Turismo: satisfação do cliente x lucro dos negócios


Cheguei de viagem recentemente e comecei a refletir sobre tudo que vi… Onde fica a satisfação dos clientes que estão na posição de turistas em uma localidade, sedento de conhecer, aprender, experimentar novas culturas, sentir novas emoções nos locais que estão visitando…?

O que parece é que existem interesses conflitantes entre o lucro das agencias, operadoras, guias turísticos e a verdadeira vontade dos clientes-turistas.

É legítimo e missão de toda empresa gerar lucro, seja do seguimento de turismo ou de qualquer outro. O detalhe é o ganho empresarial conciliado com a satisfação do cliente!

Os turistas procuram alguns opcionais que as grandes agencias de turismo não ofertam porque não são lucrativos, mas pequenas agencias tem e só bastaria um telefona de uma agencia para outra no intuito de atender a vontade do cliente. A questão que não fazem e ficam, às vezes, convencendo a fechar seus pacotes opcionais a todo custo. E esquecem de visualizar o ganho e a fidelização do cliente para com a localidade, isto é, deixar a vontade de retornar outras vezes, com isso todos ganham a longo prazo!

O sintoma de ações gananciosas das agencias é percebida pelas brincadeiras dos turistas perguntando aos guias se para respirar também paga… Se sua empresa acontece este tipo de “piadas”, é bom refletir seus pacotes e a forma de você se relacionar com o cliente!

Uma empresa de serviço vende sempre promessas que precisam ser especificadas para que o cliente que venha adquirir tenha sua expectativa e satisfação atendida. Também vale para a empresa, como diferencial, a flexibilidade de atender os clientes através de parcerias, quando se defronta com suas limitações. Todos ganham e inclusive a região ou a cidade, consolidando boas referencia para os turistas divulgarem para os amigos e a vontade de retornar.

Como estamos em período de alta estação e próximo do natal que todas as empresas que ganham dinheiro nesta época possam internalizar o espírito natalino e que suas ações possam contribuir para perdurar o relacionamento com os clientes.

About these ads

3 comentários em “Turismo: satisfação do cliente x lucro dos negócios

  1. Pingback: Turismo: satisfação do cliente x lucros nos negócios | Mundo Sebrae

  2. Pingback: Turismo: satisfação do cliente x lucro dos negócios « Empreendedorismo em Sergipe

  3. Na maioria das vezes quando buscamos lugares de roteiro turístico bem aconchegados e com valores bem acessíveis, poucos são encontramos. É que na verdade as agencias de turismo oferecem seus pacotes visando apenas nos lucros próprios e não na satisfação daqueles que procuram lazer e diversão.
    Concordo e apoio sua visão de apresentar esse problemas da realidade.

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s