Você possui uma abordagem para gerenciar seu negócio?


Nos dias atuais, tem-se atuado cada vez mais em estrutura de times promovendo o empoderamento das equipes de trabalho, tornando-as autônomas, ágeis, proativas e comprometidas e motivadas com trabalho.

Uma pequena empresa possui uma estrutura favorável para acontecer o empoderamento dos seus funcionários, porque não há muita hierarquia e departamentalizações, além de possuir uma equipe multifuncional.

Mas, muitas vezes, encontramos líderes e gestor do seu próprio negócio com uma abordagem maquiavélica baseada no poder e no controle. Todo o seu poder está voltado em deter informações úteis para seu negócio e na centralização de todas as decisões. E aí sua equipe de trabalho fica refém e infantilizada, não podendo fazer nada, sem o gestor sinalizar. E, também, é engraçado que esses mesmos gestores, muitas vezes, comentam da incompetência de suas equipes…

Volto, então, a questionar, qual a intenção e a meta de um gestor do seu próprio negócio, se não é viabilizar sua empresa através de suas relações com o mercado e principalmente, através de sua equipe de trabalho.

O empoderamento de uma equipe de trabalho é dar responsabilidade na tomada de decisão, tendo as informações necessárias para contextualizar a decisão vinculada com as estratégias e a missão da empresa. Para isso é necessário um ambiente favorável em que possibilite o compartilhamento do poder e das informações para com todos que fazem parte da empresa. Esse ambiente é viabilizado através de algumas decisões do próprio gestor, tais como, na formação de um sistema interno organizacional e cultura que dê apoio ao espírito colaborativo e de alto envolvimento da força de trabalho de sua equipe.

O sistema interno organizacional contempla:

  • A seleção de funcionários que tenha um perfil colaborativo e competência para assumir as devidas atividades que será de sua responsabilidade. 
  • O processo de socialização do funcionário para inseri-lo no ambiente da empresa de forma que haja sua integração com a equipe de trabalho, com as estratégias, missão da empresa e seus respectivos impactos. 
  • Avaliação da performance para uma política de recompensa: levar os funcionários terem a clareza de qual o comportamento e resultado que será recompensado. 
  • Definir os canais de comunicação que toda a equipe possa ter acesso. 
  • E outras ações que favoreça o ambiente colaborativo específico da dinâmica do seu negócio.

É importante refletir e reconhecer que as abordagens maquiavélicas são improdutivas para o desempenho de sua empresa, como também é carregada de medo de perder o poder e o controle das coisas, sobrecarregando o próprio empresário com atividades rotineiras.

Para uma empresa de vanguarda, não existe mais espaço para esse tipo de atitude e sim, para a filosofia de “primeiro as pessoas”, isto é, proporcionar um ambiente que para sua equipe desempenhe suas atividades de forma que conduza a sua empresa da melhor forma possível e se relacione bem com seus clientes, pois são eles que estão face a face com seus clientes e que vão promover o sucesso do seu negócio.

 Por Conceição Moraes

Anúncios

3 comentários em “Você possui uma abordagem para gerenciar seu negócio?

  1. Pingback: Você possui uma abordagem para gerenciar seu negócio? « Mundo Sebrae

  2. Quero fazer curso de análise e planejamento financeiro e controle financeiro pela internet e quero fazer minha inscrição.Como faço?

    Preciso de uma consultoria na minha empresa. Ela tem 10 anos no ramo de plásticos e brindes e estou com problemas financeiros.Preciso de ajuda o mais rápido possível. Quero informações de posso pagar este serviço a voces e do que preciso.

    Atenciosamente,

    Jussara Cavalcante

  3. Quanto ao curso on-line, você poderá acessar endereço eletrônico: http://www.ead.sebrae.com.br e fazer sua inscrição.
    Já consultoria a consultoria, precisamos saber qual estado e cidade que você mora para melhor orientar quanto aos serviços de consultoria.
    Agora…nada impede de você começar a realizar alguns levantamentos que você precisará na consultoria seja ela gratuíta ou não. Levante toda e qualquer conta que você ou retiradas, todas as receitas, os débitos atrasados, o valor do patrimonio da empresa, qual o pro-labore retirado (sua remuneração como dono do negócio), valor do seu estoque de materia-prima e quanto tempo esses produtos ficam estocados. Todas essas informações são importantes para fazer uma real análise financeira da sua empresa.

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s