente com um ponto comercial afastado do centro da cidade, é explorado oportunidades de negócios que venham gerar conveniência para a vizinhança. De acordo com o perfil da vizinhança, algumas pessoas atuam na área de estética, academia, alimentação, etc. Lembre-se o perfil do bairro e sua tendência que vai ditar o melhor tipo de empreendimento para o local.
      Conceição

  147. Olá Conceição, tenho uma loja de comic shop, cultura pop japonesa, no centro da cidade, mas em um prédio comercial, um pouco afastado dos meus dois concorrentes. Não é difícil o acesso, mas o público mesmo sabendo da existencia da loja, nunca se quer veio conhecê-la. A divulgação é online, pois é um nicho específico de mercado. Os meus outros dois concorrentes ficam no mesmo prédio, mas um fica na sobre loja (com um péssimo atendimento e preços altos), ele está bem visível, pois a sobre loja é toda em vidraçaria e de frente para uma avenida principal da cidade. O outro fica em uma espécie de galeria no térreo do mesmo prédio (com um atendimento melhor e preços também). Todos dois, principalmente o primeiro paga um aluguel em torno de R$ 3.000,00. E antes ele ficava em uma sala comercial, como eu estou agora.

    A questão é, a minha loja tem um ano e até hoje nunca conseguir tirar nenhum valor para mim, todo dinheiro que entra invisto na loja. Todas as contas dela estão em dia, sem dívidas, mas o faturamento é praticamente para pagar os gastos dela. Pago 500,00 em aluguel, já com o condomínio e luz. Mas estou preocupada, pois preciso que a loja comece a me dar lucro. Penso que o problema seja a localização da loja (que fica em uma sala comercial dentro de um prédio). Tenho excelente atendimento e preços, só me falta clientela. Encontrei uma loja em um galeria térrea, em uma das ruas mais movimentadas, próxima dos meus concorrentes, mas o aluguel é de R$ 1.300,00 fora luz.

    Minha dúvida, receio e medo, é se eu me arrisco em fazer essa mudança.

    Fico pensando, se os meus concorrentes antes estavam na mesma situação que eu, em relação a ponto comercial e hoje mesmo pagando aluguel caro, tendo péssimo atendimento e preços mais elevados que o meu, estão sobrevivendo, se sustentando da loja, muitos tem família para sustentar (coisa que eu não tenho), porque dará algo de errado para mim, caso decida mudar de ponto.

    Por favor, me dê uma luz, pois isso está me perturbando.

    • Sabrina,
      Compreendo sua aflição, mas vamos refletir e pensar, buscar informações e ver alternativas, ok?
      Na sua atual loja:
      você possui que perfil de clientes?
      Qual o valor das compras em média?
      Eles procuram muitos produtos que você não tem ou que estar faltando?
      A divulgação pela internet está sendo feita focadas para o perfil de público realmente compra seus produtos?
      De acordo com a linha de produto comercializado em sala comercial, os empresários abordam as seguintes estratégias:
      – revenda de produtos para outra PJ
      – vender para o público focado em um nicho de mercado (tribos/grupos de pessoas amam esses produtos, colecionadores,etc) e tem como diferencial ter ou abrir encomendas para os produtos desejados
      – dar ênfase na venda on-line, começando em marketingplace (mercado livre, rakutem e outros) e nas redes sociais e nos grupos que conversam só sobre a temática.

      Esse outro ponto comercial próximo da concorrência:
      Você já fez uma simulação financeira de quanto você precisa vender para conseguir pagar as despesas e custos operacionais que você terá?
      Qual será seu diferencial perante os demais? Atendimento, pelo que você já fala, vai ter! E outras coisas?
      Qual o investimento que você vai precisar fazer para mudança e para a loja ficar em condições de trabalhar legal?
      Você vai precisar de contratar mais funcionários? Caso sim, veja pessoas com o perfil e que tenha afinidade com os produtos que você irá vender (estudantes de teatro, geeis, etc)
      E muitos casos próximo da concorrência contribui para o aumento das vendas!
      Espero que essas reflexões ajudem você analisar melhor e tomar a decisão!
      Conceição

  148. Boa tarde, Conceição!!!

    Tenho uma loja de acessórios feminino dentro de um Hipermercado, mas sou restrita no que comercializar.
    Só posso trabalhar com acessórios, por isso decidir abrir outra loja.
    Mas são muitas duvidas e não sei por onde começar; recorro a você para me ajudar.
    A loja que pretendo abrir será no bairro onde moro, o que me deixa livre para diversificar meu mix, podendo queimar as mercadorias da outra loja e colocar roupas e calçados.
    A minha principal dúvida e quanto ao ponto que tem disponível.
    O antigo inquilino era uma distribuidora de bebidas, que ficou no local por mais de dez anos e só saiu porque ocorreu problemas particulares. O que indica que para esse publico o ponto era bom…
    A loja é enfrente ao um ponto de ônibus que atende mais de seis bairros. No horário de pico o transito é muito intenso e lento o que oportunamente a loja pode ser vista, claro que vou ter que investir em iluminação e vitrine, para induzir as pessoas a pararem.
    O pedaço que esta a loja fica a uns três ou quatro quarteirões do comercio do bairro central do bairro, o que infelizmente diminui um pouco o fluxo de pedestres.
    O aluguel é R$ 700 o que significa 10% do que pago pela loja da Galeria do Hipermercado e o investimento também será pequeno, porque toda a reforma da loja será feita por mim, mas o proprietário irá descontar no aluguel. Fazendo então com que o meu investimento seja em mobílias e mercadorias.
    Mas ainda sim estou com medo… apesar de ter sido um breve relato. Qual a sua opinião…

