Eventos internacionais – Você já preparou sua estratégia de venda este mês?


Se você ainda não se preparou para esse evento, empreendedor, saiba que ainda dá tempo de fazer alguns ajustes. Procure preparar seu empreendimento e não deixe de vender, porque você não sabe inglês, alemão, espanhol, japonês ou qualquer outra língua dos visitantes que teremos nas nossas cidades.

O mundo todo foi convidado para vir ao Brasil assistir aos jogos da Copa do Mundo, ou acompanhá-los pela TV e telões espalhados na cidades do Brasil. Existe muitas propagandas nas ruas de todas grandes cidades do mundo, como por exemplo, no metrô, nos outdoors, na TV, nos vídeos dos aviões, e onde pode e possível fazer divulgação.

Publicidade da copa na Asia

Fonte: Conceição Moraes

 

 

Algumas dicas para minimizar possíveis problemas de comunicação:

exemplos de comunicação

Fonte: Conceição Moraes

 

1 – Monte um folheto com principais perguntas e respostas sobre o seu produto e/ou serviço, pelo menos em inglês e português. Dessa forma você ajudará o turista a perguntar e ‘aprender’ sobre o que deseja em português.

2 – Se você vai vender refeições, tenha boas fotografias sobre o que vai servir e/ou o nome em português, com a citação em inglês dos principais ingredientes. Ajuda a vender se você não tem um bom desempenho para explicar os pratos em outras línguas, além de gerar mais segurança na escolha.

3- Na maioria dos países europeus, as frutas são geralmente muito caras para eles mesmos, então, quando eles visitam países com a variedade de fruta que nós temos e com o preço justo, eles se sentem atraídos para consumir. Então, higienize bem as frutas, faça uma boa exposição, monte o kit lanche.

4- Tenha uma tabela de preço do seu produto, no cardápio ou na etiqueta do produto para que não se possa ter dúvida sobre o valor do produto. Fique atento para mostrar que já está incluso o imposto, isto é, que é o preço final. Em alguns países mostram na vitrine o preço do produto e quando você vai pagar é incluso o imposto, então, deixe claro que aqui no Brasil é diferente.

5-Trate com educação, mas cuidado com o ‘excesso’ de simpatia. Por exemplo, não toque na pessoa, no máximo, um aperto de mão, pois muitos países não têm a cultura de tocar no outro ou dar dois beijinhos, se não for uma pessoa seu circulo de amizade.

6- Se você não sabe pronunciar os números, nas diversas línguas dos visitantes que teremos, e nem entende o valor do que estão falando. Segue a dica:

 

Calculadora

Fonte: Conceição Moraes

6.1- Use uma calculadora grande para ajudar na visualização. Quando o turista lhe perguntar o preço (How much?), você poderá escrever na calculadora e a deixe disponível para o turista utilizá-la, porque muitos vão querer fazer a conversão para sua moeda para ter noção do valor que está pagando. Além de deixar claro o valor, o troco do pagamento em dinheiro, ou até mesmo no processo de negociação, quando solicitado desconto.

7- Entre no clima. Use as cores de sua bandeira e, dependendo da ocasião, dos times que vão jogar na sua cidade, para acolher as torcidas estrangeiras neste início do mundial de futebol. Cuidado para não usar os nomes registros pela Fifa, para não estragar as suas vendas com alguma multa. Para isso, leia o artigo a seguir: http://www.inpi.gov.br/images/stories/downloads/pdf/alto_renome_das_marcas_da_fifa.pdf

Não deixe passar a oportunidade de vender!

Reflita e use sua criatividade para que o turista se sinta bem, seguro e consciente do que está comprando ou utilizando, além de acolher com simpatia e respeito.

Procure ao máximo facilitar a comunicação e preservar o valor da honestidade.

Bons negócios de boa sorte!

Anúncios

4 comentários em “Eventos internacionais – Você já preparou sua estratégia de venda este mês?

  1. Olá!
    Me chamo Junior Maranhão, sou músico, cozinho muito bem e adoro arte. Moro em uma cidadezinha de Goiás chamada Valparaíso, localizada na região metropolitana de Brasília.
    Terei como sócio um grande amigo que também cozinha muito bem e é artista plástico.
    Estou pensando em juntar estas características pessoais para abrir um bar. Oferecendo boa música, uma decoração mais voltada pra arte e na cozinha nossa especialidade, peixe.
    Como fazer um levantamento mais preciso dos gastos iniciais, lembrando que estamos com pouca grana.
    Grato!

    • Junior,
      Você já definiu o conceito do bar, mas precisa espelhar esse conceito na sua abordagem de atendimento, cardápio e como vocês vão servir. Essas informações contribuirá para começar a levantar o valor a ser investido! E use a criatividade para conseguir fazer mais com menos dinheiro!
      Depois é importante pegar o cardápio definido para fazer o levantamento de custos dos pratos e elaborar seu preço de venda.
      Conceição

  2. Ola, tenho interesse em comprar a empresa de um amigo apenas pela data de abertura, ela tem 1 ano e 3 meses! vou ficar com o cnpj, mudar o segmento e razao social e os socios! Também vai funcionar com outro endereço e outro nome, como se calcula o valor deste cnpj?

    • Daniele,
      Não se calcula o valor de CNPJ, para se manter o mesmo CNPJ, é necessário fazer as devidas alterações cadastrais e realizar o levantamento do histórico da empresa e certidões negativas para que você não venha assumir passivos da empresa.
      Agora se a empresa possui movimentação e você terá possibilidade de continuar realizações transações comerciais com a carteira de clientes existentes, você poderá fazer a valoração econômica da empresa. Para isso solicite o histórico mes a mes do demonstrativo financeiro da empresa, com essa informação poderemos calcular o valor.

      E se você vai haver exclusivamente alteração cadastral para manter o CNPJ, sem ter mais nenhum beneficios ou aquisições. Vai depender exclusivamente da negociação entre vocês.
      Conceição

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s