O que? A empresa é um ser vivo?


Uma empresa é um ser vivo que possui dinâmica própria, que por sua vez reflete a competitividade do mercado, a economia, infra-estrutura negocial e a mentalidade empreendedora, por parte do empresário.

A competitividade do mercado terá o ritmo da dinâmica setorial. Existem setores que há uma constante entrada e saída de concorrentes do mercado, outras o fornecedor e  os clientes ditam as regras do jogo; e sem falar do ritmo de inovação dos produtos e serviços oferecidos.

A economia é influenciada por situações que ocorrem no âmbito local, regional, nacional e internacionalmente, não podemos esquecer algo recente que foi a crise nos Estados Unidos e seus devidos impactos.

A estrutura negocial pode ser vista como o porte ou a infra-estrutura da empresa, seja física ou gerencial, que poderá dar as condições básicas se posicionar no mercado.

Tudo isso junto com a mentalidade empreendedora do empresário que resulta na forma de enxergar o mundo, o mercado, a concorrência e sua empresa. A sua percepção vai refletir na sua tomada de decisão e a visão de futuro do seu negócio.

Essas variáveis compõem e faz parte do ambiente desse ser vivo que é a empresa. E como todo ser vivo, ela age e reage a partir desses componentes internos e do ambiente externo. A conseqüência disso é o seu crescimento, retração ou estabilização – sobrevivência! E nunca a estagnação, pois a inércia provocará sua morte.

 

About these ads

Um comentário em “O que? A empresa é um ser vivo?

  1. Pingback: A empresa é um ser vivo « Mundo Sebrae

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s