Diversidade nas empresas


Cenário da diversidade da força de trabalho brasileira vem modificando:

  • Faixa etária de idade: a longevidade da faixa etária em algumas áreas da empresa independente do porte de negócio.
  • Diversidade demográfica: muitas pessoas do sul e sudeste do país atuando no norte-nordeste e vice versa, além de estrangeiros.
  • Gênero: aumento crescente da posição hierárquica da mulher.
  • Aumento e espaço de pessoas com deficiência no mercado de trabalho em espaços ocupacionais de maior complexidade.
  • E outros aspectos, tais como, raça, religião, habilidades, especialidades, opções sexuais, aidéticos, ex-presidiários, e outras realidades de acordo com a localidade.

4079620365_d46c9aa2e1

Essa diversidade pode ser identificada superficialmente e em níveis mais profundos. Superficialmente, são as diferenças mais fáceis de ser identificadas e ao mesmo tempo tende-se a ser gerados estereótipos com facilidades. Esses estereótipos poderão desencadear discriminações e problemas trabalhistas, quando não bem gerenciadas nas empresas.

A diversidade em níveis mais profundos como, por exemplo, personalidade, valores, crenças, estão presentes em todas as empresas e nada melhor que promover momentos de convivência para que as próprias pessoas comecem a perceber que possuem algo em comum entre elas. Todo ser humano na sua essência possui as mesmas necessidades, sonhos, buscas, ambições.

Diante desse contexto, os gestores e a liderança intermediária da empresa precisam rever sua forma de atuar advindas de suas crenças, filosofias de como se relacionar com os colaboradores. Além das empresas mais estruturas rever sua a política de benefícios oferecidos aos funcionários para que possa atender as novas realidades.

O gestor não poderá mais dizer que deve tratar “todo mundo igual”, pois para gerar a dinâmica da empresa positivamente, ele precisa respeitar as individualidades e construir o senso comum de justiça, respeitando as diferenças. Também, envolve forma de se comunicar com os funcionários, estilo de negociação, propor e construir metas, projetos e regras de trabalho.

Formalmente, a empresa precisa rever os benefícios genéricos e diversificar para atender as realidades do perfil de funcionários presentes na empresa.

Apesar de todos os desafios da diversidade, existe um grande ganho, que é o resultado excepcional da complementaridade quando se gera harmonia do ser diferente em pró de uma conquista única da empresa.

Fonte: Robbins et al 2011

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s