E-business: estratégias de crescimento


8099876657_8d0bf0c1b7_b

Muitas pessoas estão empreendendo no segmento de e-business, mas será todos estão utilizando estratégias para promover o crescimento da sua empresa?

Eis a grande questão! Cada modalidade de negócio e ou visão estratégica poderá direcionar para diversas formas para ativar seu crescimento.

Como ponto de partida, pode-se pensar em 05 alternativas, pois as demais são por sua criatividade e sua capacidade de inovar!

As 05 estratégias são através:

  •  Inclusão de mais produtos e serviços no portefólio da empresa. Esse processo pode acontecer através de estudo da demanda, na melhoria dos produtos e serviços já existentes ou até mesmo focando a linha de Cauda longa e do oceano azul.
  • Captação de mais usuários, fazendo uso de publicidade paga ou orgânica (boca a boca), incentivos para usuários antigos convidarem outras pessoas que nunca utilizaram ou compraram seus produtos e serviços. É claro que também envolve a sua capacidade de elaborar uma campanha para viralizar – sonho de todos empresários e que é possível, basta você acertar em cheio na vibe do seus potenciais clientes.
  • Aumento da frequência de acesso e uso dos serviços ou compras. A adesão dos usuários para haver aderência e promover uma viralidade orgânica. Não se pode esquecer de monitorar o engajamento, sugestões e os relatórios de monitoramento para que possam ter ações que venham fortalecer essa relação. É importante identificar os motivos que levaram aos usuários abandonarem seus serviços para rever estratégias de reverter esses clientes.
  • Aumento das receitas, a princípio, a mais tradicional e óbvia, entretanto, essa capacidade envolve exclusivamente o profissionalismo da gestão da empresa para que se possa maximizar os lucros, além de se saber escolhas para promover de produtos e serviços que possam monetizar melhor a empresa.
  • Buscar constantemente a eficiência com efetividade, isto é, não basta fazer bem feito, precisa ser eficaz nas suas ações. Na área de back office, por exemplo precisa-se saber:
    • reduzir custos de entrega e suporte de seu serviço,
    • reduzir o custo de aquisição de clientes, fazendo publicidade menos paga e mais boca a boca,  e outras ações específicas de acordo com sua empresa.

Nunca deixe de ter indicadores de resultados para cada ação, especificamente para e-business ter o monitoramento constante de suas métricas e saber interpretá-las.

 

Fonte: Croll e Yoskovitz (2013)

 

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s