Varejo: como avaliar o ponto comercial?


Cada segmento de negócio no varejo possui peculiaridades que influenciam a sua melhor localização. Para contribuir nessa análise, seguem alguns aspectos que podem colaborar para o sucesso ou insucesso da escolha do seu ponto comercial para esse segmento:

  • Posicionamento do sol: evitar que o empreendimento seja localizado com a frente da loja para o poente.
  •  Trânsito: averiguar fluxo de carros e ônibus quanto à velocidade praticada; congestionamento; origem e destino de ônibus e carros; localização de ponto de ônibus e de taxi; áreas permitidas para estacionamento. 
  • Vizinhança: pontos comerciais e residências existentes.
  • Infraestrutura predial: instalações elétricas e hidráulicas, além do estado de conservação da área de alvenaria.
  • Legislação municipal: regras de utilização para ponto comercial, manutenção de área verde, estacionamento. 
  • Projeto governamental: analisar a existência de algum projeto de intervenção na área, de curto ou de longo prazo, tais como, mudança de transito construção de viadutos, metrô e outras intervenções que venham a interferir na rotina do local. 
  • Pessoas: o perfil de quem mora, de quem circula e frequenta a localidade. 
  • Identificar e qualificar barreiras de acesso ao ponto comercial, como degraus, estado de conservação da calçada, quiosques, árvores ou postes que dificultem a visibilidade do ponto comercial. 
  • Relevo predominante na  localidade: plano e/ou acidentado.

Esses aspectos citados e tantos outros poderão interferir, com maior ou menor investimento, para instalação de sua empresa, como também a possibilidade de acesso a potenciQuanto ao posicionamento do sol no poente, pode interferir no fluxo de pessoas e na visualização da empresa durante o período da tarde, quando os clientes podem preferir caminhar no outro lado da calçada e você terá que colocar algum suporte para proteger a empresa da incidência do sol.

A realidade do trânsito possui vários aspectos:

  • Uma parada de ônibus e/ou de táxi impediria a possibilidade de estacionamento de carros. Se o potencial cliente utiliza ônibus, com frequência, ótimo. Caso não utilize, fuja. Reavalie a sua escolha.
  • De acordo com o fluxo desse trânsito, precisará de um bom estacionamento, além de placa e fachada que permita boa visibilidade da empresa.
  • O sentido do tráfego dos carros poderá ajudar ou dificultar o acesso, de acordo com a conveniência de seus clientes.

Quando a vizinhança for composta, principalmente, por pontos comerciais, observar qual a área que possui maior concentração de pessoas circulando, pois alguns centros comerciais possuem ruas com muita movimentação e, outras, não. Isso significa ser arriscado; escolher ruas com pouco circulantes.
 
Além de analisar se as empresas vizinhas terão algum tipo relação com o mix de produto que será comercializado, pois, a vizinhança de empreendimentos poderá contribuir para atrair mais clientes.

O perfil das pessoas presentes no ambiente é muito importante para ser observado. Essas pessoas poderão representar a chave do seu sucesso. Analisar quantidade, direção, horário e perfil socioeconômico.

Deve-se, ainda, averiguar a Lei Municipal e projetos de intervenção na localidade. A partir dessas informações se terá conhecimento de oportunidades ou ameaças para o bom funcionamento do seu negócio.

As barreiras de acesso à sua empresa, por incrível que pareça, existem. E, muitas vezes, passa despercebida na hora de definir sobre o ponto comercial. Calçadas, iluminação pública, ruas com ladeira (quando isso não fizer parte de toda área comercial), muro lateral do empreendimento vizinho, obstruções na rua, posicionamento de placas e árvores – tudo isso poderá facilitar ou prejudicar a visualização ou o acesso à sua empresa.

Todos esses pontos citados devem ser observados. Um empreendimento no varejo precisa ter uma localidade de fácil acesso aos clientes, além de gerar atratividade e conveniência para seus potenciais clientes. Muitas vezes, as boas negociações estão na “venda por impulso” e, poucas, nas planejadas.  Isso significa facilidade de localizar e entrar na sua empresa.

About these ads

18 comentários em “Varejo: como avaliar o ponto comercial?

  1. Pingback: Como escolher o ponto comercial | Mundo Sebrae

  2. Pingback: Ponto comercial | Mundo Sebrae

  3. Olá. Estou procurando um ponto para loja de roupas femininas. Fico em dúvida quando vejo lojas com aluguel caro em lugares muito movimentados e outras mais baratas em locais mais parados. Sei que existem indicadores como por exemplo:” x% das pessoas que passam em frente à loja entram nela. x% das que entram, compram.”
    Claro que estes indicadores são genéricos e podem servir apenas como balizadores.

    Você sabe onde conseguir este tipo de informação?

    • Luiz,
      Tem outras variaveis que precisam ser analisadas.
      Atuar com roupas femininas, você precisa estar localizado bem movimentados e com uma vitrine bem montada para que possa atrair o público feminino; pois, vestuário possui uma incidencia de vendas por impulso.
      Agora, para identificar se vale a pena pagar o valor de locação desse lugar de bastante movimentação, você precisa verificar: se o publico que circula na localidade corresponde com os potenciais clientes da sua empresa, se as pessoas que circulam compram e qual o valor medio de suas compras. – Essas informações são fundamentais para analisar a viabilidade financeira do ponto comercial.
      E para um lugar mais barato, muitas vezes não é solução….

