Pequenas empresas: negócios compartilhados como estratégia para sua competitividade


Observa-se no mundo das grandes empresas, várias manobras para se manter no mercado de forma mais competitiva e uma das manobras utilizadas são ações conjuntas com outras empresas que podemos denominar de fusões, alianças estratégicas, join venture, formação de redes, parcerias e outras abordagens que favorecem uma união de duas ou mais empresas com objetivos comuns para uma vantagem competitiva.

 

E aí vem o questionamento…porque as pequenas empresas não utilizam estes recursos com mais intensidade?

 

Existem alguns mitos cristalizados que precisam ser vencidos quanto à confiança de se trabalhar em conjunto, quanto à propensão ao associativismo, a visão de negócios, a interpretação de quem é de fato o concorrente e tantas outras questões.rede-de-amizade

 

Mas uma coisa é certa, mas toda pequena empresa que possui visão competitiva almeja: poder de compra, base técnica de vanguarda, know-how, ampliação de sua atuação no mercado, consolidação de sua marca, lucratividade, etc.

 

Pois é, tudo isso pode ser concretizado com a busca da união de esforços de mais de uma empresa. Não é filantropia se estará fazendo uma empresa com a outra, mas negócios!

 

Quando a empresa busca fazer negócios em conjunto com outras empresas para aumentar o poder de compra, elas estarão atendendo a necessidade da empresa de fazer pressão no mercado, de ganhar competitividade em relação as grandes empresas e até favorecer sua atuação nos mercados internacionais.

 

Quando a empresa busca fazer negócios conjuntos com outras empresas na busca da complementaridade, elas estarão combinando competências e utilizando know-how, compartilhando riscos e custos para explorar novas oportunidades, e aumentando sua abrangência de atuação.

 

Quando a empresa busca fazer negócios conjuntos com outras empresas na busca de ampliação da base técnica, elas poderão estar dividindo o ônus de realização de pesquisas e desenvolvimentos de novos produtos, além de ampliar e melhorar a qualidade de suas linhas de produtos.

 

Enfim, fazer negócios conjuntos de forma estratégica, gera resultados estratégicos para todos os envolvidos e maior satisfação de seus clientes que poderão ser melhor atendido!

 

Fonte: Morvan, 1991; Amato, 2000 e Rodrigues, 2002.

Anúncios

2 comentários em “Pequenas empresas: negócios compartilhados como estratégia para sua competitividade

  1. Pingback: Pequenas empresas: negócios compartilhados como estratégia para sua competitividade « Mundo Sebrae

  2. Creio que o principal inibidor dessas alianças seja a pouca confiança nas relações entre empresas cuja origem pode ser da cultura empresarial. Se observarmos no exemplo da Terceira Itália, na região de Emília Romagna, veremos que a reconstrução da trama empresarial, notadamente composta por pequenas empresas, se deu em grande parte pelo entendimento dos pequenos empresários que a única saída para sua reconstrução seria atuando de forma compartilhada. Portanto me parece que a necessidade induziu aquele processo, mas com uma base forte na disponibilidade para a cooperação daqueles empresários. Resultado disso são as estatísticas relacionadas às pequenas empresas daquele país com números positivos expressivos. No nosso caso, talvez a necessidade e políticas claras de estímulo a essas iniciativas possam romper com esse paradigma, abrindo horizontes promissores às nossas MPE´s. Há casos de iniciativas bem sucedidas no sul de MG, em Cruzília, com o segmento de marcenarias. Não sei a quantas andam hoje, mas tiveram um momento importante de integração com divisão de tarefas e responsabilidades conseguindo com isso, produzir com escala e de forma flexível, conferindo-lhes um diferencial importante na competição com médias e grandes empresas.
    A Lei Geral das MPE´s traz em seu texto oportunidades para associação de pequenas empresas que precisam ser observadas para melhor compreensão dessa questão no Brasil.

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s