Na análise dos negócios perante seu sucesso e fracasso, encontra-se três variáveis importantes: mercado, produto, cliente.

Mercado
O Mercado possui a grande importancia nos dias de hoje. Começando analisar se o Mercado esta saturado ou não e se esta explorando o oceano azul, volume de potenciais clientes viáveis para o empreendimento seja para o público em massa ou de nicho de mercado.
Existe também questões não controláveis para se precisa ter o conhecimento para se relizar algumas internvenções estratégicas para solucionar ou minimizer. Algumas variáveis que e deve observer são a forca da barganha seja do fornecedor, concorrencia ou clientes e se a empresa consegue enfrentar e lidar com eles. Diagnósticar se sua empresa tem valor, fácil ou não de ser copiada, se possui estratégia sustentável ou temporária.
Produto
Produto é algo interessante e peculiar pois se pode atender, ter fácil acesso ou não, se exitiu equívoco na escolha dos potenciais clientes. Será que o produto e serviço proposto tem aderência com o perfil dos clientes escolhidos ou não. Possui conformidade com a expectativa do cliente, sendo a solução dos problemas. Ou de fato o produto que você está colocando no Mercado é ou n˜åo de fato a verdadeira solucão dos clientes que supera os produtos e serviços substitutos.
Cliente
Será que os clientes estao dipostos a pagar a solução proposta? Conseguem visualizar a solucao que você está se propondo? O canal de comunicação esta sendo eficaz ou precisa mudar? Os clientes ainda utiliza uma solução secundária, apesar de não resolver 100% produto substitute. Mesmo assim sua empresa não foi capaz de solucionar com preço justo, solução aderente e com pouco esorço do cliente.
Essas reflexões são os principais equívocos que as empresas erram e insistem no erro ou não.
Nesse context, será o divisor de águas do sucesso ou fracasso é agilidade de identificar essas questões e corrigir de imediato para captar os clientes que venham corresponder com sua proposta de valor desenhada e vice e versa!
Por Conceição Moraes
Muito bom Conceição, costumo dizer que aquele negócio que não tem concorrente, tem grandes possibilidades de insucesso. Nos tempos de hoje são poucas ideias de negócios que não possam ser copiadas.