O novo olhar para fontes de oportunidades de negócios


O não consumo ou falta de produtos adaptados para as pessoas que não estão consumindo? Eis a questão…

Os questionamentos sobre oportunidade de negócios já avançaram para perspectiva de identificar mercado: pessoas, locais, regiões e países que não estão consumindo.

Internacionalmente, tem-se voltado o olhar para os países que pertencem ao grupo BRIC – Brasil, Rússia, Índia e China. Esse olhar vai além dos potenciais clientes de classe A e B. Agora, segue para áreas consideradas zona de pobreza ou para as classes sociais C, D e E.  Ao buscar atender essas últimas classes sociais citadas, as áreas de marketing e publicidade estão tendo que rever suas estratégias de atuação e até “retroceder” em ferramentas utilizadas.

O marketing visceral é o que mais tem efetividade: experimentar e sentir os produtos. E gerar inclusão dos produtos em eventos culturais e religiosos na localidade desse público, gerar adaptações e demonstrar possibilidade de consumo diante de suas realidades.

Pode-se observar essa situação, como por exemplo, no Brasil. Sem entrar em questionamentos de políticas sustentáveis de desenvolvimento, de programas como o Bolsa-família, a inclusão de uma parcela da população no mundo do consumo e que as empresas não sabem ainda lidar, tais como: preferência, ticket médio, análise de crédito, propagandas mais próximas a essas pessoas, etc. Até algumas emissoras de televisão tentaram fazer vários programas com periferias das grandes cidades para conhecer e entender a dinâmica desse novo mercado, com insights psicográficos.

A vantagem competitiva das empresas está no conhecimento, compreensão, empatia, antecipando e servindo melhor a seus clientes. E ‘percepção humana’ é o que irá conduzir as marcas globais do futuro. Nuances culturais, certamente, prevalecerão. Mas, a compulsão das novas gerações em ser um cidadão global poderá conduzir o pensamento criativo de todos a algo em comum com os demais países. Diante disso, podemos refletir que o mundo é plano. E assim é o marketing.

Anúncios

Um comentário em “O novo olhar para fontes de oportunidades de negócios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s