Comportamento Simbólico: consumo e socialização


Lendo um artigo sobre o consumo simbólico, pode-se observar os seguintes insight…

O reconhecimento do valor simbólico dos produtos, serviços, marcas e lojas favorece a relacionamento dos mesmos com os valores individuais das pessoas, permitindo o indivíduo se socializar e se ajustar à sociedade (MIRANDA et al.). Para ser um símbolo é necessário ser entendido e compartilhado por um determinado grupo, gerando um referencial consciente. Os atributos simbólicos de um produto revelam como a sua posse ou seu uso associa o consumidor a um grupo, a um papel ou à sua auto-imagem (HAGIUS e MASON, 1993). Segundo McCracken (1986), há duas funções dos símbolos em relação ao comportamento do consumidor: a melhoria da eficiência e soma de prazer às atividades de consumo. Essas funções ajudam ao consumidor a definir o seu papel, sua auto-imagem e obter a performance desejada (SOLOMON, 1983). Além do consumo simbólico é um meio de socialização, não se pode deixar de levar em consideração, as transferências de significados que advém da propaganda, do design do produto até o ritual de presentear as pessoas em que os presenteadores estão transferindo significados. O significado de um objeto é derivado dos atributos e características de performance que os indivíduos acreditam que o objeto possua, não sendo, porém, totalmente inerente ao objeto por si mesmo, mas sim formado através da interação entre o indivíduo, o objeto e o contexto (KLEINE e KERNAN, 1991). Diante do contexto, os consumidores compram produtos para obter função, forma e significado. Os profissionais de marketing devem considerar estas três variáveis e como elas são definidas no contexto cultural de consumo (ENGEL et al., 1995).

Fonte: Artigo – Symbolic Behavior: Consumption and Socialization (MIRANDA; PEPECE e MELLO,___)

Anúncios

8 comentários em “Comportamento Simbólico: consumo e socialização

  1. Pingback: Fique por dentro Comportamento » Blog Archive » Comportamento Simbólico: consumo e socialização « Casos e Causos

  2. Pingback: Comportamento simbólico: consumo e socialização « Mundo Sebrae

  3. Olá,
    Sou designer estou fazendo monografia na area de design de produto. Estou pesquisando sobre valores simbolicos, esse artigo poderia me ajudar bastante, onde posso baixa-lo ?

    obrigada pela atençao

    Maíra

  4. Bom Dia!!

    Isso que acabei de ler e de uma responsabilidade global interesante, que nos leva as atividades, de modo que; nossas habilidades e conhecimentos fluem atingindo nossos objetivos acadêmicos.

    Atenciosamente
    Tatiana F. Soares

  5. Boa noite,
    Estou fazendo uma monografia cujo o tema é a ação simbólica do consumo e esse artigo é muito interessante. Se você pudesse me enviar ele seria muito grata. Tem ele em portuguê ou só em inglês.

    Atenciosamente
    Stéphanie Abreu

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s