    • Isabela, pelo que estou entendo você está com dúvida se troca o seu ponto comercial: ponto dentro da galeria de um hipermercado x um ponto em frente de uma parada de ônibus!
      Ponto da galeria do hipermercado:
      – Você está limitada para diversificar, mas você em que você pode diversificar com produtos que pode gerar melhor margem, sendo especializada em acessórios/moda?
      – Você já analisou se financeiramente você está tendo lucro e quanto é esse lucro, tendo a clareza de quanto você tira como prolabore para você.
      – Qual o perfil dos clientes que frequentam seu estabelecimento?
      – Qual o horário de maior e menor fluxo de cliente?
      – Qual é a quantidade de pessoas e potenciais clientes que passam na frente do seu estabelecimento atual?
      Essas informações vão ajudar para comparar com o outro ponto e contribuir com mais informações para sua tomada de decisão!

      Agora o outro ponto em frente da para ônibus e que não fica tão perto do centro comercial.
      Caso você continue trabalhando com os mesmos produtos da loja da galeria, observe:
      – Os clientes que circulam e que vão para parada de ônibus são os mesmos clientes da galeria?Se não forem os mesmos clientes, você terá que mudar por completo sua abordagem e mix de produto!
      – Qual o horário de maior fluxo e volume de pessoas em média, é a mesma da galeria? Será importante observar o fluxo por que venda de acessórios geralmente as vendas acontecem por impulso mais do que compra planejada pelos clientes. Logo, precisa de ter fluxo de clientes.

      Pensando neste novo ponto e utilizando sua experiência com o outro:
      você já simulou financeiramente e a inclusão de novos produtos, você terá uma aumento nas vendas e de ganhos consideráveis?
      Reflita e continuaremos a conversar!
      Conceição

  149. Prezada conceição Morais ,boa noite.
    Estou interessado em comprar uma Drogaria( otimo ponto ) proximo da minha casa , mas preciso avaliar o valor dela .

    coletei alguns dados e preciso saber qual o valor que seria adequado propor ?

    A Drogaria fatura aproximadamente 50 mil mês , pagando todos os custos ( impostos , folha de pagamentos encargos trabalhistas ,aluguel , agua, luz e os medicamentos ) tem um lucro liquido de 10 mil reais mês .

    O dono esta pedindo 150 mil reais pela drogaria montada , incluindo o estoque ( 30 mil valor de custo ) e Luvas , a drogaria já tem 4 anos no mesmo local.

    como posso avaliar se vale ou não ?

    • Wanderson,
      O valor da farmácia será elaborado:
      valor econômico – gerado pela carteira de cliente formada
      imobilizado – valor usado dos moveis e equipamentos
      estoque – mix de produto (observe data de validade e os produtos de baixa e alta rotatividade)
      quanto a luva – precisa ficar mais claro…. a pessoa que quer vender é a mesma que vai alugar o ponto? ele ta cobrando esse valor pela clientela criada??????
      Então, pelo valor do imobilizado e estoque você vai ter que checar no mercado de sua localidade.
      Quanto ao valor econômico você precisa observar e nos custos esse empresário já incluiu o valor do prolabore (a remuneração do dono da empresa)
      Para facilitar fiz duas simulações com ou sem prolabore e tomando como base que o valor de 50 mil reais seja constante durante todo o ano.
      Gerou os seguintes valores quanto a valorarão da carteira de cliente gerada no empreendimento.
      Lucro de R$10mil -o valor em torno de R$ 117mil
      Lucro de R$3mil e prolabore de R$7mil – o valorem torno de 35mil

      Espero que tenha contribuído!!!
      Conceição

  150. Lendo todos os comentários , vi que alguém vai poder me dar alguma opinião,,,então,,,tem uma sala que alugo pra uma confecção,,,mas vejo que poderia montar um outro negócio,,ficar próximo de um colégio ,muito movimentado ,,,avenida com grande fluxo de veículos,,,e sem falar da população,,sendo que é um setor residencial ,mas que acumula também indústrias e empresas de diversas naturezas,,,por favor me deem alguma sugestão!!! cleomarfire@gmail.com

    • Cleomar,
      Caso você pretende assumir o local você precisa simular o ganho do aluguel x o ganho que o empreendimento vai gerar para você. Então a simulação financeira é mais do que importante para você.
      Quanto as possíveis oportunidades, verifique se o espaço tem estacionamento e para quantos carros, pois o estacionamento, atualmente, viabiliza ou inviabiliza o empreendimento. A partir disso comece a mapear todos os empreendimentos do em torno para que você identifique tipos de negócios que sejam complementar ou venhar dar suporte a localidade por ausência total de uma determinada atividade, mas lógico observando se as pessoas se queixam da ausência.
      circule bastante no em torno de converse muito com as pessoas, para gerar ideias e realizar a analise de viabilidade.
      Conceição

  151. Olá conceição estou com algumas duvidas, me mande seu email..
    Quero comprar uma loja de fotogrofias..
    E tenho muitas duvidas..
    Obrigada…

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s