A vida é cheias de casos e causos…


Expriências de fracassos e sucessos de empresários de pequenos negócios. Conte sua história!

Anúncios

4 comentários em “A vida é cheias de casos e causos…

  1. Para começar, irei contar uma situação ocorrida segunda-feira passada. Eu estava em Timbaúba querendo tomar uma água de coco. Parei com o carro em uma barriquinha e pedi uma água de coco. De propósito, não sair do carro para se o empreendedor me serviria no carro – drive tru em ação. Que decepção! O empreendedor abriu o coco e disse: – Está aqui! Logo tive que descer do carro…. e tomar minha água de coco….
    Por que esta história? Observamos muitas empresas montando ou reformando suas estruturas para atender os clientes sem precisar sair do carro. E ainda há empreendedores que já poderíam realizar essa abordagem de atendimento sem precisar de fazer algum investimento e não o faz….

  2. Verdade, Conceição! A qualidade do atendimento em nossas empresas é muito ruim, seja por parte de funcionários ou dos empresários. Ainda bem que há exceções, mas ultimamente tenho tido várias experiências negativas nesse sentido.

    Outro dia, acompanhado de uma colega de trabalho, estava na rua e paramos numa barraquinha para comprar um biscoito. Ao receber o biscoito das mãos do comerciante, minha colega pensando em voz alta disse: “esse biscoito é novo?” O comerciante irritado logo retrucou: “veja aí a data de validade e você vai saber!” Não pensei duas vezes. Pequei o biscoito das mãos da minha colega, devolvi-o ao comerciante, agradeci e fui com ela comprar um biscoito em outro lugar.

    É impressionante como algo tão obvio (ao menos é assim que percebo) quanto a necessidade de se atender bem ao cliente passa despercebido para muitos comerciantes. A conta parece tão simples:

    ATENDER BEM = FIDELIZAÇÃO DO CLIENTE = MAIS VENDAS

    Ao invés disso, parece que a conta feita é a seguinte:

    ATENDER BEM = MAIS TRABALHO = MAIS CHATEAÇÃO

    Parece paradoxal perceber isto num estado como o nosso que possui a tradição dos mascates. Vai ver que nesses “500 anos de mau atendimento” algumas respostas podem ser encontradas na Casa Grande. O fato é que, seja qual for a razão, sai na frente quem atende bem e se preocupa em conhecer e satisfazer as necessidades de seus clientes. Os que não seguem essa trilha não devem esperar boas vendas enquanto continuarem vendo o atendimento como um fardo. Eu pelo menos não comprarei mais biscoitos àquele barraqueiro!

  3. Existem colheitas inesperadas que se igualam a verdadeiros presentes.
    Na condução de uma apresentação(24/11/08) do PRÓPRIO que é um programa de atendimento ao candidato a empresário, em determinado momento levanta-se junto aos participantes que motivos os levaram a abrir o próprio negócio, um dos participantes ao verbalizar seus motivos concluiu com a seguinte frase “O senhor e o responsável por isso, pois em 1999 na Cidade de São Jose da Corôa Grande, litoral sul de Pernambuco, assisti um palestra ministrada pelo senhor, durante a realização da Semana do Empreendedor, onde obtive alem de varias orientações sobre abertura e gestão de negócio tambem foram disponibilizadas algumas planilhas. Estas orientações ate hoje me são úteis.”
    Este futuro empresário buscou o SEBRAE para obter a segurança necessária para abertura de seu empreendimento em virtude daquela semente plantada em 1999

  4. No comentário postado por: mcmoraescosta , fui pesquisar onde fica Timbaúba porque achei que fosse na Bahia zzzz brincadeiras a parte, constatei que na verdade é em Pernambuco. mas o problema está em todo o Brasil. O povo brasileiro não possui uma cultura voltada aos negócios e empreendedorismo. Simplesmente são aventureiros e necessitados o que é muito, melhor, totalmente diferente de ser empreendedor. O triste mesmo é que a maior parte da população não tem nem mesmo cultura e educação para se fazer valer de seus direitos e deveres, quem dirá para ter FOCO no cliente que em algumas palavras pode-se traduzir em: satisfazer e SURPREENDER o cliente, enfim, aqui a cultura ensinada por muitos pais é tira o máximo de proveito que conseguir das pessoas, porque o mundo é dos espertos e ninguém percebeu até hoje que o bem que se faz retorna, pois é exatamente um ciclo. e mais muitas grandes empresas também não perceberam que o bem ou mal que se faz acaba voltando para o mesmo lugar!!!

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s