Gestão empresarial

Dinâmica empresarial…


Lembrando de situações que encontro todos os dias nas minhas consultorias, resolvi compartilhar com vocês e trazer um modelo já desenhado e atualizado por Greiner que pesquisou sobre desenvolvimento organizacional e sua maestria. Ele desenvolveu o modelo das fases de crescimento das empresas e suas respectivas crises, conforme a figura abaixo:

greiner2

Uma empresa está sempre em evolução, até podemos falar uma metáfora: “uma empresa é um ser vivo” em que vivencia suas crises, revoluciona e se desenvolve ou regride – alguma coisa acontece… Mergulhando nas fases citadas por Greiner, observa-se que a empresa entra em crise para gerar a revolução, impulsionar à mudança e consequemente sua evolução. Na primeira fase, a empresa cresce e impulsionada pela criatividade, por uma comunicação empreendedora informal, muito trabalho e conclui com a crise da liderança. O empresário precisa agir como líder para orquestrar a dinâmica da empresa e entrar a segunda fase. Depois vem a crise da autonomia porque percebe que não basta saber liderar as atividades da empresa, fica sufocado e necessita ir além… tenta respirar através da delegação porque “sente na pele” que gerenciar a empresa de forma centralizada não dar mais… Essa terceira fase entra em crise ao passo que precisa delegar, percebe que necessita implantar controles gerenciais para que flua a empresa. Já a quarta fase, o empresário começa a exercer outras funções, tais como, coordenação e monitoramento da empresa e percebe que os procedimentos e as rotinas não estão fluindo 100%. Existem muitas “apagadas de incêndios” e re-trabalhos. E aí entra a crise dos procedimentos e rotinas que precisam ser estruturados e otimizados. A empresa começa ter outro porte com o seu crescimento, na quinta fase, a gestão do empreendimento evolui pela colaboração e isto significa saber motivar e compartilhar os ganhos. Esse processo não para! E a empresa, novamente entra em crise por conta do crescimento interno. Percebe-se que precisa “olhar para fora” da empresa e construir relacionamento com os atores do seu ambiente de negócios e até mesmo realizar alianças estratégicas….. Diante desse contexto, em que momento sua empresa está vivenciando?

Por Conceição Moraes

Anúncios

2 comentários em “Dinâmica empresarial…”

  1. Boa noite

    Minha pergunta e a seguite para min trabalhar com vendas

    qual a margem ideial posso colocar em cada produto

    Ou -se devo fazer uma média para conseguir pocentagem

    desejada obrigado Luiz

    1. Luiz,
      Toda em empresa, no seu mix de produtos, possui categorias que tem um giro maior do que outros, logo, os produtos que possui maior giro tende a ter uma margem menor e os que um giro menor deverá ter uma margem maior.
      Para saber a situação ideal, é importante que você faça uma simulação para identificar a diferenciação de margem, o volume que precisa vender para atingir o ponto de equilibrio e o lucro da empresa.

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s