    • Marcos,
      Para cada setor da economia o valor de aluguel terá uma proporção diferente. O importante é você realizar a projeção de faturamento e de todos os custos para saber sua capacidade e viabilidade do negócio!

  4. Conceição bom dia, adorei seu site e postagens.
    Voce poderia me dar uma orientação?
    Como encontrar o valor de um ponto comercial?? Liguei em várias imobiliarias e eles só me informam o valor do aluguel.. mas nao é isso que quero. Preciso saber quanto vou ter que investir para poder lucrar depois.. Aguardo contato.

  5. Bom dia Conceicão, estou querendo vender minha loja que já tem 10 anos no ponto, só que não sei como faço para saber o valor certo, pois sei que tem o ponto que vale e as mercadorias e instalações, ficarei aguardando, muito obrigada

    • Alessandra,
      Faça os seguintes levantamentos:
      – o que você tem de moveis e equipamentos na loja que você tem interesse de vender. Qual o valor que o mercado de usado daria?
      – Estoque-fazer um inventário de tudo e o seu valor de custo.
      – Você tem o histórico do seu faturamento, vendas e despesas? Se não, tente fazer o levantamento contábil e os valores não contabilizados.
      Quando você estiver com essas informações, passaremos para o segundo passo para valorar sua empresa.
      Aguardo noticias!
      Conceição

  6. Olá Conceição,
    Quero alugar uma loja comercial para montar uma imobiliária e descobri que o meu vizinho ao lado também irá atuar com vendas de barcos e imóveis. A presença desse concorrente é positiva ou não?

    obrigada.

    Adriane

    • Adriane,
      De acordo com o perfil e abordagem do seu vizinho poderá ser positiva, uma vez que os clientes poderá sentir atraído por ter mais de um empreendimento na localidade. Você precisa definir bem sua abordagem e seu diferencial.
      Conceição

  7. Olá Conceição, estou querendo comprar uma pequena mercearia que esta a venda, valor entre mercadorias e equipamentos em torno de 35.000,00 reais, faturamento bruto 17.000,00 mensais e liquido 4.000,00 mensal, neste caso qual seria o valor do ponto comercial?

    • Orlando,
      é importante verificar se a empresa tem mesmo o lucro liquido de R$ 4 mil pois, quanto é o prolabore (remuneração do dono da empresa está sendo retirado) Caso esse valor seja verdade e as vendas forem constantes o valor médio da carteira de cliente dele teria um valor de R$ 47mil que você moraria com mercadoria e equipamentos.
      Quanto a mercadoria, é importante você analisar pois existe mercadoria pois você poderá ter produtos que não tem giro de venda e você estará paralisando recursos financeiros que você poderia estar aplicando em outras prioridades na empresa.
      Reflita e analise com detalhes as informações da empresa.
      Conceição

  8. Olá, voce pode me ajudar? Quero vender meu ponto comercial, tenho o faturamento e despesas…. como calculo?
    Sendo que aqui o que vale é a clientela mensal. A loja está aberta desde 2009. É um Pet Shop, mas só de banho e Tosa. Só tenho os equipamentos para o serviço. E pouquissima mercadoria, que nem vou contar como venda.
    Se puder me informar como calculo o valor pelo faturamento e despesas, agradeço!
    Obrigada

  9. Oi. Preciso urgente de sua ajuda. Estou olhando uma loja para comprar, queria me auxiliasse quanto ao valor pedido, pois eles estão pedindo 70 mil, mas queria fazer as contas e saber se o negócio é viável ou não. Vc tem uma planilha que posso me enviar?

    • Rafaela,

      É interessante você solicitar e verificar algumas informações da empresa tais como:
      Preço do Venda(PV) = custo direto+imposto(%do PS)+comissão (%doPS)+Margem de Constribuição
      O custo direto que você precisa avaliar de acordo com sua pratica pois poderá incluir: insumos para consertos/manutenção, mão de obra, transporte e outras custos relacionados diretamente com a prestação de serviço.

      Os demais custos são contemplados no custo fixo, como por exemplo: aluguel, contador, manutenção predial, prolabore, material de escritório, material de limpeza, etc

      A partir disso você poderá elaborar o demonstrativo financeiro da sua empresa
      =faturamento
      – custo direto do serviço
      – imposto
      – comissão
      = margem de contribuição
      – custo fixo
      = lucro
      Porque a partir do lucro mês a mês que você vai poder usar a planilha.
      Tambem verifique o que contempla neste valor, como por exemplo, móveis e equipamentos. Quanto a estoque tenha bastante cuidado porque você poderá estar comprando produto que não não esteja vendendo e poderá faltar ou reduzir seu recurso para reposição de produtos que tenha alto giro de venda.
      Verifique as questões trabalhistas e se a empresa vai transferir seu endereço legal para outro local, pois isso poderá comprometer seu empreendimento.
      Quando você estiver essas informações, avise-me que enviarei ou farei com você.
      conceição

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s