Em que momento devo abrir minha empresa?


Essa pergunta poderá nos levar a vários caminhos: pessoal, financeiro, mercadológico e tantos outros.

Quanto o aspecto pessoal, você deverá refletir o que está lhe motivando abrir uma empresa e se está disposto a enfrentar desafios, além de sua capacidade de perserverar.

Financeiramente, é importante simular a viabilidade, a necessidade de capital de giro, capacidade de gerar o prolabore desejado.

A grande questão está no aspecto mercadológico, pois não terá sentido os demais aspectos se a empresa não houver capacidade de criar uma relação com os clientes. Essa relação deverá estimular os potenciais clientes de consumir os produtos e serviços da sua empresa. Gerar experiências…

Para isso, faz necessário estudar e conhecer o perfil dos potenciais clientes, do mercado e o período do ano em que se mais seu produto e serviços são consumidos. Essas informações poderá contribuir para definer e planejar o melhor período de abrir a empresa.

Essa escolha irá contribuir a ampliar ou reduzir a necessidade de capital de giro para viabilizar a empresa, além de facilitar a capacidade de captar uma cateira de clientes que irá dar vida a empresa.

Diante disso reflita:

  •  O que motiva as pessoas consumirem seus produto e serviços?
  • Qual o perfil dos potenciais clientes: idade, genero, estilo de vida, ambiente social que mais frequenta, renda, se estão presentes nas comunidades das mídias sociais?
  • Qual o período do ano, mês, semana que mais consomem esse tipo de produto e serviço?
  • Qual a quantidade e a periodicidade de consumo?
  • Quais os meios de comunicação e mídia digital mais utilizada?
  • Quais os potenciais produtos e serviços substitutos que concorrerão?
  • Qual a capacidade de compra os clientes precisarão ter?
  • O que faz os potenciais clientes escolher uma empresa da outra para se relacionar?

Essas reflexões ajudará a identificar a janela de oportunidade mais propícia para de lançar sua empresa no mercado.

Respire fundo e não deixe ser levado pela ansiedade e escolha o tempo certo!

Anúncios

4 comentários em “Em que momento devo abrir minha empresa?

  1. Conceição, foi um prazer conhecê-la na desconferência dos Inovadores ESPM no Jd. Botânico de São Paulo neste sábado. Agora vejo seu artigo e concordo que a paciência é necessária. Mas mais que paciência é necessário Paixão, Coragem, Determinação/perseverança e principalmente Preparo. O planejamento é importante e tudo que é pensado deve ser colocado no papel de forma estruturada, depois encher de perguntas, trocar idéias com outras pessoas que entendem do assunto, amadurecer, enfim ter uma missão, valores fortes e uma direção a seguir (estratégia) para atingir o alvo (visão). Mas não se pode também planejar indefinidamente, pois assim como na vida, nunca estaremos totalmente preparados, existe um momento que precisamos dar o primeiro passo.

    Se tiverem um tempinho recomendo o artigo: A Importância da Modelagem de Negócios – http://bitly.com/ieFzeP e o mapa mental Empreender que é indicado no fim do artigo.

    Um grande abraço e parabéns pelo blog.

    Att. @neigrando

    • O prazer foi todo meu em conhecIe-lo. Concordo plenamente com seus comentários. Dessa fez quis dá ênfase a paciência porque muitos empresários atropelam os processos, inclusive o momento de construir a modelagem do negócio. E aí, como boa pernambucana, não podia deixar de pegar carona com a música de Lenine que nos faz refletir como seres humanos nos seus diversos papeis que assumimos na vida. Um grande abraço, Conceição

  2. Para quem quiser ir um pouco mais fundo, e está pensando em ter uma Startup (empresa voltada a negócios digitais via Web) ou produtos inovadores, recomendo o livro The four Steps to the Epiphany, Sucessful Strategies for Products that Win, que fala sobre a metodologia Customer Development, e o vídeo “The Democratization of Entrepreneurship” by Steve Blank – http://t.co/BEbUfvl – STANFORD University. Esta medotologia nos apresenta 4 passos que reduzem consideravelmente os riscos de uma Startup, onde só no último passo a empresa é criada. Em breve terei um artigo resumo desta metodologia em meu blog.

    Att. @neigrando

    • Steve Blank vem dado bastante contribuições sobre o pensar em modelo de negócio, como também Sara Sarasvathy. Agora, eu ainda estou aprofundando minhas pesquisas sobre as teorias de Steve Blank. Obrigada pelas dicas!

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s