Perfil da classe social: um caminho para uma oportunidade de negócio


Um dos meios de fazer a leitura das oportunidades de negócios é a leitura do tamanho de mercado correspondente a classe social.

Foi publicado na revista ISTOE de número 2210, uma reportagem que mostra o mapeamento do consumo das classes sociais.

O gráfico demonstra o peso da classe B e C no tamanho do mercado consumidor.  Para pessoas que pretendem atuar com a classe social B e C, deve-se pensar em negócios que valorizem seu poder de compra e facilite o processo da pagamento, que não ultrapassem mais de 30% da sua média salarial. Essas duas classes sociais demandam toda ordem de produtos e serviços. Sempre utilizando a lógica de comprar mais com menos seus itens utilitários e dos seus sonhos que venham representar seu gosto, prazer e estilo de vida.

Para classe C, apesar de ter demonstrado 7% sua participação no total do consumo, a abordagem de venda é outra! Ainda se tem muito a explorar. A concepção de negócios para base da pirâmide é na linha dos modelos de negócios do setor 2,5, conforme artigos já publicados.

A classe A também possui uma estratégia diferenciada, pois é considerado consumo de luxo. O peso simbólico e emocional nas suas compras foge da lógica de consumo da classe B e C. Os produtos precisam alto grau de qualidade envolvido com conveniência, luxo, conforto e status pois tudo isso contribuirá a transmitir a idéia do preço justo.

Estude a classe social que você pretende atuar, pois seu sucesso está em definir a estratégia certa para construir suas bases de relacionamentos com o seu cliente.

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s