Ser gestor do seu próprio negócio!


Certa vez um funcionário de uma empresa, em que eu estava realizando uma compra por delivery, falou para mim: “Desculpe o atraso, hoje foi o dia em que o dono apareceu na empresa e ele só faz atrapalhar…Ele não entende e fica dando pitaco no nosso trabalho…”

Trago esse fato com o objetivo de refletirmos sobre as competências que o gestor do seu próprio negócio deve ter. Se olharmos as competências em três dimensões, seria a seguinte: ter conhecimento, habilidades e atitudes.

O conhecimento quanto às informações que deverá dominar para saber o que fazer com elas. No mínimo, podemos considerar: conhecimento de gestão, do produto/serviço e do mercado em que está inserido. As habilidades vêm da técnica e da destreza de saber fazer uso do conhecimento em ação no seu dia a dia. As atitudes se inserem neste contexto, trazendo a vontade e a coerência do falar e agir do empresário na sua atuação diante dos clientes, funcionários, fornecedores e com a comunidade em que a empresa está inserida.

O problema é que muitos não utilizam essas competências citadas e começam a contratar funcionários para executar atividades que não gostam de fazer ou para atividades que não detém conhecimento. Dessa forma, deixam de ter o domínio do conhecimento das áreas chaves da empresa e confundem delegar com abdicar o seu papel como gestor.http://www.flickr.com/photos/srueda/3606218074/in/photostream/

Quando uma empresa está começando sua atuação no mercado, e o empresário não possui conhecimento quanto à gestão, ao produto e o mercado; é uma tragédia delegar. Além disso, o empresário constrói 100%  da base de informações da empresa em terceiros, sem realizar uma retroalimentação para empresa.

Atenção! Não estou condenando o processo de delegação. – Delegar é importante! Quando sabe o que está delegando, quando se tem habilidade de se relacionar com sua equipe de funcionários, conseguindo não só indicar uma ou várias atividades que deverá executar, mas sabendo o que eles precisam de apoio e ou monitorment na sua operacionalização. Além da atitude pró-ativa e coerente neste relacionamento, sabendo escutar os funcionários e os clientes na busca de melhorias para empresa. O gestor precisa ter as pessoas certas nos lugares certos e as comprometidas com suas tarefas, dinamizando essa relação em prol de um ambiente saudável e gerando inovação e resultados empresariais.

E nunca se tornar um estranho no seu próprio ambiente de negócio!

Anúncios

4 comentários em “Ser gestor do seu próprio negócio!

  1. Pingback: Ser gestor do seu próprio negócio « Mundo Sebrae

  2. oi sou um estudante universitario e estou pensando em abrir uma empresa de consultoria e gostaria de ajuada de alguem como comeca esa é a pergunta que nao sai da minha cabeca,na minha regiao nao ha empresas no ramo de coonsultoria em agronegocio e é uma regiao que a agricultura e base da cadeia produtiva e que devo fazer pra nao falir no primeiro ano.

    • Heltomar,
      Eu diria que vc começasse a ler um livro de Peter Block que trata de consultoria e o precesso de intervenção no sistema cliente. Esse livro lhe ajudará vc entender a complexidade do processo de consultoria. Depois, é interessante você pesquisar quais os principais problemas que impedem a competitividade das empresas nessa cadeia produtiva em agronegócio, principalmente o que as empresas em si. – Essa pesquisa ajudará a você identificar nichos de mercado para atuar em consultoria.
      Comece a estagiar no segmento de empresa que está mais presente na cadeia produtiva, em empresas de consultoria e participar de pesquisas acadêmicas.
      Faça um planejamento financeiro de quanto vc precisa como seu pro-labore e para manter a empresa de consultoria. Isso ajudará a vc definir o momento certo de abrir o empreendimento.
      Vamos continuar a conversar a respeito…

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s