Turismo: ganho de escala através da tecnologia


Na área de turismo, lida-se constantemente com vários desafios na prestação de serviço, tais como, profissionais qualificados, precisão das informações a serem transmitidas, diversidade cultural das pessoas que venham visitar os lugares com sua respectiva língua materna.

Como atender a todos com qualidade, correspondendo suas expectativas e curiosidades a respeito do local visitado.

Bem, tudo isso continua sendo um desafio, mas a tecnologia vem ajudando a minimizar essa problemática.

Quando se consegue coletar e estruturar todas as informações de um determinado ambiente, como por exemplo, em Sopron na Hungria com colocou algumas TVs  ligadas a um computador que rodava um sistema que permitia contemplar toda a arquitetura da igrega em 3D, além da possibilidade de parar e destacar um aspecto para obter maiores informações. Como se pode ver na imagem abaixo:

Fotografia e arte: Conceição Moraes

Esse instrumento permite a personalizar o atendimento ao turista quanto ao seu grau de interesse sobre a história e seus os pontos marcantes.

Algumas cidades consegue traçar um roteiro de ônibus e/ou barco, parametrizando o passeio e as principais informações em que se estará percorrendo. Quando conseguem, o ganho de escala é extraordinário porque consegue padronizar as informações que serão transmitidas para diversos turistas em mais de 10 línguas, se desejar. Promovendo uma redução de custos e aumento na quantidade de turistas que irá utilizar o serviço. A imagem a abaixo mostra o exemplo dessa tecnologia acoplada na cadeira onde o turista se acomoda para realizar o city tour.

Fotografia e arte: Conceição Moraes

A gravação precisa contar com a distância entre um monumento e outro que se venha destacar e variar o fundo musical para que o turista possa mergulhar no tempo e no espaço da história da localidade. Esse exemplo já existe em várias cidades no mundo como por exemplo, Buenos Aires, Londres, Budapeste, Praga, Lisboa, Viena, Paris, etc.

Em alguns ambientes semi-fechados já disponhem de acesso WIFI free para todos que tenham um equipamento mobile (celular, tablet, ipod, etc.) possa acessar a página oficial daquele local que disponibiliza um guia com todas informações, tais como, explicações dos monumentos, toda sua história, programação dos eventos, mapa sinalizado e outras informações.

Como exemplo, você pode ver na imagem abaixo que mostra a página do Castelo em Praga que pode ter acesso através de WIFI free.

Fotografia e arte: Conceição Moraes

Tudo isso é possível com ajuda da tecnologia. Pense e reflita o que você pode empreender nessa área e tornar sua cidade mais atrativa e com capacidade de se comunicar com o mundo!

Anúncios

Um comentário em “Turismo: ganho de escala através da tecnologia

  1. Pingback: Tecnologia: ganho de escala na área do turismo « Sebrae Pernambuco

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s