Novos investimentos vão contribuir para sua empresa?


Muitas empresas, sejam elas com pouco tempo de funcionamento ou que já possui muito tempo no mercado, procuram recursos em instituições financeiras para investir na empresa.

Os empresários podem captar, no mercado financeiro ou através de suas decisões gerenciais, recursos para investir no empreendimento. Os empréstimos são interessantes quando possuem um custo financeiro atrativo diante de outras fontes alternativas.

As instituições financeiras não emprestam de forma aleatória, faz-se necessário algumas informações estruturadas e um bom diálogo sobre o grau de conhecimento do empresário para averiguar sua competência gerencial, além dos objetivos da aplicação dos recursos a serem emprestados.

Alguns objetivos de financiamentos são questionáveis geralmente, tais como:

  • Compra de móveis e ou equipamentos que não venham contribuir para a produtividade ou da empresa
  • Investimentos que não venham contribuir com o aumento de faturamento
  • Pagamento de dividas simplesmente
  • Usufruto pessoal
  • Construções sem estar conectada com o negocio em funcionamento.

As situações acima geralmente possuem outras soluções e possuem causas que não serão sanadas de forma definitiva, através de empréstimo.

Já os objetivos de financiamentos interessantes:

  • Compra de móveis e equipamentos que venham aumentar significativamente a produtividade e a capacidade atendimento aos clientes, que já não estavam sendo atendidos
  • Capital de giro para alavancar as vendas, diante de grandes propostas que superam seu crédito com seus fornecedores
  • Reformas que contribua na melhoria na visualização da empresa perante os clientes

Esses objetivos devem a ser alinhados com a possibilidade de gerar maior rentabilidade para empresa.

Após avaliar os interesses de se buscar investimentos, é importante  analisar a empresa, observando o fluxo de caixa da empresa e a  capacidade de alavancagem e pagamento do empréstimo.

Nunca se deve esquecer-se de averiguar os custos financeiros envolvidos neste financiamento, tais como taxa de analise cadastral, IOF, custas cartoriais, taxas de utilização de fundo de aval, entre outros.

Avalie seu relacionamento com o banco e o que são oferecidos indiretamente, atrelado ao empréstimo, como seguros, poupanças de capitalização, cartões de crédito, etc. Esses serviços oferecidos indiretamente,  às vezes, fazem parte da parceria, mas cuidado!!! Não são obrigatórios estarem atrelados para ser liberado o financiamento. Caso façam isso, comunique para ouvidoria desta instituição financeira.

Muitas pessoas criticam o processo do pleito do financiamento diante de sua suposta burocracia. Não venho aqui defender as instituições financeiras, principalmente quando nesse processo não é realizado ou explicitado de forma clara para os clientes. Se a empresa possui todos seus documentos em dia, uma contabilidade mais próxima de sua realidade financeira, histórico dos sócios corretos, garantia ou alternativas de garantia correspondente com a necessidade – cria um ambiente e potencialidade para uma boa negociação e suposta liberação do pleito financeiro.

Pense e analise antes de buscar qualquer financiamento.

Anúncios

Um comentário em “Novos investimentos vão contribuir para sua empresa?

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s